Bactérias achadas em excremento de cobra mostram resistência a antibióticos e ameaçam saúde humana

Cientistas descobrem que bactérias recém-isoladas encontradas no excremento da cobra-trepadeira são resistentes a pelo menos 35 tipos de antibióticos. Organização Mundial das Saúde alerta que 70% das doenças infecciosas têm sua origem em microrganismos da vida selvagem.

Uma equipe de pesquisadores na Índia descobriu duas novas espécies de bactérias nas fezes de uma cobra presente em vários países asiáticos, e que se chegarem ao contato humano, podem causar doenças graves difíceis de curar, de acordo com o portal NDTV.

A pesquisa foi realizada por cientistas da Faculdade Shri Shiv Chhatrapati em conjunto a outras organizações acadêmicas.

A cobra estudada é do gênero Ahaetulla nasuta, conhecida popularmente como cobra-trepadeira, uma espécie levemente venenosa. Em suas fezes, os especialistas encontraram duas superbactérias da família Planococcaceae, e dada sua ampla resistência e alta taxa de transmissibilidade, esses microrganismos podem representar perigo para saúde humana.

Outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato das bactérias serem resistentes a 35 tipos diferentes de antibióticos, o que as tornariam ainda mais difíceis de superar caso uma pessoa se contagie.

“A bactéria aqui relatada pertence à família Planococcaceae e algumas espécies dessa família são patogênicas por natureza, por isso é importante identificar as bactérias em cobras porque podem causar doenças infecciosas”, disse o dr. Ravindra Chaudhari, um do autores do estudo citado pela mídia.

De acordo com os pesquisadores, se contraídos, esses microrganismos podem causar celulite, necrose dos tecidos, gangrena dos dedos das mãos/pés ou fasciíte necrosante extensa.

Nesses casos, a medicação mais indicada é, justamente, os antibióticos, mas diante da resistência das bactérias a essa droga, ainda não existe tratamento para tal, e por isso sua contração pode ter consequências tão severas.

Os autores lembram que a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou recentemente que 70% das doenças infecciosas têm sua origem devido a microrganismos da vida selvagem.

“Recentemente, foi observado que as cobras krait chinesa e a naja podem ter sido a fonte original do coronavírus. Quando os pesquisadores realizaram uma análise bioinformática mais detalhada da sequência de 2019-nCoV, ficou sugerido esse fato”, disse o dr. Chaudhari.

O pesquisador acrescenta que “é melhor começarmos uma pesquisa nessa direção e fazer alguns medicamentos antibióticos” antes que seja tarde demais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …