As diferenças descobertas no DNA dos canhotos, e como mudam a estrutura do cérebro

Cientistas descobriram as primeiras instruções genéticas inseridas no DNA humano ligadas a canhotos. As instruções também parecem estar fortemente envolvidas na estrutura e função do cérebro – particularmente nas partes envolvidas na linguagem.

A equipe da Universidade de Oxford diz que, por causa disso, os canhotos podem ter melhores habilidades verbais. Mas muitos mistérios permanecem em relação à conexão entre o desenvolvimento do cérebro e a mão dominante.

Em média, uma em cada 10 pessoas é canhota. Estudos sobre gêmeos já revelaram que a genética – o DNA herdado dos pais – desempenha algum papel. No entanto, os detalhes estão sendo revelados apenas agora.

A equipe de pesquisa recorreu ao Biobank do Reino Unido: um estudo com cerca de 400 mil pessoas que tiveram a sequência completa de seu código genético (DNA) registrados. Pouco mais de 38 mil eram canhotos.

Os cientistas fizeram um gigantesco jogo de “encontre as diferenças” para mapear as regiões do DNA que influenciavam o canhotismo. “Diz-nos pela primeira vez que a mão tem um componente genético”, disse à BBC Gwenaëlle Douaud, uma das pesquisadoras.

Mas como isso funciona? As mutações estavam nas instruções para o intrincado “andaime” que organiza o interior das células do corpo, chamado citoesqueleto. Mutações semelhantes que alteram o citoesqueleto em caracóis levaram-nos a ter a concha no sentido anti-horário, ou “canhoto”.

Escaneamentos de genomas do projeto Biobank do Reino Unido mostraram que o citoesqueleto estava alterando a estrutura da substância branca no cérebro.

Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro – os hemisférios esquerdo e direito – estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem.

Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese. O estudo também mostrou riscos ligeiramente maiores de esquizofrenia e riscos um pouco menores para doença de Parkinson em pessoas canhotas.

Ser canhoto ainda pode ser um estigma. “Em muitas culturas, ser canhoto é visto como infeliz ou malicioso, e isso se reflete na linguagem”, disse Dominic Furniss, cirurgião de mão e autor do relatório.

Em francês, gauche pode significar “esquerda” ou “desajeitado”. Em inglês, right (direita) também significa “estar certo”. “O que este estudo mostra é que ser canhoto é apenas uma consequência do desenvolvimento biológico do cérebro. Não tem nada a ver com sorte ou maldade”, disse o professor Furniss.

“E é impulsionado, pelo menos em parte, pelas variantes genéticas que descobrimos. Isso aumenta a compreensão do que nos torna humanos.”

Este é o fim da história? Longe disso. Um bom palpite é dizer que o que define que uma pessoa seja destra ou canhota depende em 25% da genética e nos outros 75% de condições do meio ambiente (qualquer coisa que não esteja nos genes). E este estudo encontrou apenas o primeiro 1% desse componente genético e apenas em uma população britânica.

Portanto, é necessário muito mais trabalho para entender o componente genético que define se uma pessoa é destra ou canhota nos vários cantos do mundo, sem falar dos impactos do ambiente em que as pessoas vivem, para depois descobrir como esses elementos resultam em pessoas sendo canhotas ou destras.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …