Preocupada com a segurança, a Apple criou uma nova maneira de garantir que seus usuários não irão instalar programas maliciosos em seus computadores da marcca.
A partir de agora, todo os desenvolvedores de software para macOS podem ter seus programas autenticados pela empresa, garantindo ao usuário que o software instalado não possui nenhum código malicioso escondido.
O Gatekeeper é um recurso de segurança que lê a assinatura de todos os aplicativos para Mac antes de executá-los para mantê-lo protegido de aplicativos externos não autorizados.
Esta autenticação é a mesma pela qual já são subordinados os programas disponíveis na App Store, com a diferença de que agora mesmo aqueles desenvolvedores que não quiserem vender seus softwares na loja da Apple, optando pela venda direta ao público através de seus sites, poderão ter seus programas autenticados.
Por padrão os apps baixados de outras fontes, como sites de downloads ou mesmo dos seus sites oficiais, só rodam no Mac OS X se o pacote estiver assinado com uma ID de desenvolvedor da Apple. Apenas desenvolvedores registrados possuem o benefício, o que ajuda a afastar programas maliciosos do OS X.
A autenticação será reconhecida pelo sistema a partir da versão Mojave do macOS (lançada em setembro), e os usuários não serão incomodados pelo Gatekeeper ao tentar instalar programas autenticados.
Por enquanto, essa autenticação ainda é opcional, mas a Apple já avisou que em um futuro próximo ela se tornará obrigatória para qualquer desenvolvedor que queira lançar um software para Mac, e qualquer programa que não for autenticado não terá a instalação liberada pelo Gatekeeper.
Ciberia // CanalTech