Existem formigas que produzem os próprios antibióticos

Rubén Díaz / Flickr

Algumas espécies de formigas produzem os próprios antibióticos, o que pode ter implicações na procura de novos medicamentos para uso humano, indica um estudo divulgado nesta quarta-feira (7).

“As descobertas sugerem que as formigas podem, no futuro, ser uma fonte de novos antibióticos para ajudar na luta contra doenças humanas”, disse o principal autor do estudo, Clint Penick, pesquisador assistente da Universidade do Estado do Arizona e ex-pesquisador da Universidade da Carolina do Norte.

Os cientistas lembram que as formigas, assim como os seres humanos, lidam com a doença e combatem as bactérias que causam algumas dessas doenças produzindo os próprios antibióticos. No entanto, segundo o estudo comparativo, 40% das espécies de formigas testadas não parece produzir antibióticos.

Adrian Smith, outro dos autores do estudo, professor assistente e pesquisador em ciências biológicas, da Universidade da Carolina do Norte, disse que uma das espécies examinadas, a saúva (Solenopsis molesta) foi a que teve “o efeito antibiótico mais poderoso de todas as espécies testadas”.

O estudo “Imunidade externa nas sociedades das formigas: a sociabilidade e o tamanho da colônia não implica investimento em antimicrobianos”, foi apresentado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e publicado na revista Royal Society Open Science.

Para o estudo, os pesquisadores testaram as propriedades antimicrobianas associadas a 20 espécies de formigas. Foi usado um solvente para remover as substâncias na superfície do corpo de cada inseto, sendo a solução resultante introduzida em uma pasta bacteriana.

O crescimento das bactérias na pasta foi depois comparado com o crescimento das bactérias em um grupo de controle. Um crescimento menor de bactérias (comparado com o grupo de controle) significaria que um agente antimicrobiano estava ativo. A pasta contendo a solução da saúva não mostrou crescimento bacteriano.

Os cientistas descobriram que 12 das 20 espécies de formigas testadas tinham algum tipo de agente antimicrobiano nos exoesqueletos. As outras oito ou não usavam antibióticos ou se usavam eram ineficazes contra a bactéria usada no estudo.

“Encontrar espécies que carregam um poderoso agente antimicrobiano é uma boa notícia para os que querem descobrir novos antibióticos que podem ajudar os seres humanos. Mas o fato de muitas espécies parecerem ter pouca ou nenhuma defesa química contra os micróbios patogênicos também é importante”, disse Adrian Smith.

Até agora, pensava-se, erroneamente, que a maioria, se não todas as espécies de formigas, possuía agentes antimicrobianos, mas parece que muitas espécies “encontraram formas alternativas de prevenir as infecções que não dependem de produtos químicos antimicrobianos”, afirmou Clint Penick.

Os pesquisadores dizem que o estudo é um primeiro passo de um trabalho sem limites. Nos testes. foi usado apenas um agente bacteriano, pelo que não se sabe como cada espécie de formiga reage a outras bactérias. Também é preciso determinar que substâncias produzem os efeitos antibióticos e que estratégias alternativas aos antibióticos algumas espécies de formigas usam para se defender das doenças.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Arqueólogos revelam restos mortais de cachorro de 8.400 anos descoberto na Suécia

Após vários meses de meticulosos trabalhos de escavação, foram finalmente revelados os restos mortais de um cachorro, de uma raça há muito tempo desaparecida, enterrado há mais de 8.400 anos na Suécia ao lado de …

“Cogumelos mágicos” são 4x melhores do que antidepressivos, descobre estudo

Quando a psilocibina, a molécula psicodélica descoberta nos cogumelos mágicos (Psilocybe cubensis), é usada durante a psicoterapia, parece possuir efeitos antidepressivos rápidos, substanciais e duradouros contra a depressão maior, de acordo com um novo ensaio …

Sem Trump, Putin e Bolsonaro ensaiam aproximação

Moscou sabe que a troca de poder na Casa Branca abre brecha na política externa brasileira. O elogio do presidente russo às "qualidades masculinas" de Bolsonaro pode ser apenas o primeiro sinal de uma aproximação. "O …

Crimes por preconceito de cor, raça ou orientação sexual podem ter punição maior

Projeto passa no Senado e vai à Câmara, mas falta definir tamanho da pena. Proposta entrou na pauta a pedido de Paulo Paim para "dar uma resposta" ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas. Falta a …

Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação …

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …

França aprova projeto de lei que prevê punir filmagem de policiais em ação

Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira (24), em primeira leitura, o polêmico projeto de lei sobre a "segurança global", que prevê punir a gravação e divulgação de policiais em ação. O texto será votado pelo …

Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta. A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos …

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …