Arqueólogos encontram enorme sítio neolítico de 5 mil anos em ilha escocesa

Gavin MacGregor / Twitter

Os especialistas começaram a escavar na ilha de Arran no último domingo (16) para descobrir se os monumentos cursus já existiram por lá, depois de pistas obtidas por uma varredura aérea a laser.

Arqueólogos encontraram em Drumadoon, na Ilha de Arran, na Escócia, um possível local para rituais em grande escala, onde pessoas podem ter se reunido cerca de 5 mil anos atrás em incríveis “shows cerimoniais”. O projeto de escavação teve início no último domingo (16) depois que uma varredura aérea a laser apontou para a existência de um enorme monumento antigo cursus no local.

Os monumentos cursus eram tipicamente formados por dois montes paralelos de terra, ou postes de madeira nos primeiros casos, que se estendiam por cerca de 800 metros em Drumadoon. Os pesquisadores estimam que os mais antigos remontam a 3800 a.C.

Acredita-se que os monumentos tenham sido usados para procissões, possivelmente ligadas à homenagem aos mortos. Especialistas disseram que o sítio encontrado em Drumadoon pode ter sido usado como um ponto de observação para o círculo de pedra Machrie Moor.

Cada um dos dois bancos de terra em Drumadoon tem cerca de sete a oito metros de largura, cerca de meio metro de altura e teriam criado uma “rota enorme” em toda a paisagem. Evidências de antigos monumentos cursus de madeira no local também estão sendo investigadas.

“Os monumentos cursus pareciam unir as pessoas em um grande projeto de trabalho, onde as pessoas estavam cavando com paus e usando ferramentas de osso. Eles teriam levado anos para serem construídos”, contou dr. Brophy envolvido nas investigações ao The Scotsman.

Os pesquisadores acreditam que os monumentos podem ter sido usados como algum tipo de espaço para cerimônia em homenagem aos mortos. O dr. Brophy disse que a confirmação de monumentos cursus no local torna “uma das paisagens sagradas mais significativas do povo Neolítico”.

Também trabalhando nas escavações está o dr. Gavin MacGregor, diretor da fundação escocesa ligada à patrimônios da humanidade Northlight Heritage, e ele disse que “Arran tem uma concentração impressionante de monumentos Neolíticos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …