Arqueólogos descobrem campo do jogo de bola dos astecas na Cidade do México

Em pleno coração da Cidade do México, uma equipe de arqueólogos descobriu vestígios do templo principal do deus do vento Ehecatl e uma parte de um campo do jogo de bola dos astecas.

A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) em uma rua lateral, atrás da catedral católica da era colonial espanhola que impera na Praça Zocalo, no centro histórico da Cidade do México. Os vestígios arqueológicos encontrados estavam no local onde existiu um hotel na década de 1950.

Os arqueólogos chegaram aos alicerces do templo do deus Ehecatl, em forma circular, e a uma pequena parte de um campo do jogo de bola, esporte de caráter ritual que se disputava no tempo dos Astecas.

Ao lado do campo, foram descobertas 32 vértebras do pescoço de homens em uma pilha; um indício de que teriam sido sacrifícios humanos.

“Foi uma oferta associada ao jogo de bola, mesmo ao lado da escada. As vértebras ou pescoços vieram, seguramente, de vítimas que foram sacrificadas ou decapitadas”, explica o arqueólogo Raul Barrera em declarações divulgadas pela Reuters.

Jogo de bola sem pés e com sacrifícios humanos

Há registros de vários campos do jogo de bola em diversas zonas da América do Norte e Central, mas a maioria está situada no México. Este esporte, de caráter ritual, era conhecido por “ullamaliztli” entre os astecas, enquanto os maias o chamavam de “pok-ta-pok“.

Os campos tinham, habitualmente, a forma de um I, com uma área comprida e estreita ao meio e duas paredes laterais inclinadas. O objetivo do jogo era passar uma bola por entre um aro de pedra, geralmente colocado na vertical, naquilo que se assemelha a marcar um gol no futebol atual.

Os jogadores não podiam usar as mãos, nem os pés e tinham que atirar a bola com braços, quadris e coxas.

O “ullamaliztli” podia se desenrolar por vários dias e terminava, habitualmente, com o sacrifício de elementos das equipes em disputa – ou dos vencedores ou dos derrotados, não há uma versão consensual relativamente ao que sucederia.

O jogo era visto como uma luta entre o bem e o mal, entre o Sol e a Lua. Os sacrifícios humanos visavam garantir que o bem ganhava e que o Sol se mantinha a iluminar a Terra.

Atualmente, e depois de algum período de esquecimento, o jogo de bola asteca tem sido recuperado, com a organização de vários torneios no México. Já neste ano, a cidade de Teotihuacán acolheu o Segundo Torneio Mesoamericano de Bola Ulamaztli 2017, reunindo várias equipes do país.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …