Pipoca pode fazer bem à saúde (e até emagrecer)

Fir0002 / Flagstaffotos

Doce ou salgada, no cinema ou no sofá, vendo um bom filme, a pipoca é um “petisco” que poucos conseguem recusar. Além disso, estudos recentes comprovam que ela pode fazer bem à saúde e até ajudar a emagrecer. Mas é preciso saber como prepará-las.

Mesmo com a comprovação científica de que a pipoca carrega antioxidantes e fibras, é preciso prestar atenção na forma como o alimento é preparado.

Se você é daquelas pessoas que gosta de “rechear” o petisco com manteiga ou colocar temperos prontos, tenha cuidado, pois dessa maneira aumentam os índices de colesterol, gordura e sódio. Já os benefícios da pipoca evaporam juntamente com o calor.

A nutricionista Abby Langer recomenda que a pipoca deve ser preparada na panela e sem qualquer ingrediente, como o sal. Esse tipo de preparação implica a ingestão de somente 30 calorias. E sem gordura, nem sódio ou colesterol.

“Não tem somente muita fibra, mas quando é preparada com pouca gordura, é muito baixa em calorias”, explica Abby Langer ao site Medical Daily. “Também tem muito volume, por isso pode fazer com que você fique cheio” e “é satisfatória, por ser crocante“, acrescenta.

Por outro lado, a pipoca preparada no micro-ondas pode se revelar nociva. Apesar de haver poucos estudos sobre os riscos associados, é possível afirmar que esse método não é benéfico para a saúde.

Aquele cheiro desagradável que surge juntamente com o vapor do saco aberto é o resultado de diversos compostos químicos que podem causar danos ao pulmão. “O vapor e alguns tipos de químicos – talvez algum metabolito de óleo vegetal – aparecem”, diz ao Medical Daily o especialista pulmonar Len Horovitz, do Hospital Lenox Hill em Nova York.

Quanto a acompanhamentos, as coberturas à base de manteiga não são recomendadas porque contêm gordura que aumenta o colesterol. O uso de açúcar ou caramelo também não é recomendável.

A dietista Laura Jeffers aconselha, através do Medical Daily, o uso de ingredientes como páprica, queijo parmesão, pimenta leve e gengibre em pó como forma de dar aquele toque especial à pipoca.

E, claro, não se pode esquecer de ficar de olho na quantidade de pipoca que você come. Se apostar em algum acompanhamento com manteiga, se arrisca a ingerir até 1000 calorias.

O ideal é o consumo de porções equivalentes a três xícaras, o que não ultrapassa 100 calorias. Mas, com a pipoca, o problema é mesmo conseguir parar de comer.

Ciberia // Hypeness / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …