Baseada no Santo Sudário, cientistas criam cópia de Jesus Cristo em 3D

Uma equipe de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, utilizou dados recolhidos de uma análise no Santo Sudário para fazer uma cópia exata em 3D do que poderia ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exata da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, pesquisador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“A estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exatas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base em medições, a equipe de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário teria envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração esse estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1,80m de altura – uma estatura elevada se comparada com a altura média da época, que rondava os 1,65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

O estudo da figura tridimensional permitiu também a análise de numerosas feridas no corpo, assim como ficaram registradas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo teria recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da morte, o homem do Sudário caiu para baixo, para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo teria sido envolvido depois de ter sido crucificado, se mantém envolto em mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa teria sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas, mesmo que novas pesquisas venham reforçar essas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe em 3D, continua impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de desvendado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conforme as sagradas escrituras, Jesus Cristo tinha o semblante sério, de aparência simples(não só pelas roupas), provavelmente era magro devido as grandes viagens a pé, e a pele era de ton mais escuro, por andar muito no sol, e como consta em Cantares de Salomão na bíblia, seus cabelos eram crespos. Se o home conhece a Jesus pela bíblia porque procura em lugares duvidosos?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …