Uber diz estar trabalhando em mudança cultural após acusações de assédio sexual

Fernanda Carvalho / Fotos Públicas

-

A Uber realizou esta semana uma reunião extraordinária para se defender das recentes acusações de sexismo, assédio sexual e estupro que vêm sofrendo e dizer que está tomando providências para mudar a cultura da empresa.

Arianna Huffington, membro do conselho da companhia, foi a responsável por conduzir a reunião e por falar em nome do CEO Travis Kalanick. De acordo com ela, a companhia assume total responsabilidade sobre o que foi classificado de “problemas culturais” e que está trabalhando em medidas para “consertar o que há de errado“.

Recentemente a engenheira da computação Susan Fowler descreveu como foi trabalhar um ano na Uber e detalhou enfrentamentos de sexismo e assédio sexual que teria sofrido na empresa durante o período.

Apesar de ter se reportado os problemas diretamente ao departamento de Recursos Humanos e a gestão superior, Fowler diz que ela e outras mulheres funcionárias da companhia foram ignoradas.

Além disso, no começo deste mês de março vazou um relatório interno que diz que a Uber recebeu milhares de reclamações de clientes em todo o mundo sobre casos de assédio sexual e estupro. Oficialmente, a empresa havia admitido apenas cinco alegações de estupro e 170 de assédio entre dezembro de 2012 e agosto de 2015 ao invés de milhares.

Esses e outros problemas, inclusive, levaram o presidente Jeff Jones a pedir demissão do posto no início desta semana, colocando a empresa em ainda mais apuros.

Para apagar o incêndio, a empresa convocou a reunião extraordináriana terça-feira (21) numa tentativa de mostrar que as mulheres que lá trabalham estão satisfeitas e empenhadas em tornar o ambiente corporativo menos segregado e machista.

Para tanto, Huffington e as demais executivas disseram que Kalanick teria lhes dado “carta branca” para resolver quaisquer problemas organizacionais ou de cultura que possam haver.

A diretora de Recursos Humanos Liane Hornsey disse já ter conduzido “mais de 100 entrevistas” com as funcionárias da Uber a fim de rastrear e estabelecer o que deve ser melhorado. Segundo a executiva, há uma clara necessidade de mais “diversidade e inclusão”.

Ela também disse que a empresa reviu 1.500 ofertas de emprego e editou suas descrições para “garantir que estejam livres de qualquer tipo de discriminação“. Agora, o foco da empresa é tornar a remuneração por desempenho “mais justa e igualitária” e ensinar seus funcionários o porquê de a diversidade ser importante.

Explicando a ausência do presidente executivo na reunião, Huffington disse que ele continuava a trabalhar na busca por um novo chefe de operações (COO) e garantiu que ela e outras executivas de alto escalão já haviam sido entrevistadas para o posto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …