Astronautas que ficaram “8 meses em Marte” estão de volta

Depois de passar oito meses simulando a vida em Marte nas encostas do vulcão Mauna Loa, seis “astronautas” foram liberados de um habitat havaiano no domingo (17 de setembro) para retornar à civilização.

Eles acabam de concluir a quinta missão simulada de Marte, do programa HI-SEAS (Hawaii Space Exploration Analog and Simulation), financiado pela Nasa. Operado pela Universidade do Havaí, o projeto de pesquisa estuda como grupos de viajantes interplanetários trabalhariam juntos em missões de longo prazo, confinados e apertados em pequenos alojamentos.

Durante a missão, quatro homens e duas mulheres viveram isolados do resto do planeta Terra e só podiam comer alimentos não perecíveis e, ocasionalmente, vegetais cultivados em laboratório. Ao se comunicar com o mundo exterior, eles tinham que lidar com a demora de 20 minutos que astronautas em Marte também enfrentariam. E a qualquer momento em que saíssem do alojamento, deveriam vestir seus trajes espaciais.

A equipe da Missão V entrou na cúpula HI-SEAS no dia 19 de janeiro. Durante sua estadia de oito meses em Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, eles realizaram experimentos científicos, fizeram exercícios diários e mantiveram equipamentos dentro e ao redor da cúpula. Fora dela, os astronautas fizeram trabalhos geológicos de campo em seus trajes espaciais, como se estivessem, de fato, em Marte.

(dr) Ross Lockwood / HI-SEAS

O astronauta Ross Lockwood “em Marte”

Enquanto o HI-SEAS estuda os aspectos mais técnicos e práticos da vida em Marte, grande parte da investigação envolve verificar como um grupo de pessoas vive em conjunto, isoladamente, com pouca ou nenhuma privacidade.

“A viagem espacial a longo prazo é absolutamente possível”, disse Laura Lark, especialista em TI da HI-SEAS V, em um vídeo. “Certamente há desafios técnicos a serem superados. E, também certamente, há fatores humanos a serem aperfeiçoados e descobertos, o que é parte dos objetivos da HI-SEAS. Mas eu acho que superar esses desafios é apenas uma questão de esforço. Somos absolutamente capazes disso “.

Depois que a equipe saiu da cúpula HI-SEAS, às 9h da manhã (1300 GMT), eles “sentiram o sol e o vento em seus rostos e comeram mamão fresco tropical, abacaxi e bananas com amigos e familiares”, disseram funcionários da Universidade de Havaí.

Meu conselho para a missão seis é dizer sim a ela”, disse o diretor de saúde e performance de HI-SEAS V, Brian Ramos, no vídeo. “Se você tem uma oportunidade, seja de filmar, aprender uma nova habilidade científica ou conduzir o drone, seja o que for, diga ‘sim’. Assuma liderança sobre as coisas. Honestamente, você pode sair daqui em oito meses aprendendo uma tonelada de coisas”.

Ansley Barnard, diretora de engenharia da HI-SEAS V, também tem alguns conselhos para futuras missões simuladas de Marte. “Lembre-se de que as estruturas de banheiros também são um sistema e eles são um sistema vivo”, disse ela no vídeo. “Portanto, mantenha equilíbrio com eles, deixe-os falar com você, se eles cheiram de certo modo ou agem de uma certa maneira, eles estão tentando dizer-lhe algo, então ouça”.

A próxima missão HI-SEAS, a HI-SEAS VI, está programada para começar em 2018 e também vai durar oito meses.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …