Arqueólogos descobrem campo do jogo de bola dos astecas na Cidade do México

Em pleno coração da Cidade do México, uma equipe de arqueólogos descobriu vestígios do templo principal do deus do vento Ehecatl e uma parte de um campo do jogo de bola dos astecas.

A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) em uma rua lateral, atrás da catedral católica da era colonial espanhola que impera na Praça Zocalo, no centro histórico da Cidade do México. Os vestígios arqueológicos encontrados estavam no local onde existiu um hotel na década de 1950.

Os arqueólogos chegaram aos alicerces do templo do deus Ehecatl, em forma circular, e a uma pequena parte de um campo do jogo de bola, esporte de caráter ritual que se disputava no tempo dos Astecas.

Ao lado do campo, foram descobertas 32 vértebras do pescoço de homens em uma pilha; um indício de que teriam sido sacrifícios humanos.

“Foi uma oferta associada ao jogo de bola, mesmo ao lado da escada. As vértebras ou pescoços vieram, seguramente, de vítimas que foram sacrificadas ou decapitadas”, explica o arqueólogo Raul Barrera em declarações divulgadas pela Reuters.

Jogo de bola sem pés e com sacrifícios humanos

Há registros de vários campos do jogo de bola em diversas zonas da América do Norte e Central, mas a maioria está situada no México. Este esporte, de caráter ritual, era conhecido por “ullamaliztli” entre os astecas, enquanto os maias o chamavam de “pok-ta-pok“.

Os campos tinham, habitualmente, a forma de um I, com uma área comprida e estreita ao meio e duas paredes laterais inclinadas. O objetivo do jogo era passar uma bola por entre um aro de pedra, geralmente colocado na vertical, naquilo que se assemelha a marcar um gol no futebol atual.

Os jogadores não podiam usar as mãos, nem os pés e tinham que atirar a bola com braços, quadris e coxas.

O “ullamaliztli” podia se desenrolar por vários dias e terminava, habitualmente, com o sacrifício de elementos das equipes em disputa – ou dos vencedores ou dos derrotados, não há uma versão consensual relativamente ao que sucederia.

O jogo era visto como uma luta entre o bem e o mal, entre o Sol e a Lua. Os sacrifícios humanos visavam garantir que o bem ganhava e que o Sol se mantinha a iluminar a Terra.

Atualmente, e depois de algum período de esquecimento, o jogo de bola asteca tem sido recuperado, com a organização de vários torneios no México. Já neste ano, a cidade de Teotihuacán acolheu o Segundo Torneio Mesoamericano de Bola Ulamaztli 2017, reunindo várias equipes do país.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …