Aquecimento global afetará saúde das novas gerações, diz relatório

Um relatório publicado nesta quinta-feira na revista científica The Lancet, a poucas semanas da conferência internacional para o clima (COP25), alerta para os riscos sanitários relacionados ao aquecimento global e às emissões de gás carbônico.

O documento “Contagem Regressiva sobre a saúde e as mudanças climáticas” é publicado anualmente na revista. Ele é realizado em parceria com 35 instituições, entre elas a OMS (Organização Mundial da Saúde) e, neste ano, foca nas consequências das mudanças climáticas para a saúde das crianças.

Em uma entrevista concedida ao jornal Le Monde, um dos autores do relatório, Nick Watts, afirma que uma criança nascida em 2019 viverá em um mundo com uma temperatura média de quatro graus a mais em relação a hoje. “Isso representa uma ameaça para sua saúde em todas as etapas de sua vida”, afirma.

As crianças, reitera, ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico, e seus organismos são particularmente vulneráveis às doenças e aos agentes poluidores, diz o representante do Instituto para a Saúde Mundial da Universidade de Londres.

A exposição de meninas e meninos à poluição atmosférica afeta os pulmões, piora a asma e aumenta o risco de crises cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

De acordo com o relatório, as emissões de CO2 geradas por combustíveis fósseis continuam a crescer e registraram uma alta de 2,6% entre 2016-2018. Cerca de 2,9 milhões de pessoas no mundo morreram prematuramente, com patologias ligadas indiretamente às partículas finas.

As consequências do aquecimento global para a saúde continuam na idade adulta “e duram toda a vida”, comenta o especialista, “pedindo uma ação imediata de todos os países para reduzir as emissões.”

Bactérias e propagação de mosquitos

A elevação da temperatura terrestre associada a chuvas também favorece a proliferação de bactérias e mosquitos. Isso provoca o aumento de epidemias como a da dengue, por exemplo, que é a doença viral transmitida por um mosquito que se propaga mais rapidamente no mundo.

Globalmente, os autores do relatório ressaltam que uma criança que nasce hoje estará cada vez mais exposta aos fenômenos meteorológicos extremos: secas, calor, inundações ou incêndios florestais.

Os pesquisadores julgam crucial “limitar o aquecimento a menos de 2°, como prevê o Acordo de Paris, assinado em 2015, e pedem que a questão seja destaque na agenda da COP25, a Conferência sobre o Clima, que acontece no início de dezembro em Madri.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …