Ártico está se aquecendo “em velocidade espantosa”

O Arctic Report Card 2016, ou boletim do Ártico, acaba de ser publicado pela National Oceanic and Atmospheric Administration. Seu conteúdo não é nada animador.

Pesquisadores apresentaram o Arctic Report Card 2016 em um encontro que aconteceu na cidade de São Francisco nesta terça-feira (13), e disseram que o Ártico continua se aquecendo em um ritmo descrito como “espantoso”.

“O Ártico como um todo está se aquecendo pelo menos duas vezes mais rapidamente do que o resto do planeta”, diz Jeremy Mathis, cientista climático do órgão responsável pelo boletim.

O aquecimento acontece em parte por causa de um loop de retroalimentação único da região. Normalmente, a região fica fria porque a neve e o gelo refletem grande parte da luz solar de volta para o espaço.

Mas temperaturas mais quentes estão derretendo esta capa térmica, expondo chão escuro e água, que absorvem mais calor solar. Isso faz com que a região se aqueça mais rapidamente.

“A segunda maior notícia de 2016 são as temperaturas de inverno”, opina, argumentando que até 2012 ou 2013 era comum que sua cidade, Fairbanks (Alaska), registrasse temperatura de -40°C por algumas semanas no inverno.

Nos últimos quatro anos, tal temperatura mal foi registrada na região, muito menos foi observada por vários dias seguidos.

Mas que diferença existe entre um frio de -20°C e -40°C? Segundo o pesquisador, isso traz consequências para os meses mais quentes.

“Você muda a física do acúmulo de neve de forma que ela fica mais vulnerável a derreter assim que o sol aparece”, explica ele.

Além disso, a neve nas regiões polares não são tão resistentes ao aquecimento quanto em outros locais. Isso porque apenas um ou dois graus de variação na temperatura já transformam um mundo congelado em um mundo descongelado – ambientes completamente diferentes.

“Em outros locais, uma mudança de 23°C para 26°C praticamente não faz diferença nenhuma. Mas se você cruza o ponto de derretimento, você está entrando em um mundo completamente novo”, explica Marco Tedesco, pesquisador do Observatório da Terra Lamond Doherty.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …