Bacon pode fazer muito mal à saúde mental

Um estudo recente concluiu que comer carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos em pessoas com distúrbios mentais.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que os pacientes que recebem cuidados médicos para sintomas maníacos são três vezes mais propensos a terem ingerido carne processada do que pacientes que estavam sendo tratados para outras condições psiquiátricas, como esquizofrenia.

O mecanismo por trás dessa associação ainda não está claro, mas uma experiência subsequente realizada em cobaias, que foram alimentadas com carne seca, resultou em um aumento significativo de movimentos e sinalização alterada no hipocampo dos animais.

Também foram observadas alterações na microflora intestinal dos ratinhos, o que sugere que os nitratos da carne afetam mesmo o sistema nervoso.

O transtorno bipolar é uma condição crônica de saúde mental caracterizada por mudanças dramáticas nos níveis de humor e energia, incluindo episódios maníacos que podem durar semanas ou até mesmo meses. Surpreendentemente, pouco se sabe sobre as causas dessa doença.

Ainda assim, a dieta é uma área que tem atraído a atenção dos especialistas, com estudos sugerindo que uma alimentação ocidentalizada com alta carga glicêmica pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas.

No mais recente estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, foram analisadas histórias clínicas de mais de mil pessoas, com e sem problemas mentais. Com essa pesquisa, foi possível perceber que, no primeiro grupo (com problemas mentais), a probabilidade de se ter comido carne processada recentemente era três vezes maior.

De acordo com a revista Visão, o estudo associa o consumo de nitratos, utilizados nas carnes processadas, a uma saúde mental mais reduzida. Em uma experiência com ratos, os cientistas perceberam também que, depois de lhes darem uma dieta com adição de nitratos durante algumas semanas, os animais apresentaram sinais de hiperatividade.

Assim, os cientistas acreditam que a carne processada pode aumentar o risco de episódios maníacos dado que, na análise, foram tidos em conta vários alimentos e, segundo os pesquisadores, a carne processada se destacou em grande escala.

Apesar de se saber que a genética e o ambiente também influenciam o aparecimento de transtornos bipolares, a descoberta pode motivar pesquisas futuras que consigam criar mudanças na dieta dos doentes com esses distúrbios psicológicos, de modo a diminuir os episódios maníacos.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então não é apenas bacon… é carne processada. Título muito errado. Coloque salsicha, hambúrguer, Nuggets, etc… e a substancia é Nitrato ou Nitrito?? Verifiquem isso por favor!

  2. Concordo com o Rodrigo. Começaram a fazer títulos sensacionalistas – estilo o Terra – para obter mais cliques. Estão caminhando pra vala comum!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sauditas vão assumir morte de jornalista: foi um interrogatório que "não correu bem"

As autoridades sauditas, que negaram ter dado ordens para matar o jornalista Jamal Khashoggi, estão elaborando um relatório em que admitem a morte do jornalista e a justificam como resultado de um interrogatório que "não …

Startup brasileira oferece curso gratuito sobre estratégias do Vale do Silício

Um novo curso à distância promete ajudar os empresários brasileiros a descobrirem os segredos do sucesso do Vale do Silício. Oferecido pela Qulture.Rocks, startup de tecnologia para gestão de desempenho empresarial, o curso sobre OKRs (Objectives …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutas secas. Segundo um estudo, …

TSE remove inserção de Haddad com informação falsa sobre Bolsonaro

O ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a campanha do presidenciável do PT, Fernando Haddad, cesse a divulgação de uma propaganda eleitoral segunda a qual o candidato do PSL à Presidência, …

Igreja Ortodoxa rompe com Constantinopla: maior cisma do Cristianismo em 1.000 anos

A Igreja Ortodoxa Russa decidiu nesta segunda-feira (15), durante o Sínodo que realiza em Minsk, em Belarus, romper todos os vínculos com o Patriarcado de Constantinopla, anunciou o arcebispo metropolitano Hilarion. "O Santo Sínodo decidiu romper …

Menino morre após ser atingido por disparo de arma feito por garoto de 12 anos

Um menino de 11 anos foi morto em Guarantã do Norte, no Mato Grosso, depois de outro garoto, de 12 anos, usar uma arma. De acordo com informações da Polícia Judiciária Civil, o fato aconteceu …

Clube Republicano: Trump com uma Coca-Cola Light ao estilo dos cães jogando pôquer

Há um novo quadro nas paredes da Casa Branca: “Clube Republicano”, no qual Donald Trump aparece à mesa com outros dez presidentes republicanos. O que se bebe? Coca-Cola Light. Andy Thomas, o artista de Missouri que, …

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado …

Bolsonaro diz que "quem vai mandar no Brasil serão os capitães"

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, visitou nesta segunda-feira (15) a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Bolsonaro chegou ao quartel, em …

A Teoria do Cabelo Macio: o último artigo publicado de Stephen Hawking

Artigo sobre entropia dos buracos negros e a Teoria do Cabelo Macio foram completados dias antes da morte do físico, em março. De acordo com o The Guardian, o último artigo do físico Stephen Hawking foi divulgado pelos físicos …