Twitter suspende 70 mil contas ligadas aos apoiantes de Trump e QAnon

A rede Twitter anunciou ter “suspendido permanentemente” desde Sexta-feira 70 mil contas ligadas aos apoiantes do Presidente cessante do Estados Unidos, Donald Trump, e ao grupo complotista de extrema-direita QAnon.

Isso acontece com o intuito de impedi-los de usar os seus canais para fins violentos, como sucedeu na Quarta-feira passada com a invasão do Capitólio por activistas pro-Trump, em plena sessão de certificação da vitória do democrata Joe Biden nas presidenciais, gerando tumultos que custaram a vida de 5 pessoas.

Já no final da semana passada, a plataforma tinha anunciado o bloqueio definitivo da conta do Presidente cessante, acusado de ter incentivado os seus apoiantes a invadir o Capitólio. Nas últimas semanas, as mensagens de Trump, utilizador assíduo da rede social, vinham crescentemente acompanhadas de avisos por parte do Twitter sobre a sua veracidade, nomeadamente quando colocava em questão a sua derrota nas presidenciais do passado mês de Novembro.

Com a supressão de 70 mil contas, a Twitter transpôs um novo patamar por considerar que “estavam a partilhar conteúdos perigosos associados ao Qanon em grande escala. Elas dedicavam-se basicamente à propagação de teorias da conspiração por toda a rede”, a plataforma referindo ainda ter suprimido um número elevado de contas porque muitos utentes tinham mais do que uma.

Boa parte das principais plataformas tomou medidas do mesmo género nos últimos dias em reacção à invasão violenta do Capitólio. Para além do Twitter, a rede Facebook também encerrou no final da semana passada o espaço de Donald Trump na sua plataforma.

Para justificar esta decisão, ambas as empresas referiram-se ao risco de violência durante a cerimónia de investidura de Joe Biden prevista para o dia 20 de Janeiro. “Planos para futuras manifestações armadas estão a proliferar no Twitter e noutros lugares, incluindo um segundo ataque ao Capitólio no próximo dia 17 de Janeiro de 2021”, indicou o Twitter na passada Sexta-feira.

Paralelamente, nesta segunda-feira, a rede social conservadora “Parler”, uma aplicação que vinha conhecendo um sucesso fulgurante junto das franjas mais à direita da sociedade americana, ficou ontem fora de serviço depois dos operadores Google e Apple terem cortado o acesso desta rede aos seus servidores. Uma decisão motivada, segundo estas empresas, pela proliferação nesta rede de mensagens de apoio à invasão do Capitólio e de incitação a novas violências.

Muito embora tenham havido nos últimos anos apelos de vários líderes mundiais para uma maior moderação dos conteúdos das redes sociais, a decisão de encerrar as contas de Donald Trump foi acolhida com algum cepticismo, nomeadamente pela chanceler alemã Angela Merkel ou ainda pelo ministro francês da economia Bruno Le Maire bastante críticos sobre a “omnipotência” das redes sociais em termos de liberdade de expressão.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …