Twitter suspende 70 mil contas ligadas aos apoiantes de Trump e QAnon

A rede Twitter anunciou ter “suspendido permanentemente” desde Sexta-feira 70 mil contas ligadas aos apoiantes do Presidente cessante do Estados Unidos, Donald Trump, e ao grupo complotista de extrema-direita QAnon.

Isso acontece com o intuito de impedi-los de usar os seus canais para fins violentos, como sucedeu na Quarta-feira passada com a invasão do Capitólio por activistas pro-Trump, em plena sessão de certificação da vitória do democrata Joe Biden nas presidenciais, gerando tumultos que custaram a vida de 5 pessoas.

Já no final da semana passada, a plataforma tinha anunciado o bloqueio definitivo da conta do Presidente cessante, acusado de ter incentivado os seus apoiantes a invadir o Capitólio. Nas últimas semanas, as mensagens de Trump, utilizador assíduo da rede social, vinham crescentemente acompanhadas de avisos por parte do Twitter sobre a sua veracidade, nomeadamente quando colocava em questão a sua derrota nas presidenciais do passado mês de Novembro.

Com a supressão de 70 mil contas, a Twitter transpôs um novo patamar por considerar que “estavam a partilhar conteúdos perigosos associados ao Qanon em grande escala. Elas dedicavam-se basicamente à propagação de teorias da conspiração por toda a rede”, a plataforma referindo ainda ter suprimido um número elevado de contas porque muitos utentes tinham mais do que uma.

Boa parte das principais plataformas tomou medidas do mesmo género nos últimos dias em reacção à invasão violenta do Capitólio. Para além do Twitter, a rede Facebook também encerrou no final da semana passada o espaço de Donald Trump na sua plataforma.

Para justificar esta decisão, ambas as empresas referiram-se ao risco de violência durante a cerimónia de investidura de Joe Biden prevista para o dia 20 de Janeiro. “Planos para futuras manifestações armadas estão a proliferar no Twitter e noutros lugares, incluindo um segundo ataque ao Capitólio no próximo dia 17 de Janeiro de 2021”, indicou o Twitter na passada Sexta-feira.

Paralelamente, nesta segunda-feira, a rede social conservadora “Parler”, uma aplicação que vinha conhecendo um sucesso fulgurante junto das franjas mais à direita da sociedade americana, ficou ontem fora de serviço depois dos operadores Google e Apple terem cortado o acesso desta rede aos seus servidores. Uma decisão motivada, segundo estas empresas, pela proliferação nesta rede de mensagens de apoio à invasão do Capitólio e de incitação a novas violências.

Muito embora tenham havido nos últimos anos apelos de vários líderes mundiais para uma maior moderação dos conteúdos das redes sociais, a decisão de encerrar as contas de Donald Trump foi acolhida com algum cepticismo, nomeadamente pela chanceler alemã Angela Merkel ou ainda pelo ministro francês da economia Bruno Le Maire bastante críticos sobre a “omnipotência” das redes sociais em termos de liberdade de expressão.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …