Avião com mais de 200 a bordo faz “pouso de barriga” em plantação de milho na Rússia

Sergei Ilnitsky / EPA

Um avião da Ural Airlines, com 233 pessoas a bordo, fez um pouso de emergência perto do aeroporto de Moscou nesta quinta-feira (15).

O acidente aconteceu quando os motores da aeronave aspiraram gaivotas logo após a decolagem. Não há mortos registrados, mas pelo menos 23 pessoas ficaram feridas.

O Airbus A321 havia iniciado o trajeto entre a o aeroporto internacional Zhukovsky, na capital russa, e Simferopol, na Crimeia, quando seus motores aspiraram as aves. De acordo com informações da Rosaviatsia, agência federal russa de aviação, as aves provocaram “importantes perturbações no funcionamento” da aeronave.

O trem de pouso do avião já havia sido recolhido, obrigando o piloto a realizar a aterrissagem sem as rodas “em uma plantação de milho a cerca de 1 quilômetro de distância do local de decolagem”, indicou a agência. O acidente aconteceu por volta das 3h da madrugada, pelo horário local.

Os passageiros e a tripulação foram retirados rapidamente da aeronave. Entre os feridos, que já foram hospitalizados, nove são crianças.

Imagens captadas por um drone mostram a aeronave imobilizada no campo de milho. No vídeo são visíveis as marcas deixadas pelo Airbus A-321 durante a manobra de aterragem de emergência.

Vídeos nas redes sociais mostram também o momento em que o avião fez o pouso de emergência e é possível ver imagens dos passageiros deixando a aeronave no meio da plantação.

As autoridades russas informaram que uma investigação já foi aberta para determinar as causas do acidente. “Os tripulantes foram suspensos até que a apuração termine. Essa é uma prática normal”, informou o porta-voz da Ural Airlines.

Em declarações a uma televisão estatal russa, um passageiro citado pela Reuters disse que o avião começou a abanar de forma violenta pouco depois da descolagem. “As luzes na parte direita do avião começaram piscando e cheirava a queimado. Depois aterramos e toda a gente correu fugindo”, relatou o passageiro.

O jornal russo Komsomolskaya Pravda descreve o piloto, Damir Yusupov, como um herói, por ter “conseguido salvar a vida de 233 pessoas aterraando com grande perícia um avião sem trem de aterragem e com o motor direito a falhar, num campo de milho”.

O piloto é já comparado nas mídias sociais ao capitão Chesley Sully Sullenberger, piloto do voo da US Airways que em 2009 aterrou com sucesso no rio Hudson, em Manhattan, após um acidente causado por um bando de gansos, salvando todos os passageiros e tripulantes.

Ciberia // RFI / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …