Assédio sexual ao vivo na França gera revolta e discussão sobre ‘sedução francesa’

Era para ser um momento divertido de um programa de variedades de grande audiência na TV francesa, mas acabou se tornando um escândalo de assédio sexual.

Famosos pelo charme, inventores do beijo francês (mais conhecido como beijo de língua), os franceses agora têm seus métodos de sedução na mira dos críticos.

Quando as câmeras mostraram o jornalista Jean-Michel Maire beijando o seio da atriz Soraya Riffy, após ela ter se virado para evitar um beijo no rosto, a cena provocou comoção imediata nas redes sociais.

O beijo foi considerado assédio sexual pois a atriz tinha claramente rejeitado a primeira incursão do jornalista.

Assédio ao vivo

Os dois participavam de um quadro do programa Les 35 heures de Baba (As 35 horas de Baba, em tradução livre), edição especial de um programa popular na TV francesa.

No programa ao vivo, o casal deveria recriar o assalto sofrido pela socialite norte-americana Kim Kardashian, atacada em seu apartamento em Paris em 3 de outubro.

Kim foi ameaçada com uma arma, amarrada e trancada no banheiro. No programa, a missão do jornalista era salvar a atriz, que interpretava Kim Kardashian.

Na brincadeira, o jornalista de repente pediu um beijo à atriz, que virou o rosto. Em seguida, Maire beijou o seio da mulher.

“Fiquei surpresa. Não acho que a atitude de Jean-Michel Maire tenha sido muito profissional. Minha família estava assistindo e não sabia como reagir”, disse Riffy ao semanário francês L’Express.

“Sou um ser humano, não um simples objeto”, completou.

Grupos feministas condenaram o comportamento de Maire, classificando-o de agressão sexual. E 250 telespectadores fizeram queixa ao Conselho Superior do Audiovisual (CSA), responsável pela fiscalização das TVs na França, onde um processo foi aberto.

Até a ministra dos Direitos da Mulher e da Criança, Laurence Rossignol, entrou no debate. “Mesmo em um programa de entretenimento, quando uma mulher diz não é não. Informei o CSA sobre esta agressão sexual”, escreveu no Twitter.

Retratação

A repercussão negativa levou o jornalista a se desculpar diante das câmeras. Ele também pediu perdão à atriz.

Riffy aceitou as desculpas e publicou mensagem no Facebook dizendo que o jornalista “não merece punição, apesar dos seus impulsos masculinos”.

A atriz disse ter ficado com pena do jornalista, que disse a ela estar sofrendo em razão do episódio. Segundo Maire, a família não estava falando com ele, a filha não queria mais ir à escola e sua carreira estava em risco.

Escândalos de ‘sedução’

O caso é o mais recente em uma série de escândalos de “sedução francesa”, definida no país como um comportamento oportunista masculino, adotado especialmente por alguém em posição de poder.

Jean-Marc Morandini, um dos mais destacados apresentadores da TV francesa, vem sendo investigado pela polícia desde junho. Ele enfrenta acusações por supostamente ter obrigado uma menor de idade a participar da gravação de um ato sexual, durante uma seleção de elenco na casa dele.

Morandini também é acusado de assédio sexual por cinco atores que participaram de uma série de TV produzida por ele. Colegas de canal fizeram greve para protestar contra seu comportamento.

Sexismo na política

Na aparentemente sisuda política francesa, as mulheres também resolveram denunciar comportamentos machistas e abusivos.

Elas criaram o site Chair Collaboratrice, depois da demissão, em maio, do vice-presidente do Parlamento. Denis Baupin foi acusado de assédio sexual por uma representante do Partido Verde, e teria enviado mensagens com conteúdo sexual explícito para outras parlamentares.

O jornal Le Monde afirma que as mulheres do Chair Collaboratrice denunciam “a linguagem e o comportamento machista existentes no dia a dia da política”.

E elas compartilham as más experiências. Uma mulher relatou no site um diálogo que teria tido durante uma reunião com um primeiro-ministro:

“Sabe, engraçado, nunca transei com uma árabe…”, ele disse. E teria ouvido como resposta: “Sabe, que engraçado, nunca esbofeteei um primeiro-ministro.”

No ano passado, 40 mulheres jornalistas divulgaram uma carta aberta denunciando assédio sexual de políticos franceses.

// BBC

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse cara é muito idiota mesmo.
    Te cuida, João Miguel!… a moça – que de dançarina de boteco árabe virou “atriz” pra imprensa, é filha de pai iraniano com mãe argelina… já pensou a festa que as feminazis vão fazer quando te explodirem?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …