Dieta vegetariana afeta a nossa saúde (para pior)

Pesquisadores austríacos realizaram um estudo que revela incidências significativamente maiores de câncer em indivíduos vegetarianos.

Uma equipe de cientistas do Instituto de Medicina Social e Epidemiologia da Universidade Médica de Graz, na Áustria, realizou um estudo que revela o que pode significar uma dieta vegetariana para a nossa saúde.

A equipe analisou dados de 1290 indivíduos austríacos, com 15 anos ou mais. O grupo foi dividido em quatro subgrupos: 330 indivíduos eram vegetarianos, 330 eram carnívoros que comiam também muita fruta e vegetais, 300 eram carnívoros que comiam muita carne e 330, embora carnívoros, alimentavam-se de pouca carne.

O estudo revelou que, em geral, os vegetarianos sofrem mais de condições crônicas e tomam mais medicação do que os indivíduos que se alimentam de carne ocasionalmente.

No entanto, a experiência provou que quem opta pela dieta vegetariana tende a ter um menor Índice de Massa Corporal (IMC), fazendo com que sofram menos de problemas relacionados com o colesterol, hipertensão, doença arterial coronária e diabetes tipo 2.

Relacionadas à dieta vegetariana, surgem as condições socioeconômicas dos indivíduos. Os produtos consumidos em uma dieta vegetariana são mais caros, fazendo com que muitas pessoas não tenham recursos econômicos para consumir produtos vegetais de alta qualidade.

Curiosamente, o estudo revelou que os vegetarianos são menos vacinados e vão ao médico com menos regularidade do que os outros grupos. Este fato pode afetar os dados relativos às condições crônicas observados neste estudo.

Pensa-se que esta a de preocupação com a saúde esteja intimamente relacionada com as táticas de marketing das marcas de alimentos saudáveis que, afirmando que a “comida é medicina”, podem levar os indivíduos a acreditar que não precisam ir ao médico porque a sua dieta saudável já é um bom remédio.

A correlação entre o Índice de Massa Corporal e a carne ficaram claros neste estudo. Os carnívoros que consomem muita carne na sua dieta têm o IMC mais alto, enquanto que os indivíduos exclusivamente vegetarianos têm o menor.

Mas a correlação e a causa não são claras. Os consumidores de carne apresentam também uma taxa muito maior de consumo de álcool, que é uma das formas mais rápidas e infalíveis de engordar.

No que diz respeito a dietas alimentares, há inúmeros fatores que desempenham um papel importante na forma como interagimos com as nossas escolhas alimentares, como o ambiente, o nível de atividade física e a genética.

Durante a maior parte da nossa história evolutiva, a proteína e a gordura foram escassas e difíceis de conseguir. Mas, hoje em dia, comer carne e ignorar os carboidratos e as fibras presentes nas plantas parece ser tão perigoso quanto evitar totalmente a carne na nossa dieta alimentar.

Sobre as nossas escolhas e como elas podem influenciar a nossa saúde e bem-estar, os cientistas defendem que devemos optar por uma dieta alimentar consciente e que esta deve, sobretudo, se tratar de um “equilíbrio em uma era de excessos”.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um relatório que atira para todo lado e não diz coisa alguma de novo ou que possa servir de referência para decisões conscientes sobre nossa saúde/dieta. Gostaria de saber quem financiou o estudo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Arqueólogos revelam restos mortais de cachorro de 8.400 anos descoberto na Suécia

Após vários meses de meticulosos trabalhos de escavação, foram finalmente revelados os restos mortais de um cachorro, de uma raça há muito tempo desaparecida, enterrado há mais de 8.400 anos na Suécia ao lado de …

“Cogumelos mágicos” são 4x melhores do que antidepressivos, descobre estudo

Quando a psilocibina, a molécula psicodélica descoberta nos cogumelos mágicos (Psilocybe cubensis), é usada durante a psicoterapia, parece possuir efeitos antidepressivos rápidos, substanciais e duradouros contra a depressão maior, de acordo com um novo ensaio …

Sem Trump, Putin e Bolsonaro ensaiam aproximação

Moscou sabe que a troca de poder na Casa Branca abre brecha na política externa brasileira. O elogio do presidente russo às "qualidades masculinas" de Bolsonaro pode ser apenas o primeiro sinal de uma aproximação. "O …

Crimes por preconceito de cor, raça ou orientação sexual podem ter punição maior

Projeto passa no Senado e vai à Câmara, mas falta definir tamanho da pena. Proposta entrou na pauta a pedido de Paulo Paim para "dar uma resposta" ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas. Falta a …

Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação …

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …

França aprova projeto de lei que prevê punir filmagem de policiais em ação

Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira (24), em primeira leitura, o polêmico projeto de lei sobre a "segurança global", que prevê punir a gravação e divulgação de policiais em ação. O texto será votado pelo …

Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta. A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos …

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …