Bebês inalam doses elevadas de micróbios quando engatinham

O movimento dos bebês quando engatinham levanta grandes quantidades de bactérias e de esporos de fungos. Esta é a conclusão de um novo estudo científico que salienta que os bebês inalam quatro vezes mais partículas biológicas do que os adultos.

O deslocamento dos bebês pelo chão inicia a movimentação de índices elevados de pó, de células de pele, de bactérias, de polens e de esporos de fungos, levando-os a inalarem quatro vezes mais (por quilograma de massa corporal) partículas biológicas do que os adultos que caminham no mesmo espaço.

Estes dados foram apurados em uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Purdue, no estado de Indiana, nos EUA. Mas se os resultados parecem preocupantes, o cientista que liderou o estudo, Brandon Boor, destaca que não há necessariamente motivos para alarde.

“Muitos estudos já mostraram que a exposição por inalação a micróbios e a partículas portadoras e alergênicos, nesta fase da vida, desempenha um papel significativo tanto no desenvolvimento, como na proteccção contra asma e doenças alérgicas“, afirma o pesquisador em comunicado sobre a pesquisa.

Boor nota que alguns estudos chegaram a concluir que a exposição “a uma grande diversidade e concentração de materiais biológicos pode reduzir a prevalência de asma e de alergias mais tarde na vida”.

Partículas chegam às zonas mais profundas dos pulmões

Nesta pesquisa, divulgada na publicação científica Environmental Science & Technology, analisou-se o que acontece, em termos de partículas suspensas no ar, quando os bebês se movimentam.

Para isso, foi preciso construir um bebê robótico que engatinhou sobre amostras de carpetes que tinham sido retiradas de casas. Assim, conseguiram medir as partículas na zona respiratória dos bebês.

Os pesquisadores usaram “instrumentação de aerossol para rastrear partículas biológicas a flutuarem no ar em torno do bebê, em tempo real, segundo a segundo“, explica Brandon Boor. “O instrumento usa laser para que o material biológico seja fluorescente”, acrescenta, notando que assim foi possível separar bactérias, fungos e polens.

Os resultados revelaram “uma nuvem concentrada” de partículas suspensas em torno do bebê robótico, em níveis que podem ser “20 vezes mais elevados do que os níveis de material mais altos na sala”, segundo o comunicado sobre o estudo.

Um dado destacado pelos cientistas é o fato de os corpos dos bebês não estarem tão preparados como os dos adultos para bloquearem estas partículas de pó.

“Em um adulto, uma porção significativa das partículas biológicas é removida no sistema respiratório superior, nas narinas e na garganta”, salienta Boor. “Mas as crianças muito novas respiram mais frequentemente pela boca e uma fração significativa é depositada nas vias aéreas inferiores – as regiões traqueobronquiais e pulmonares”.

Assim, as partículas chegam até as “regiões mais profundas dos pulmões”, nota ainda Boor. E, provavelmente, era mesmo esse o objetivo, com o intuito de fortalecer o sistema imunológico dos bebês, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …