Ataque de abelhas fere gravemente casal na França

Um casal ficou gravemente ferido após ter sido vítima de um ataque de abelhas em Brignon, região do Haute-Loire, no centro da França. Nesta quarta-feira (3), o homem estava internado em estado grave por causa das múltiplas picadas dos insetos. A esposa dele, de 52 anos, teve ferimentos leves.

Segundo informações da rede de TV France Blue, os dois caminhavam ao ar livre quando foram picados várias centenas de vezes por enxames de abelhas num local chamado Les Rozières Brignon, ao sul de Puy-en-Velay.

Eles foram atendidos por bombeiros e transportados para o hospital local. Seis bombeiros também foram atacados durante o resgate.

A operação de salvamento foi delicada devido à agressividade das abelhas. O capitão dos bombeiros, Stéphane Ponce, reportou uma “situação excepcional”. Ele contou ter visto uma “nuvem agressiva de abelhas cobrindo completamente o corpo do homem e parcialmente a da mulher”.

Os bombeiros pediram a ajuda de um apicultor que estava tirando mel das colmeias próximas e lançando fumaça sobre as abelhas. Vestidos com suas roupas de combate ao fogo, os bombeiros conseguiram retirar as duas vítimas do local e levá-las para a ambulância.

“Nós podemos estimar entre 200 e 300 picadas numa das vítimas e entre 150 e 200 na outra. Eles tinham abelhas por todo o corpo. Elas atacaram os bombeiros, entraram na ambulância e foi preciso usar fumaça para afastá-las”, conta Stéphane Ponce.

A operação para a retirada do mel das colmeias e um temporal podem explicar o comportamento agressivo dos insetos. Uma investigação foi aberta para apontar as causas e as circunstâncias deste incidente.

A cada ano, mais de uma dúzia de casos de ataques mortais são registrados na França por causa de picadas de insetos, sendo as mais comuns de abelhas, vespas e marimbondos. Em um adulto que não seja alérgico ao veneno de abelhas, estima-se que 250 a 300 mordidas sejam suficientes para levar à morte.

Em junho de 2018, uma mulher de 90 anos morreu em Cantal. Ela havia sido picada centenas de vezes por abelhas e morreu no hospital, dois dias depois.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …