Arqueólogos encontram coração mumificado do tempo dos faraós

Uma equipe de arqueólogos descobriu um conjunto de materiais que foram utilizados no processo de embalsamento de um alto oficial do Egito faraônico. Entre as descobertas estava um coração mumificado.

A nova descoberta, levada a cabo por arqueólogos da Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha, foi feita em Luxor, no Egito. Os pesquisadores encontraram um depósito de 56 jarras que contêm materiais utilizados no processo de embalsamento do vizir Ipi, um alto oficial do reinado de Amenemat I (2050-1750 a.C.).

Para surpresa da equipe, um dos elementos encontrados em uma das ânforas foi um coração mumificado. Segundo os arqueólogos da expedição, dirigida pelo professor Antonio J. Morales, a prática de extrair o órgão dos defuntos não era comum, por isso, vai ser objeto de uma investigação.

Entre 1921 e 1922, o egiptólogo norte-americano Herert Winlock já tinha encontrado, exatamente no mesmo local, materiais usados para o processo de mumificação.

“Na altura, várias jarras, tigelas, bisturis e uma mesa de mumificação foram enviadas para o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, mas o conteúdo de 56 jarras nunca tinha sido desvendado”, afirma Morales.

(dr) Middle Kingdom Theban Project

Materiais de embalsamento encontrados no depósito do vizir Ipi

Materiais de embalsamento encontrados no depósito do vizir Ipi

Originalmente, este depósito de material tinha 67 jarras, mortalhas e lençóis de linho, panos e vários tipos de bandas, tecidos e peças para cobrir dedos, mãos e outras partes do cadáver. Também continha cerca de 300 sacos de sal de natro, óleos e areia.

A coleção de materiais oferece aos arqueólogos da expedição, denominada Middle Kingdom Theban Project, uma oportunidade excelente para a análise científica das substâncias, componentes têxteis e restos humanos encontrados no depósito. Além disso, a pesquisa irá ajudar a conhecer o tipo de técnicas de mumificação aplicadas e os possíveis rituais realizados durante o processo.

O principal propósito do projeto, que conta com a colaboração do Ministério de Antiguidades do Egito e da Inspetoria de Luxor, é o estudo arqueológico e epigráfico das tumbas de Henenu e Ipi e da câmara funerária e sarcófago de Harhotep, assim como a conservação e futura publicação destes monumentos localizados em Tebas.

“O estudo destes monumentos e sua evidência textual, iconográfica e arquitetônica ajudará a conhecer com mais detalhe esta época de reunificação política e cultural do Egito faraônico”, conclui o professor.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …