As constrangedoras revelações sobre Trump em livro de seu ex-advogado

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

Donald Trump se comporta como um mafioso e tem “uma opinião desfavorável sobre todos os negros”, segundo Michael Cohen, ex-advogado do presidente americano.

As alegações foram feitas por ele no seu novo livro, Disloyal: A Memoir (Desleal: Memórias, em tradução livre).

O livro foi escrito por Cohen durante o tempo que passou na prisão, por crimes financeiros cometidos durante a campanha de Trump, entre outros.

Cohen diz que Trump fez comentários racistas sobre Nelson Mandela e sobre hispânicos.

A Casa Branca diz que Cohen está mentindo.

“Cohen é um criminoso desacreditado e um advogado impedido de exercer a profissão, que mentiu para o Congresso”, disse a secretária de imprensa Kayleigh McEnany em um comunicado no fim de semana. “Ele perdeu toda a sua credibilidade, e é pouco surpreendente ver suas mais recentes tentativas de lucrar com mentiras.”

No livro, Cohen alega que Trump é “culpado dos mesmos crimes” que o levaram para a cadeia, chamando seu ex-chefe de “um trapaceador, um mentiroso, uma fraude, um valentão, um racista, um predador, um farsante”. Cohen diz que Trump tem a mentalidade de um “chefe de máfia”.

Sobre negros e Mandela

“Como regra, Trump expressa opiniões desfavoráveis sobre todos os negros, da música à cultura à política”, escreve Cohen.

Ele alega que Donald Trump teria dito que o falecido presidente da África do Sul e ativista antiapartheid, Nelson Mandela, “não era um líder”.

Segundo Cohen, Trump teria dito: “Me diga um país governado por um negro que não seja um buraco de m*rda. Eles são todos umas privadas [palavrão omitido]”.

As palavras ecoam outra alegação feita contra Trump em 2018 — de que ele teria usado o mesmo termo, “buraco de m*erda” (shithole em inglês), para descrever países africanos.

Na época, Trump disse a repórteres: “Eu não sou racista. Eu sou a pessoa menos racista que vocês já entrevistaram”.

Acusações de racismo têm sido feitas contra ele desde o começo do seu mandato e seguem sendo um problema durante a atual campanha do republicano — para a eleição presidencial de novembro — contra o rival democrata, Joe Biden.

Sobre Obama

No livro, Cohen alega que Trump tem “ódio e desprezo” por seu antecessor, Barack Obama.

“Trump contratou um ‘Faux-Bama’ (um sósia de Obama) para participar de um vídeo em que Trump ‘ritualisticamente diminuía o primeiro presidente negro e em seguida o demitia'”, escreve Cohen.

A imprensa americana publicou um vídeo em que Trump repete seu papel como apresentador do reality show O Aprendiz e demite um homem que se passa por Obama.

Acredita-se que o vídeo foi feito para a convenção republicana de 2012, quando Mitt Romney foi nomeado candidato do partido. O vídeo nunca havia sido publicado

Sobre eleitores hispânicos

De acordo com Cohen, Trump teria dito certa vez: “Eu nunca vou conseguir o voto hispânico. Como os negros, eles são burros demais para votar em Trump. Eles não são o meu povo”.

Trump tem sido cobrado por seus comentários sobre latino-americanos, especialmente depois de ter falado mal de mexicanos durante a campanha.

Em 2019, Trump disse a um público no Estado do Novo México: “Ninguém ama mais os hispânicos”.

Sobre evangélicos

Cohen diz que depois de se reunir com líderes evangélicos no seu prédio, a Trump Tower, após vencer a eleição de 2016, Trump teria dito a assessores próximos: “Você consegue acreditar que as pessoas acreditam nesta [palavrão]?”

Trump fez campanha intensa pelo voto evangélico e disse ser um crente profundo. Seu vice-presidente, Mike Pence, é evangélico devoto.

Sobre Putin

Donald Trump admira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, porque ele consegue “tomar um país inteiro e administrá-lo como se fosse sua própria empresa — como as Organizações Trump, na verdade”, escreve Cohen.

Cohen diz que Trump bajulava Putin para garantir acesso a dinheiro russo, caso viesse a perder as eleições de 2016.

No entanto, Cohen também diz que a campanha de Trump era “caótica e incompetente demais para conseguir conspirar junto com o governo da Rússia”, caso chegasse ao poder.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …