Assédio sexual ao vivo na França gera revolta e discussão sobre ‘sedução francesa’

Era para ser um momento divertido de um programa de variedades de grande audiência na TV francesa, mas acabou se tornando um escândalo de assédio sexual.

Famosos pelo charme, inventores do beijo francês (mais conhecido como beijo de língua), os franceses agora têm seus métodos de sedução na mira dos críticos.

Quando as câmeras mostraram o jornalista Jean-Michel Maire beijando o seio da atriz Soraya Riffy, após ela ter se virado para evitar um beijo no rosto, a cena provocou comoção imediata nas redes sociais.

O beijo foi considerado assédio sexual pois a atriz tinha claramente rejeitado a primeira incursão do jornalista.

Assédio ao vivo

Os dois participavam de um quadro do programa Les 35 heures de Baba (As 35 horas de Baba, em tradução livre), edição especial de um programa popular na TV francesa.

No programa ao vivo, o casal deveria recriar o assalto sofrido pela socialite norte-americana Kim Kardashian, atacada em seu apartamento em Paris em 3 de outubro.

Kim foi ameaçada com uma arma, amarrada e trancada no banheiro. No programa, a missão do jornalista era salvar a atriz, que interpretava Kim Kardashian.

Na brincadeira, o jornalista de repente pediu um beijo à atriz, que virou o rosto. Em seguida, Maire beijou o seio da mulher.

“Fiquei surpresa. Não acho que a atitude de Jean-Michel Maire tenha sido muito profissional. Minha família estava assistindo e não sabia como reagir”, disse Riffy ao semanário francês L’Express.

“Sou um ser humano, não um simples objeto”, completou.

Grupos feministas condenaram o comportamento de Maire, classificando-o de agressão sexual. E 250 telespectadores fizeram queixa ao Conselho Superior do Audiovisual (CSA), responsável pela fiscalização das TVs na França, onde um processo foi aberto.

Até a ministra dos Direitos da Mulher e da Criança, Laurence Rossignol, entrou no debate. “Mesmo em um programa de entretenimento, quando uma mulher diz não é não. Informei o CSA sobre esta agressão sexual”, escreveu no Twitter.

Retratação

A repercussão negativa levou o jornalista a se desculpar diante das câmeras. Ele também pediu perdão à atriz.

Riffy aceitou as desculpas e publicou mensagem no Facebook dizendo que o jornalista “não merece punição, apesar dos seus impulsos masculinos”.

A atriz disse ter ficado com pena do jornalista, que disse a ela estar sofrendo em razão do episódio. Segundo Maire, a família não estava falando com ele, a filha não queria mais ir à escola e sua carreira estava em risco.

Escândalos de ‘sedução’

O caso é o mais recente em uma série de escândalos de “sedução francesa”, definida no país como um comportamento oportunista masculino, adotado especialmente por alguém em posição de poder.

Jean-Marc Morandini, um dos mais destacados apresentadores da TV francesa, vem sendo investigado pela polícia desde junho. Ele enfrenta acusações por supostamente ter obrigado uma menor de idade a participar da gravação de um ato sexual, durante uma seleção de elenco na casa dele.

Morandini também é acusado de assédio sexual por cinco atores que participaram de uma série de TV produzida por ele. Colegas de canal fizeram greve para protestar contra seu comportamento.

Sexismo na política

Na aparentemente sisuda política francesa, as mulheres também resolveram denunciar comportamentos machistas e abusivos.

Elas criaram o site Chair Collaboratrice, depois da demissão, em maio, do vice-presidente do Parlamento. Denis Baupin foi acusado de assédio sexual por uma representante do Partido Verde, e teria enviado mensagens com conteúdo sexual explícito para outras parlamentares.

O jornal Le Monde afirma que as mulheres do Chair Collaboratrice denunciam “a linguagem e o comportamento machista existentes no dia a dia da política”.

E elas compartilham as más experiências. Uma mulher relatou no site um diálogo que teria tido durante uma reunião com um primeiro-ministro:

“Sabe, engraçado, nunca transei com uma árabe…”, ele disse. E teria ouvido como resposta: “Sabe, que engraçado, nunca esbofeteei um primeiro-ministro.”

No ano passado, 40 mulheres jornalistas divulgaram uma carta aberta denunciando assédio sexual de políticos franceses.

// BBC

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse cara é muito idiota mesmo.
    Te cuida, João Miguel!… a moça – que de dançarina de boteco árabe virou “atriz” pra imprensa, é filha de pai iraniano com mãe argelina… já pensou a festa que as feminazis vão fazer quando te explodirem?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …