Baseada no Santo Sudário, cientistas criam cópia de Jesus Cristo em 3D

Uma equipe de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, utilizou dados recolhidos de uma análise no Santo Sudário para fazer uma cópia exata em 3D do que poderia ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exata da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, pesquisador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“A estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exatas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base em medições, a equipe de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário teria envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração esse estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1,80m de altura – uma estatura elevada se comparada com a altura média da época, que rondava os 1,65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

O estudo da figura tridimensional permitiu também a análise de numerosas feridas no corpo, assim como ficaram registradas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo teria recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da morte, o homem do Sudário caiu para baixo, para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo teria sido envolvido depois de ter sido crucificado, se mantém envolto em mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa teria sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas, mesmo que novas pesquisas venham reforçar essas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe em 3D, continua impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de desvendado.

Ciberia // ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Conforme as sagradas escrituras, Jesus Cristo tinha o semblante sério, de aparência simples(não só pelas roupas), provavelmente era magro devido as grandes viagens a pé, e a pele era de ton mais escuro, por andar muito no sol, e como consta em Cantares de Salomão na bíblia, seus cabelos eram crespos. Se o home conhece a Jesus pela bíblia porque procura em lugares duvidosos?

DEIXE UMA RESPOSTA:

Monte de Saint-Michel é evacuado devido a alerta de segurança

O histórico Monte de Saint-Michel, no litoral oeste da França, foi evacuado neste domingo pela Gendarmaria, informou a imprensa local que apontar para a presença de um indivíduo com atitude ameaçante. O jornal regional "Ouest-France" afirmou …

Cientistas criam vidro que converte energia solar em eletricidade

Cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, criaram um painel de vidro fotovoltaico, capaz de absorver a luz solar, transformando-a em energia elétrica, que poderá substituir os tradicionais painéis solares. Uma equipe de cientistas que trabalha …

Ingressos para 1° filme em cinema na Arábia Saudita esgotam em 1 minuto

Os ingressos colocados à venda para a primeira projeção pública de um filme na Arábia Saudita desde os anos 80 esgotaram "em menos de um minuto", e além disso, somente 300 sortudos puderam estar presentes …

Países comemoram suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

A Coreia do Sul, a China, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar seu centro de testes nucleares. A suspensão dos testes …

NASA começará a construir estação espacial lunar já no ano que vem

Na última quinta-feira (19), um porta-voz da NASA anunciou que a agência espacial já está entrando em contato com empresas parceiras para construir uma nave que será chamada de Lunar Orbital Platform-Gateway. Essa nave se tornará …

Segredo que alimenta o inferno explosivo de Yellowstone é desvendado

Simulações em supercomputadores ofereceram uma nova explicação para a geologia subjacente às atividades sísmicas recentes dos corpos de magma do Parque Yellowstone, nos Estados Unidos. O supervulcão de Yellowstone é o mais bonito barril de pólvora …

Arqueólogas iniciam estudo da ilha escocesa chamada de "Egito do Norte"

Uma equipe internacional de arqueólogas iniciou o maior projeto de pesquisa na ilha escocesa de Rousay, conhecida como "Egito do Norte", onde foram identificados mais de cem locais arqueológicos, que poderiam revelar informações sobre o …

Estudantes do ensino médio desenvolvem método para purificar água no semiárido

Um grupo de estudantes de Campinas, no interior paulista, desenvolveu um método de baixo custo para tratar água de cisternas no semi-árido brasileiro. O sistema, desenvolvido por três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento …

Odebrecht: Juiz intima primo de Macri e ex-ministros de Cristina Kirchner

O juiz Marcelo Martínez de Giorgi intimou 49 pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de desvios da construtora Odebrecht na Argentina. Na relação, estão dois ex-assessores do governo de Cristina Kirchner (2007-2015) - os ex-ministros Julio …

Aniversário de Brasília: “Sonho foi realizado”, diz filha de JK

Emocionada, Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino, busca na memória de mais de meio século as lembranças sobre a criação de Brasília. No aniversário de 58 anos da capital federal, nesta sexta-feira (20) ela confidenciou …