Dieta vegetariana afeta a nossa saúde (para pior)

Pesquisadores austríacos realizaram um estudo que revela incidências significativamente maiores de câncer em indivíduos vegetarianos.

Uma equipe de cientistas do Instituto de Medicina Social e Epidemiologia da Universidade Médica de Graz, na Áustria, realizou um estudo que revela o que pode significar uma dieta vegetariana para a nossa saúde.

A equipe analisou dados de 1290 indivíduos austríacos, com 15 anos ou mais. O grupo foi dividido em quatro subgrupos: 330 indivíduos eram vegetarianos, 330 eram carnívoros que comiam também muita fruta e vegetais, 300 eram carnívoros que comiam muita carne e 330, embora carnívoros, alimentavam-se de pouca carne.

O estudo revelou que, em geral, os vegetarianos sofrem mais de condições crônicas e tomam mais medicação do que os indivíduos que se alimentam de carne ocasionalmente.

No entanto, a experiência provou que quem opta pela dieta vegetariana tende a ter um menor Índice de Massa Corporal (IMC), fazendo com que sofram menos de problemas relacionados com o colesterol, hipertensão, doença arterial coronária e diabetes tipo 2.

Relacionadas à dieta vegetariana, surgem as condições socioeconômicas dos indivíduos. Os produtos consumidos em uma dieta vegetariana são mais caros, fazendo com que muitas pessoas não tenham recursos econômicos para consumir produtos vegetais de alta qualidade.

Curiosamente, o estudo revelou que os vegetarianos são menos vacinados e vão ao médico com menos regularidade do que os outros grupos. Este fato pode afetar os dados relativos às condições crônicas observados neste estudo.

Pensa-se que esta a de preocupação com a saúde esteja intimamente relacionada com as táticas de marketing das marcas de alimentos saudáveis que, afirmando que a “comida é medicina”, podem levar os indivíduos a acreditar que não precisam ir ao médico porque a sua dieta saudável já é um bom remédio.

A correlação entre o Índice de Massa Corporal e a carne ficaram claros neste estudo. Os carnívoros que consomem muita carne na sua dieta têm o IMC mais alto, enquanto que os indivíduos exclusivamente vegetarianos têm o menor.

Mas a correlação e a causa não são claras. Os consumidores de carne apresentam também uma taxa muito maior de consumo de álcool, que é uma das formas mais rápidas e infalíveis de engordar.

No que diz respeito a dietas alimentares, há inúmeros fatores que desempenham um papel importante na forma como interagimos com as nossas escolhas alimentares, como o ambiente, o nível de atividade física e a genética.

Durante a maior parte da nossa história evolutiva, a proteína e a gordura foram escassas e difíceis de conseguir. Mas, hoje em dia, comer carne e ignorar os carboidratos e as fibras presentes nas plantas parece ser tão perigoso quanto evitar totalmente a carne na nossa dieta alimentar.

Sobre as nossas escolhas e como elas podem influenciar a nossa saúde e bem-estar, os cientistas defendem que devemos optar por uma dieta alimentar consciente e que esta deve, sobretudo, se tratar de um “equilíbrio em uma era de excessos”.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um relatório que atira para todo lado e não diz coisa alguma de novo ou que possa servir de referência para decisões conscientes sobre nossa saúde/dieta. Gostaria de saber quem financiou o estudo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …