Bacon pode fazer muito mal à saúde mental

Um estudo recente concluiu que comer carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos em pessoas com distúrbios mentais.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que os pacientes que recebem cuidados médicos para sintomas maníacos são três vezes mais propensos a terem ingerido carne processada do que pacientes que estavam sendo tratados para outras condições psiquiátricas, como esquizofrenia.

O mecanismo por trás dessa associação ainda não está claro, mas uma experiência subsequente realizada em cobaias, que foram alimentadas com carne seca, resultou em um aumento significativo de movimentos e sinalização alterada no hipocampo dos animais.

Também foram observadas alterações na microflora intestinal dos ratinhos, o que sugere que os nitratos da carne afetam mesmo o sistema nervoso.

O transtorno bipolar é uma condição crônica de saúde mental caracterizada por mudanças dramáticas nos níveis de humor e energia, incluindo episódios maníacos que podem durar semanas ou até mesmo meses. Surpreendentemente, pouco se sabe sobre as causas dessa doença.

Ainda assim, a dieta é uma área que tem atraído a atenção dos especialistas, com estudos sugerindo que uma alimentação ocidentalizada com alta carga glicêmica pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas.

No mais recente estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, foram analisadas histórias clínicas de mais de mil pessoas, com e sem problemas mentais. Com essa pesquisa, foi possível perceber que, no primeiro grupo (com problemas mentais), a probabilidade de se ter comido carne processada recentemente era três vezes maior.

De acordo com a revista Visão, o estudo associa o consumo de nitratos, utilizados nas carnes processadas, a uma saúde mental mais reduzida. Em uma experiência com ratos, os cientistas perceberam também que, depois de lhes darem uma dieta com adição de nitratos durante algumas semanas, os animais apresentaram sinais de hiperatividade.

Assim, os cientistas acreditam que a carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos dado que, na análise, foram tidos em conta vários alimentos e, segundo os pesquisadores, a carne processada se destacou em grande escala.

Apesar de se saber que a genética e o ambiente também influenciam o aparecimento de transtornos bipolares, a descoberta pode motivar pesquisas futuras que consigam criar mudanças na dieta dos doentes com esses distúrbios psicológicos, de modo a diminuir os episódios maníacos.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então não é apenas bacon… é carne processada. Título muito errado. Coloque salsicha, hambúrguer, Nuggets, etc… e a substancia é Nitrato ou Nitrito?? Verifiquem isso por favor!

  2. Concordo com o Rodrigo. Começaram a fazer títulos sensacionalistas – estilo o Terra – para obter mais cliques. Estão caminhando pra vala comum!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …