Bebês inalam doses elevadas de micróbios quando engatinham

O movimento dos bebês quando engatinham levanta grandes quantidades de bactérias e de esporos de fungos. Esta é a conclusão de um novo estudo científico que salienta que os bebês inalam quatro vezes mais partículas biológicas do que os adultos.

O deslocamento dos bebês pelo chão inicia a movimentação de índices elevados de pó, de células de pele, de bactérias, de polens e de esporos de fungos, levando-os a inalarem quatro vezes mais (por quilograma de massa corporal) partículas biológicas do que os adultos que caminham no mesmo espaço.

Estes dados foram apurados em uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Purdue, no estado de Indiana, nos EUA. Mas se os resultados parecem preocupantes, o cientista que liderou o estudo, Brandon Boor, destaca que não há necessariamente motivos para alarde.

“Muitos estudos já mostraram que a exposição por inalação a micróbios e a partículas portadoras e alergênicos, nesta fase da vida, desempenha um papel significativo tanto no desenvolvimento, como na proteccção contra asma e doenças alérgicas“, afirma o pesquisador em comunicado sobre a pesquisa.

Boor nota que alguns estudos chegaram a concluir que a exposição “a uma grande diversidade e concentração de materiais biológicos pode reduzir a prevalência de asma e de alergias mais tarde na vida”.

Partículas chegam às zonas mais profundas dos pulmões

Nesta pesquisa, divulgada na publicação científica Environmental Science & Technology, analisou-se o que acontece, em termos de partículas suspensas no ar, quando os bebês se movimentam.

Para isso, foi preciso construir um bebê robótico que engatinhou sobre amostras de carpetes que tinham sido retiradas de casas. Assim, conseguiram medir as partículas na zona respiratória dos bebês.

Os pesquisadores usaram “instrumentação de aerossol para rastrear partículas biológicas a flutuarem no ar em torno do bebê, em tempo real, segundo a segundo“, explica Brandon Boor. “O instrumento usa laser para que o material biológico seja fluorescente”, acrescenta, notando que assim foi possível separar bactérias, fungos e polens.

Os resultados revelaram “uma nuvem concentrada” de partículas suspensas em torno do bebê robótico, em níveis que podem ser “20 vezes mais elevados do que os níveis de material mais altos na sala”, segundo o comunicado sobre o estudo.

Um dado destacado pelos cientistas é o fato de os corpos dos bebês não estarem tão preparados como os dos adultos para bloquearem estas partículas de pó.

“Em um adulto, uma porção significativa das partículas biológicas é removida no sistema respiratório superior, nas narinas e na garganta”, salienta Boor. “Mas as crianças muito novas respiram mais frequentemente pela boca e uma fração significativa é depositada nas vias aéreas inferiores – as regiões traqueobronquiais e pulmonares”.

Assim, as partículas chegam até as “regiões mais profundas dos pulmões”, nota ainda Boor. E, provavelmente, era mesmo esse o objetivo, com o intuito de fortalecer o sistema imunológico dos bebês, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …