As constrangedoras revelações sobre Trump em livro de seu ex-advogado

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

Donald Trump se comporta como um mafioso e tem “uma opinião desfavorável sobre todos os negros”, segundo Michael Cohen, ex-advogado do presidente americano.

As alegações foram feitas por ele no seu novo livro, Disloyal: A Memoir (Desleal: Memórias, em tradução livre).

O livro foi escrito por Cohen durante o tempo que passou na prisão, por crimes financeiros cometidos durante a campanha de Trump, entre outros.

Cohen diz que Trump fez comentários racistas sobre Nelson Mandela e sobre hispânicos.

A Casa Branca diz que Cohen está mentindo.

“Cohen é um criminoso desacreditado e um advogado impedido de exercer a profissão, que mentiu para o Congresso”, disse a secretária de imprensa Kayleigh McEnany em um comunicado no fim de semana. “Ele perdeu toda a sua credibilidade, e é pouco surpreendente ver suas mais recentes tentativas de lucrar com mentiras.”

No livro, Cohen alega que Trump é “culpado dos mesmos crimes” que o levaram para a cadeia, chamando seu ex-chefe de “um trapaceador, um mentiroso, uma fraude, um valentão, um racista, um predador, um farsante”. Cohen diz que Trump tem a mentalidade de um “chefe de máfia”.

Sobre negros e Mandela

“Como regra, Trump expressa opiniões desfavoráveis sobre todos os negros, da música à cultura à política”, escreve Cohen.

Ele alega que Donald Trump teria dito que o falecido presidente da África do Sul e ativista antiapartheid, Nelson Mandela, “não era um líder”.

Segundo Cohen, Trump teria dito: “Me diga um país governado por um negro que não seja um buraco de m*rda. Eles são todos umas privadas [palavrão omitido]”.

As palavras ecoam outra alegação feita contra Trump em 2018 — de que ele teria usado o mesmo termo, “buraco de m*erda” (shithole em inglês), para descrever países africanos.

Na época, Trump disse a repórteres: “Eu não sou racista. Eu sou a pessoa menos racista que vocês já entrevistaram”.

Acusações de racismo têm sido feitas contra ele desde o começo do seu mandato e seguem sendo um problema durante a atual campanha do republicano — para a eleição presidencial de novembro — contra o rival democrata, Joe Biden.

Sobre Obama

No livro, Cohen alega que Trump tem “ódio e desprezo” por seu antecessor, Barack Obama.

“Trump contratou um ‘Faux-Bama’ (um sósia de Obama) para participar de um vídeo em que Trump ‘ritualisticamente diminuía o primeiro presidente negro e em seguida o demitia'”, escreve Cohen.

A imprensa americana publicou um vídeo em que Trump repete seu papel como apresentador do reality show O Aprendiz e demite um homem que se passa por Obama.

Acredita-se que o vídeo foi feito para a convenção republicana de 2012, quando Mitt Romney foi nomeado candidato do partido. O vídeo nunca havia sido publicado

Sobre eleitores hispânicos

De acordo com Cohen, Trump teria dito certa vez: “Eu nunca vou conseguir o voto hispânico. Como os negros, eles são burros demais para votar em Trump. Eles não são o meu povo”.

Trump tem sido cobrado por seus comentários sobre latino-americanos, especialmente depois de ter falado mal de mexicanos durante a campanha.

Em 2019, Trump disse a um público no Estado do Novo México: “Ninguém ama mais os hispânicos”.

Sobre evangélicos

Cohen diz que depois de se reunir com líderes evangélicos no seu prédio, a Trump Tower, após vencer a eleição de 2016, Trump teria dito a assessores próximos: “Você consegue acreditar que as pessoas acreditam nesta [palavrão]?”

Trump fez campanha intensa pelo voto evangélico e disse ser um crente profundo. Seu vice-presidente, Mike Pence, é evangélico devoto.

Sobre Putin

Donald Trump admira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, porque ele consegue “tomar um país inteiro e administrá-lo como se fosse sua própria empresa — como as Organizações Trump, na verdade”, escreve Cohen.

Cohen diz que Trump bajulava Putin para garantir acesso a dinheiro russo, caso viesse a perder as eleições de 2016.

No entanto, Cohen também diz que a campanha de Trump era “caótica e incompetente demais para conseguir conspirar junto com o governo da Rússia”, caso chegasse ao poder.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …