Baseada no Santo Sudário, cientistas criam cópia de Jesus Cristo em 3D

Uma equipe de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, utilizou dados recolhidos de uma análise no Santo Sudário para fazer uma cópia exata em 3D do que poderia ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exata da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, pesquisador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“A estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exatas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base em medições, a equipe de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário teria envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração esse estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1,80m de altura – uma estatura elevada se comparada com a altura média da época, que rondava os 1,65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

O estudo da figura tridimensional permitiu também a análise de numerosas feridas no corpo, assim como ficaram registradas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo teria recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da morte, o homem do Sudário caiu para baixo, para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo teria sido envolvido depois de ter sido crucificado, se mantém envolto em mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa teria sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas, mesmo que novas pesquisas venham reforçar essas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe em 3D, continua impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de desvendado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conforme as sagradas escrituras, Jesus Cristo tinha o semblante sério, de aparência simples(não só pelas roupas), provavelmente era magro devido as grandes viagens a pé, e a pele era de ton mais escuro, por andar muito no sol, e como consta em Cantares de Salomão na bíblia, seus cabelos eram crespos. Se o home conhece a Jesus pela bíblia porque procura em lugares duvidosos?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Menino se despede do pai, e a foto já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …

Trump aconselha a Espanha a construir um muro no deserto do Saara

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Saara, na África. Depois de …

Dados do Ministério do Trabalho revelam: vagas de emprego despencaram após reforma trabalhista

“A reforma trabalhista vai gerar 6 milhões de empregos”, prometeu Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, em defesa das alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovadas pelo Congresso …