Arte rupestre: “Capela Sistina pré-histórica” é descoberta nos confins da selva amazônica

Uma coleção impressionante de arte rupestre foi descoberta no meio da Floresta Amazônica. Chamada de “Capela Sistina pré-histórica”, a área com os desenhos se estende por quase 13 quilômetros em território colombiano. Arqueólogos acreditam que haja ali dezenas de milhares de pinturas de até 12.500 anos atrás.

A descoberta foi feita por uma equipe formada por cientistas britânicos e colombianos ainda no ano passado, mas só foi revelada agora. A pesquisa foi financiada pelo European Research Council e liderada pelo professor José Iriarte, da Universidade de Exeter. Imagens dos desenhos serão exibidas no documentário “Jungle Mystery: Lost Kingdoms of the Amazon”, de uma rede de televisão britânica, ainda este mês.

Pesquisadores estimam essa data por conta dos animais que aparecem na arte rupestre. Há mastodontes, por exemplo, animal pré-histórico que se assemelha a um elefante e que não existe há mais de 12 mil anos. Acredita-se que essas pinturas tenham sido feitas pelos primeiros humanos que habitaram a região, no sítio arqueológico Serranía La Lindosa, que fica no Parque Nacional Chiribiquete.

Quando você está lá, suas emoções apenas fluem. Estamos falando sobre várias dezenas de milhares de pinturas. Vai levar gerações para registrá-las. Para cada lado que você olha, é uma nova parede com pinturas”, celebrou Iriarte sobre os desenhos que mostram, ainda, pessoas dançando, pássaros, peixes e outras cenas do cotidiano pré-histórico.

Começamos a ver animais que já estão extintos. Os registros são tão naturais e tão bem feitos que temos poucas dúvidas de que você está olhando para um cavalo, por exemplo. O cavalo da Era do Gelo tinha um rosto selvagem e pesado. É tão detalhado que podemos até ver o cabelo do cavalo. É fascinante.”

Ella Al-Shamahi, apresentadora do documentário, conta como ficou impressionada ao ver as pinturas rupestres. “Uma das coisas mais fascinantes foi ver a megafauna da Era do Gelo porque é um marcador temporal. Não acho que as pessoas percebam que a Amazônia mudou na aparência. Nem sempre foi essa floresta tropical. Quando você olha para um cavalo ou mastodonte nessas pinturas, é claro que eles não viveriam em uma floresta. Eles são muito grandes. Eles não estão apenas dando pistas sobre quando foram pintados por algumas das primeiras pessoas, mas também estão dando pistas sobre como este local poderia ser: mais parecido com uma savana.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …