As diferenças descobertas no DNA dos canhotos, e como mudam a estrutura do cérebro

Cientistas descobriram as primeiras instruções genéticas inseridas no DNA humano ligadas a canhotos. As instruções também parecem estar fortemente envolvidas na estrutura e função do cérebro – particularmente nas partes envolvidas na linguagem.

A equipe da Universidade de Oxford diz que, por causa disso, os canhotos podem ter melhores habilidades verbais. Mas muitos mistérios permanecem em relação à conexão entre o desenvolvimento do cérebro e a mão dominante.

Em média, uma em cada 10 pessoas é canhota. Estudos sobre gêmeos já revelaram que a genética – o DNA herdado dos pais – desempenha algum papel. No entanto, os detalhes estão sendo revelados apenas agora.

A equipe de pesquisa recorreu ao Biobank do Reino Unido: um estudo com cerca de 400 mil pessoas que tiveram a sequência completa de seu código genético (DNA) registrados. Pouco mais de 38 mil eram canhotos.

Os cientistas fizeram um gigantesco jogo de “encontre as diferenças” para mapear as regiões do DNA que influenciavam o canhotismo. “Diz-nos pela primeira vez que a mão tem um componente genético”, disse à BBC Gwenaëlle Douaud, uma das pesquisadoras.

Mas como isso funciona? As mutações estavam nas instruções para o intrincado “andaime” que organiza o interior das células do corpo, chamado citoesqueleto. Mutações semelhantes que alteram o citoesqueleto em caracóis levaram-nos a ter a concha no sentido anti-horário, ou “canhoto”.

Escaneamentos de genomas do projeto Biobank do Reino Unido mostraram que o citoesqueleto estava alterando a estrutura da substância branca no cérebro.

Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro – os hemisférios esquerdo e direito – estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem.

Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese. O estudo também mostrou riscos ligeiramente maiores de esquizofrenia e riscos um pouco menores para doença de Parkinson em pessoas canhotas.

Ser canhoto ainda pode ser um estigma. “Em muitas culturas, ser canhoto é visto como infeliz ou malicioso, e isso se reflete na linguagem”, disse Dominic Furniss, cirurgião de mão e autor do relatório.

Em francês, gauche pode significar “esquerda” ou “desajeitado”. Em inglês, right (direita) também significa “estar certo”. “O que este estudo mostra é que ser canhoto é apenas uma consequência do desenvolvimento biológico do cérebro. Não tem nada a ver com sorte ou maldade”, disse o professor Furniss.

“E é impulsionado, pelo menos em parte, pelas variantes genéticas que descobrimos. Isso aumenta a compreensão do que nos torna humanos.”

Este é o fim da história? Longe disso. Um bom palpite é dizer que o que define que uma pessoa seja destra ou canhota depende em 25% da genética e nos outros 75% de condições do meio ambiente (qualquer coisa que não esteja nos genes). E este estudo encontrou apenas o primeiro 1% desse componente genético e apenas em uma população britânica.

Portanto, é necessário muito mais trabalho para entender o componente genético que define se uma pessoa é destra ou canhota nos vários cantos do mundo, sem falar dos impactos do ambiente em que as pessoas vivem, para depois descobrir como esses elementos resultam em pessoas sendo canhotas ou destras.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA descobre água congelada bem debaixo da superfície de Marte

A agência espacial norte-americana lançou um mapa mostrando onde há depósitos de água congelada no Planeta Vermelho. De acordo com a NASA, a água está localizada tão próximo da superfície que os astronautas poderiam cavá-la com …

Essa é a primeira instalação de compostagem humana do mundo

Uma empresa chamada Recompose está prestes a se tornar a primeira instalação de compostagem humana do mundo, projetada para começar suas operações em 2021 na cidade de Seattle, nos EUA. Graças a uma nova lei que …

Zapata 'gay': pintura de herói revolucionário mexicano nu em pose sensual gera invasão de museu

Manifestantes invadiram o Palácio das Belas Artes na Cidade do México na terça-feira em protesto contra uma pintura que mostra o herói revolucionário Emiliano Zapata fazendo uma pose "não convencional". A multidão pediu que a obra …

Companhia aérea cria rede de restaurantes de ‘comida de avião’ em terra firme

Em princípio a comida de avião não lembra o sabor e a qualidade de nossos restaurantes preferidos, muito menos a delícia de uma boa comida caseira – a não ser, é claro, para aqueles que …

Forças Armadas alemãs voltarão a empregar rabinos como capelães militares

As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) vão empregar rabinos como capelães militares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/12) pela ministra da Defesa do país, Annegret Kramp-Karrenbauer. As dezenas de milhares de católicos e protestantes em …

Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar. Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos …

Fones inteligentes que alertam pedestres sobre perigos já estão sendo testados

Um impressionante dado levantado somente nos EUA diz muito sobre o efeito da tecnologia sobre nosso comportamento mais cotidiano – e, com isso, sobre nossas vidas e, pasmem, nossas mortes: nos últimos sete anos, o …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …