Astronautas podem ter que produzir oxigênio quando chegarem a Marte

Quando se trata de viagens espaciais, existe uma regra simples: se você não trouxe consigo, você precisa “fabricar” quando chegar. Geralmente, isso se refere ao material usado para construção, mas pode ser aplicado ao oxigênio também.

Em um estudo publicado na Plasma Sources Science and Technology, pesquisadores portugueses e franceses mostraram que tanto a temperatura como a pressão da atmosfera marciana são suficientes para produzir oxigênio de forma eficiente.

Os astronautas usarão plasma não-térmico para quebrar o dióxido de carbono, que compõe a maior parte da atmosfera do Planeta Vermelho.

“O plasma de reforma do CO2 na Terra é um campo crescente de pesquisa, impulsionado pelos problemas das mudanças climáticas e da produção de combustíveis solares”, afirmou o principal autor do estudo, Dr. Vasco Guerra, da Universidade de Lisboa, em comunicado.

“Os plasmas de baixa temperatura são um dos melhores meios para a decomposição de CO2 – a separação da molécula em oxigênio e monóxido de carbono – tanto pelo impacto direto de elétrons quanto pela transferência de energia elétrica para a excitação vibratória”.

A atmosfera de Marte é 1% tão densa quanto a nossa, com uma temperatura média de -60°C (-76°F). Isso pode parecer um obstáculo para a conversão de CO2 no início, mas essas condições são na verdade uma vantagem.

“A decomposição de plasma de baixa temperatura oferece uma solução dupla para uma missão tripulada a Marte. O método não só proporcionaria um fornecimento estável e confiável de oxigênio, mas também uma fonte de combustível, uma vez que o monóxido de carbono foi proposto para ser usado como uma mistura propulsora em veículos espaciais”, disse Guerra, citado pelo IFLScience.

Fazer o oxigênio no próprio Planeta Vermelho é uma das várias estratégias propostas para tornar a viagem até Marte mais barata. Chamada In-Situ Resource Utilization (ISRU), o método de decomposição de CO2 espera maximizar os recursos naturais encontrados no ambiente local.

“Esta abordagem ISRU poderia ajudar a simplificar significativamente a logística de uma missão a Marte. Isso permitiria aumentar a autossuficiência e reduzir os riscos para a equipe, exigindo menos veículos para realizar a missão”, acrescentou Guerra.

Elon Musk quer enviar a primeira missão com tripulação em meados dos anos 2020 e a viagem da NASA a Marte está planejada para a década de 2030. Então, estudos como este podem ser muito importantes para o futuro da exploração espacial.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …