Baseada no Santo Sudário, cientistas criam cópia de Jesus Cristo em 3D

Uma equipe de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, utilizou dados recolhidos de uma análise no Santo Sudário para fazer uma cópia exata em 3D do que poderia ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exata da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, pesquisador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“A estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exatas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base em medições, a equipe de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário teria envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração esse estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1,80m de altura – uma estatura elevada se comparada com a altura média da época, que rondava os 1,65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

O estudo da figura tridimensional permitiu também a análise de numerosas feridas no corpo, assim como ficaram registradas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo teria recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da morte, o homem do Sudário caiu para baixo, para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo teria sido envolvido depois de ter sido crucificado, se mantém envolto em mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa teria sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas, mesmo que novas pesquisas venham reforçar essas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe em 3D, continua impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de desvendado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conforme as sagradas escrituras, Jesus Cristo tinha o semblante sério, de aparência simples(não só pelas roupas), provavelmente era magro devido as grandes viagens a pé, e a pele era de ton mais escuro, por andar muito no sol, e como consta em Cantares de Salomão na bíblia, seus cabelos eram crespos. Se o home conhece a Jesus pela bíblia porque procura em lugares duvidosos?

DEIXE UMA RESPOSTA:

França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

A França venceu a Croácia por 4 x 2 e é campeã da Copa do Mundo da Rússia. O time francês foi aplicado taticamente, apostou na solidez de sua defesa e na eficiência de seus …

"Trump me sugeriu processar a União Europeia", diz primeira-ministra britânica

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou neste domingo, 15, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para "processar a União Europeia" em meio às tratativas de negociações do Brexit - …

Descoberta "oficina de múmias" próximo a pirâmides de Gizé

Arqueólogos alemães e egípcios anunciaram neste sábado (14) ter descoberto uma "oficina de mumificação" perto da necrópole de Saqqara, no Egito. Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação …

Os romanos podem ter sido os primeiros caçadores de baleias

Ossadas de baleias cinzentas e baleias-francas do Atlântico Norte foram encontradas no Estreito de Gibraltar. Esses ossos sugerem que, nos primeiros séculos depois de Cristo, as baleias não só circulavam por mares europeus como também …

Cabine de avião da Ryanair despressuriza e 33 passageiros vão parar no hospital

Trinta e três passageiros de um avião da companhia low-cost Ryanair tiveram que ser hospitalizados depois que a cabine do aparelhou sofreu uma despressurização. O piloto precisou fazer uma aterrissagem de emergência em Frankfurt, na …

Marun nega participação em supostas fraudes no Ministério do Trabalho

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou hoje (14) em nota que tenha participado de supostas fraudes no Ministério do Trabalho para beneficiar sindicatos em Mato Grosso do Sul, seu reduto eleitoral. A informação …

Mosaico que retrata "espiões bíblicos" de Moisés é descoberto em Israel

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de 1.600 anos atrás, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está “revolucionando” tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo da época, apresentando “novas pistas” …

Poderíamos ter ido a Marte na década de 60, diz astronauta

O popular astronauta Chris Hadfield diz que a tecnologia que nos levou à lua e nos trouxe de volta na década de 60 poderia nos ter mandado também para Marte. O canadense Chris Hadfield foi astronauta …

Duas novas espécias de morcegos amarelos são descobertas na África

Duas novas espécies de morcegos amarelos foram recentemente descobertas no Quênia, na África. Mas os cientistas não estão interessados apenas nas cores apelativas desses animais. Na verdade, essas espécies também fornecem pistas importantes sobre alguns ramos …

Fragmento mais antigo da "Odisseia" de Homero é encontrado na Grécia

Arqueólogos encontraram uma placa de argila que contem a transcrição de 13 versos da Odisseia de Homero durante escavações na antiga cidade de Olímpia, na Grécia. Uma equipe de arqueólogos gregos e alemães encontrou uma placa …