Assange está disposto a cooperar com autoridades suecas

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

A advogada de Julian Assange afirmou neste domingo (14) que o fundador do WikiLeaks está disposto a cooperar com as autoridades suecas caso decidam reabrir o processo de estupro contra ele, mas que sua prioridade continua sendo evitar a extradição para os Estados Unidos.

“Estamos absolutamente felizes de responder a estas perguntas se e quando forem apresentadas”, declarou Jennifer Robinson ao canal Sky News. “A questão chave no momento é (o pedido de) extradição dos Estados Unidos”, completou.

Assange foi detido na quinta-feira (11) na embaixada do Equador em Londres, onde havia obtido asilo há sete anos para escapar de uma ordem de detenção britânica por acusações de estupro e agressão sexual na Suécia, que ele sempre negou.

A denúncia por agressão sexual prescreveu em 2015. A justiça da Suécia arquivou as acusações no segundo caso, em maio 2017, por falta de condições para avançar na investigação. Mas com o anúncio de sua detenção, a advogada da denunciante reclamou a reabertura da investigação.

Vazamento de documentos sigilosos

O australiano de 47 anos foi detido também em relação a um pedido de extradição dos Estados Unidos, onde a justiça o acusa de ter ajudado a ex-analista de inteligência Chelsea Manning a obter uma senha de acesso a milhares de documentos sigilosos. Este pedido será analisado pela justiça britânica em 2 de maio.

Se a Suécia solicitar sua extradição, “pediremos as mesmas garantias que já formulamos”, ou seja, “que (Julian Assange) não seja enviado aos Estados Unidos“, declarou Robinson. A advogada explicou que seu cliente buscou refúgio na embaixada do Equador ante a falta de tais garantias.

Mais de 70 parlamentares britânicos assinaram uma carta enviada ao ministério do Interior na qual pedem prioridade a uma possível ordem de extradição sueca. “Julian nunca se preocupou em enfrentar a justiça britânica ou a justiça sueca”, disse Robinson. “Este caso é e sempre foi sobre sua preocupação de ser enviado para a ‘injustiça’ americana”, completou.

A advogada também chamou de “escandalosas” as acusações de Quito contra o comportamento de Assange dentro da embaixada, de que que ele teria “manchado as paredes com seus excrementos”.

Pai quer retorno do filho à Austrália

O pai de Assange, John Shipton, pediu ao governo da Austrália que solicite a extradição de seu filho. Shipton, que foi secretário do partido Wikileaks quando o filho se candidatou sem sucesso ao Senado nas eleições australianas de 2013, visitava Assange todos os anos no Natal na embaixada do Equador em Londres.

“O DFAT (Departamento de Relações Exteriores) e o primeiro-ministro deveriam fazer algo”, afirmou ao jornal de Melbourne Sunday Herald Sun. “É possível resolver de maneira simples para que todos fiquem satisfeitos. Aconteceram algumas conversas em uma reunião entre um senador e um funcionário do DFAT para extraditar Julian à Austrália”.

O pai afirmou ainda que ficou chocado com o mau aspecto físico do filho no momento da detenção. “Eu vi, a maneira como os policiais o arrastaram pela escada. Não tinha um bom aspecto. Tenho 74 anos e estou com um aspecto melhor que ele, que tem 47”, disse.

“Estou chocado (…) Durante meses e meses viveu como um prisioneiro de segurança máxima. Não podia ira ao banheiro, havia câmeras vigiando todos os seus movimentos”, afirmou Shipton. O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse na sexta-feira que Assange não receberia um tratamento especial de seu governo.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …