Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão morrendo.

No esforço para salvar a população de abelhas, um novo estudo sugere que elas adoram cannabis, o que pode ajudar salvar a espécie. A pesquisa foi realizada pela Cornell University – nos Estados Unidos e publicada na revista Environmental Entomology.

Quem já havia dado a dica de que as abelhas são fãs da cannabis foram cientistas da Universidade Estadual do Colorado. O estudo reforça a tese de que elas são atraídas pela maconha por causa da quantidade abundante de pólen da planta. Sendo assim, a rápida expansão da produção de cânhamo nos Estados Unidos – e no mundo, pode ter implicações significativas na dinâmica da polinização em todo o agroecossistema.

Apesar da maconha não produzir o néctar doce encontrado em variedades florais que atraem as abelhas, elas possuem uma grande quantidade de pólen e, por isto, “um potencial particularmente forte para aumentar as populações de polinizadores e os serviços de polinização subsequentes para as culturas no ano seguinte, preenchendo lacunas na escassez de recursos no final da temporada”, de acordo com a pesquisa publicada.

Segundo a pesquisa inédita, o cânhamo atrai 17 vezes mais abelhas do que as flores comuns. Os autores explicam que, embora as abelhas sejam atraídas pelo cânhamo, o pólen rico em canabinóides não se infiltra em nossas dietas e nem “terá um impacto no desenvolvimento das abelhas devido à perda de receptores de canabinóides em insetos”.

A maconha traz benefícios que vão muito além do consumo ou do comércio da planta. Um recente estudo publicado no site do Instituto Nacional do Câncer, que faz parte do Departamento de Saúde dos EUA, confirmou que a cannabis pode de fato matar células cancerígenas.

No entanto, além dos benefícios econômicos e área da saúde, se a cannabis pode salvar as abelhas, o que estamos esperando para legalizar de uma vez por todas este mercado no mundo inteiro?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …