Bacon pode fazer muito mal à saúde mental

Um estudo recente concluiu que comer carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos em pessoas com distúrbios mentais.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que os pacientes que recebem cuidados médicos para sintomas maníacos são três vezes mais propensos a terem ingerido carne processada do que pacientes que estavam sendo tratados para outras condições psiquiátricas, como esquizofrenia.

O mecanismo por trás dessa associação ainda não está claro, mas uma experiência subsequente realizada em cobaias, que foram alimentadas com carne seca, resultou em um aumento significativo de movimentos e sinalização alterada no hipocampo dos animais.

Também foram observadas alterações na microflora intestinal dos ratinhos, o que sugere que os nitratos da carne afetam mesmo o sistema nervoso.

O transtorno bipolar é uma condição crônica de saúde mental caracterizada por mudanças dramáticas nos níveis de humor e energia, incluindo episódios maníacos que podem durar semanas ou até mesmo meses. Surpreendentemente, pouco se sabe sobre as causas dessa doença.

Ainda assim, a dieta é uma área que tem atraído a atenção dos especialistas, com estudos sugerindo que uma alimentação ocidentalizada com alta carga glicêmica pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas.

No mais recente estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, foram analisadas histórias clínicas de mais de mil pessoas, com e sem problemas mentais. Com essa pesquisa, foi possível perceber que, no primeiro grupo (com problemas mentais), a probabilidade de se ter comido carne processada recentemente era três vezes maior.

De acordo com a revista Visão, o estudo associa o consumo de nitratos, utilizados nas carnes processadas, a uma saúde mental mais reduzida. Em uma experiência com ratos, os cientistas perceberam também que, depois de lhes darem uma dieta com adição de nitratos durante algumas semanas, os animais apresentaram sinais de hiperatividade.

Assim, os cientistas acreditam que a carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos dado que, na análise, foram tidos em conta vários alimentos e, segundo os pesquisadores, a carne processada se destacou em grande escala.

Apesar de se saber que a genética e o ambiente também influenciam o aparecimento de transtornos bipolares, a descoberta pode motivar pesquisas futuras que consigam criar mudanças na dieta dos doentes com esses distúrbios psicológicos, de modo a diminuir os episódios maníacos.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então não é apenas bacon… é carne processada. Título muito errado. Coloque salsicha, hambúrguer, Nuggets, etc… e a substancia é Nitrato ou Nitrito?? Verifiquem isso por favor!

  2. Concordo com o Rodrigo. Começaram a fazer títulos sensacionalistas – estilo o Terra – para obter mais cliques. Estão caminhando pra vala comum!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com apenas 3 anos, Ophelia tem um QI superior ao de Einstein

Ophelia Morgan-Dew tem apenas 3 anos, vive na cidade de Herefordshire, no Reino Unido, e pode ser o mais novo gênio do mundo. A menina fez o teste para medir o QI e os resultados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo (19) recorrer à Justiça, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter cancelado seu acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Roraima volta a pedir ao STF limite de entrada de venezuelanos

O governo de Roraima voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão temporária de entrada de imigrantes em território brasileiro para tentar conter o perigo de conflitos e o “eventual derramamento de sangue …

Aumento do Judiciário compromete orçamento de 13 Estados

Metade dos 26 estados ligou o alerta orçamentário: o aumento que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concederam a si mesmos – ainda depende de aprovação no Senado – pode inviabilizar a folha de …

Universidade de São Paulo abre inscrições para curso gratuito sobre Harry Potter

O universo de Harry Potter continua conquistando gerações. Desde o lançamento do primeiro romance em 1997 (A Pedra Filosofal), foram mais de 450 milhões de cópias vendidas, traduções para 73 idiomas e o surgimento de …

Polícia catalã abate homem que invadiu delegacia aos gritos de “Alá é grande”

O homem de 29 anos, de origem argelina, foi abatido, na manhã desta segunda-feira (20), depois de ter tentado invadir uma delegacia catalã armado com uma faca aos gritos de “Allahu Akbar”. Segundo o El País, …

Juiz solta empresário filmado agredindo a esposa; imagens fortes

O juiz Fabiano Ribeiro abriu mão da fiança e permitiu que o empresário Giorgio Alan Bortolin dos Santos, preso em flagrante após ser filmado por uma câmera de segurança agredindo a própria mulher, responda ao …

“Bola de fogo” 40 vezes mais brilhante que a Lua cheia atravessa os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite de sexta-feira (17). A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto sobrevoando a cidade, com um feixe de …

Com curso gratuito, USP quer meninas cientistas

Meninas que sonham ser cientistas contam agora com o incentivo de um grupo de pesquisadoras e cientistas de São Paulo. É o projeto “Meninas com Ciência-2ª edição SP: de mulheres cientistas para meninas que sonham”, …

Ministra neozelandesa pedala até hospital para dar à luz

Titular do Ministério para Mulheres que estava grávida de 42 semanas brincou que escolheu bicicleta porque não havia "espaço suficiente no carro”. A ministra para Mulheres da Nova Zelândia deu à luz ao seu primeiro bebê …