Assassinatos de 149 mineiros revelam corrida do ouro com tortura e desmatamento na Venezuela

A busca por ouro e diamante em uma das áreas mais ricas em minérios da Venezuela virou um pesadelo para os que deixaram suas cidades na expectativa de uma oportunidade de prosperar no próprio país. O lugar, sem água corrente, luz e banheiros, onde crianças trabalham, é controlado por quadrilhas, chamadas de “sindicatos”, que mandam nos mineiros inexperientes. Estes são alvos de castigos cruéis, “como tiros nas mãos” e “assassinatos”, quando desobedecem seus empregadores.

A região do Arco Mineiro do Orinoco (AMO), entre os Estados de Bolívar, do Delta Amacuro e do Amazonas, na fronteira com o Brasil, registrou a morte de pelo menos 149 mineiros desde 2016. A área de garimpo é alvo de denúncias de prostituição e de exploração sexual de adolescentes e de tráfico de mulheres e passou a ser uma ameaça para comunidades indígenas com a proliferação da malária e do mercúrio e a presença de grupos armados e casos de violência.

A situação de calamidade integra o relatório da alta comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas, a ex-presidente chilena Michelle Bachelet, divulgado na semana passada.

“As pessoas que trabalham na região do Arco Mineiro do Orinoco estão presas em um contexto generalizado de exploração trabalhista e altos níveis de violência por parte de grupos criminosos que controlam as minas. As pessoas entrevistadas pelo ACNUDH (equipe do organismo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos) indicaram que os que não acatam as regras impostas pelas quadrilhas são alvo de castigos corporais. Os castigos incluem assassinatos”, diz o relatório.

O documento afirma que os grupos criminosos atuam com o beneplácito de comandantes militares em troca de propinas. Essa região imensa, que representa cerca de 12% do território nacional, foi criada, oficialmente, por um decreto do presidente Nicolás Maduro, em 2016. O governo a batizou de área de “desenvolvimento estratégico”. Mas a empreitada vem sendo criticada por entidades de ecologistas. Em suas redes sociais, opositores, como o deputado Americo de Grazia, do Estado de Bolívar e crítico de Maduro, se referem aos desmatamentos e a outras irregularidades provocados pela mineração, como “Arco Mineiro de Morte” (Arco Minero de la Muerte), “ouro de sangue” ou “ecocídio” (dano ambiental).

Opositores denunciam ainda que entre os “grupos criminosos” estariam integrantes das guerrilhas colombianas, mas o relatório da ONU não cita estes grupos textualmente.

Em entrevista à BBC News Brasil, o biólogo venezuelano Alejandro Álvarez, coordenador geral da ONG Clima21-Ambiente e Direitos Humanos, cujo trabalho foi citado no relatório da ONU, disse que, na sua visão, o documento deixou de incluir mais dados comprovados por pesquisadores de diferentes nacionalidades sobre a situação na região citada por Bachelet.

“O relatório poderia ter incluído ainda mais detalhes que estão disponíveis sobre quais grupos criminosos estão afetando a região da Venezuela. Existem documentos sérios sobre isso. E a parte da informação ambiental foi insuficiente. Faltou incluir, por exemplo, o nível de desmatamento na região (do Arco Mineiro do Orinoco)”, disse o especialista, que está estudando o impacto do mercúrio e outros fatores no ambiente venezuelano.

‘Mão cortada’ e ‘descalços’

O relatório das Nações Unidas, no entanto, cita detalhes da crueldade vigente nesta corrida do ouro venezuelano. O documento cita entrevistas com ex-mineiros e testemunhas da violência no local, além de fazer referências a investigações e outras denúncias prévias que já apontavam a série de males no Arco Mineiro do Orinoco. Informa que os mineiros são inexperientes neste ramo e entram nas minas sem equipamentos e até descalços.

No texto, são citados vários exemplos de crimes que ocorreram na zona do garimpo, nos últimos dois anos, entre 2018 e 2020.

“Um mineiro apanhou em público por roubar um cilindro de gás; um jovem levou tiros nas mãos por roubar um gramo de ouro; uma mulher levou uma surra por furtar um telefone de um dos integrantes do sindicato; um mineiro teve uma mão cortada por não ter declarado uma pepita de ouro”, informa-se no relatório da ONU que foi apresentado aos 47 estados membros do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça. A série de crimes, descritos no documento, inclui, segundo informação recebida pelo organismo, o assassinato de dois adolescentes, executados após terem sido acusados de serem agentes infiltrados de um ‘sindicato’ adversário.

Os dramas ocorrem em um país que tem sido notícia por suas amplas dificuldades políticas, econômicas e sociais, que provocaram a saída de milhares de venezuelanos do país e que, em muitos casos, estão retornando à terra natal diante das dificuldades com a pandemia.

Fossas clandestinas

O relatório aponta ainda para o fato de corpos de mineiros mortos será jogados em fossas clandestinas. “Segundo as informações recebidas pelo ACNUDH, é frequente que cadáveres de mineiros sejam jogados em poços abandonados que funcionam como fossas clandestinas. O ACNUDH documentou cinco casos de pessoas que desapareceram enquanto trabalhavam nas minas entre 2016 e 2020. Seus familiares contaram que as pessoas da região têm medo de falar sobre os desaparecimentos”, afirma-se no relatório.

Os crimes são explicados por casos de furtos, roubos, desconfiança sobre traições amorosas e por disputas pelo controle das minas, que incluem enfrentamentos violentos que ocorreram entre março de 2016 e março de 2020, diz o relatório. Foi nestes enfrentamentos que 140 homens e nove mulheres teriam morrido, ainda de acordo com o documento. “A maioria das vítimas era de mineiros ou integrantes de grupos criminosos, alvos de gente armada e outras quadrilhas. Em oito desses incidentes, membros das forças de segurança do Estado, responsáveis pelas operações de segurança na zona, estiveram envolvidos em algumas das mortes. O ACNUDH solicitou informação ao governo (venezuelano) sobre estes incidentes, mas não recebeu respostas”, afirma-se no relatório.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …