Doce ou salgada, no cinema ou no sofá, vendo um bom filme, a pipoca é um “petisco” que poucos conseguem recusar. Além disso, estudos recentes comprovam que ela pode fazer bem à saúde e até ajudar a emagrecer. Mas é preciso saber como prepará-las.
Mesmo com a comprovação científica de que a pipoca carrega antioxidantes e fibras, é preciso prestar atenção na forma como o alimento é preparado.
Se você é daquelas pessoas que gosta de “rechear” o petisco com manteiga ou colocar temperos prontos, tenha cuidado, pois dessa maneira aumentam os índices de colesterol, gordura e sódio. Já os benefícios da pipoca evaporam juntamente com o calor.
A nutricionista Abby Langer recomenda que a pipoca deve ser preparada na panela e sem qualquer ingrediente, como o sal. Esse tipo de preparação implica a ingestão de somente 30 calorias. E sem gordura, nem sódio ou colesterol.
“Não tem somente muita fibra, mas quando é preparada com pouca gordura, é muito baixa em calorias”, explica Abby Langer ao site Medical Daily. “Também tem muito volume, por isso pode fazer com que você fique cheio” e “é satisfatória, por ser crocante“, acrescenta.
Por outro lado, a pipoca preparada no micro-ondas pode se revelar nociva. Apesar de haver poucos estudos sobre os riscos associados, é possível afirmar que esse método não é benéfico para a saúde.
Aquele cheiro desagradável que surge juntamente com o vapor do saco aberto é o resultado de diversos compostos químicos que podem causar danos ao pulmão. “O vapor e alguns tipos de químicos – talvez algum metabolito de óleo vegetal – aparecem”, diz ao Medical Daily o especialista pulmonar Len Horovitz, do Hospital Lenox Hill em Nova York.
Quanto a acompanhamentos, as coberturas à base de manteiga não são recomendadas porque contêm gordura que aumenta o colesterol. O uso de açúcar ou caramelo também não é recomendável.
A dietista Laura Jeffers aconselha, através do Medical Daily, o uso de ingredientes como páprica, queijo parmesão, pimenta leve e gengibre em pó como forma de dar aquele toque especial à pipoca.
E, claro, não se pode esquecer de ficar de olho na quantidade de pipoca que você come. Se apostar em algum acompanhamento com manteiga, se arrisca a ingerir até 1000 calorias.
O ideal é o consumo de porções equivalentes a três xícaras, o que não ultrapassa 100 calorias. Mas, com a pipoca, o problema é mesmo conseguir parar de comer.