Avião com mais de 200 a bordo faz “pouso de barriga” em plantação de milho na Rússia

Sergei Ilnitsky / EPA

Um avião da Ural Airlines, com 233 pessoas a bordo, fez um pouso de emergência perto do aeroporto de Moscou nesta quinta-feira (15).

O acidente aconteceu quando os motores da aeronave aspiraram gaivotas logo após a decolagem. Não há mortos registrados, mas pelo menos 23 pessoas ficaram feridas.

O Airbus A321 havia iniciado o trajeto entre a o aeroporto internacional Zhukovsky, na capital russa, e Simferopol, na Crimeia, quando seus motores aspiraram as aves. De acordo com informações da Rosaviatsia, agência federal russa de aviação, as aves provocaram “importantes perturbações no funcionamento” da aeronave.

O trem de pouso do avião já havia sido recolhido, obrigando o piloto a realizar a aterrissagem sem as rodas “em uma plantação de milho a cerca de 1 quilômetro de distância do local de decolagem”, indicou a agência. O acidente aconteceu por volta das 3h da madrugada, pelo horário local.

Os passageiros e a tripulação foram retirados rapidamente da aeronave. Entre os feridos, que já foram hospitalizados, nove são crianças.

Imagens captadas por um drone mostram a aeronave imobilizada no campo de milho. No vídeo são visíveis as marcas deixadas pelo Airbus A-321 durante a manobra de aterragem de emergência.

Vídeos nas redes sociais mostram também o momento em que o avião fez o pouso de emergência e é possível ver imagens dos passageiros deixando a aeronave no meio da plantação.

As autoridades russas informaram que uma investigação já foi aberta para determinar as causas do acidente. “Os tripulantes foram suspensos até que a apuração termine. Essa é uma prática normal”, informou o porta-voz da Ural Airlines.

Em declarações a uma televisão estatal russa, um passageiro citado pela Reuters disse que o avião começou a abanar de forma violenta pouco depois da descolagem. “As luzes na parte direita do avião começaram piscando e cheirava a queimado. Depois aterramos e toda a gente correu fugindo”, relatou o passageiro.

O jornal russo Komsomolskaya Pravda descreve o piloto, Damir Yusupov, como um herói, por ter “conseguido salvar a vida de 233 pessoas aterraando com grande perícia um avião sem trem de aterragem e com o motor direito a falhar, num campo de milho”.

O piloto é já comparado nas mídias sociais ao capitão Chesley Sully Sullenberger, piloto do voo da US Airways que em 2009 aterrou com sucesso no rio Hudson, em Manhattan, após um acidente causado por um bando de gansos, salvando todos os passageiros e tripulantes.

Ciberia // RFI / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …