É uma guerra? Um acidente nuclear? É a Bélgica distribuindo pastilhas de iodo

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

As farmácias belgas estão desde esta terça-feira (6) a dar, de forma gratuita, pastilhas de iodo às pessoas que solicitem como parte de um novo plano de segurança nuclear iniciado pelo Governo, que amplia a distribuição deste mineral a todo o território do país como proteção em caso de acidente nuclear.

As pastilhas estarão disponíveis para toda a população, mas sua ingestão é recomendada somente para grupos de risco como crianças, mulheres grávidas e em período de lactação, ou professores de escolas e creches, informou a agência de notícias locais Belga.

Estas pílulas atuam sobre a tireóide, saturando-a deste composto para evitar que absorva o iodo radiativo que seria liberado por um vazamento nuclear e prevenir assim o desenvolvimento de câncer.

As pessoas que vivem em um raio de 20 quilômetros ao redor das usinas nucleares ativas do país – a de Tihange, no leste, e a de Doel, no norte – já receberam as pílulas.

O novo plano prevê a distribuição em um raio de 100 quilômetros ao redor de qualquer central e inclui também a usina holandesa de Borssele e a francesa de Chooz, próximas às fronteiras belgas com ambos países, por isso que na prática representa a cobertura de todo o Estado. O Governo Federal porá em andamento hoje uma campanha de informação sobre a segurança nuclear.

As usinas nucleares belgas estiveram no ponto de mira após os problemas de segurança registrados em Tihange, que permaneceu fechada por 21 meses por este motivo até sua reabertura em dezembro de 2015.

Mas também porque depois dos atentados terroristas de 22 de março de 2016 em Bruxelas se temeu de que estas fossem o alvo inicial dos perpetradores, um extremo desmentido finalmente pelas autoridades.

No dia dos atentados, ambas as centrais foram evacuadas e dois dias depois, em 24 de março, foi informado que um homem que trabalhava como agente de segurança de Tihange foi assassinado e seu passe de entrada roubado.

Dois dias mais tarde, as autoridades belgas retiraram os passes de entrada à usina nuclear de Tihange de várias pessoas e reduziram provisoriamente o número de funcionários, além de reforçar o dispositivo de segurança com guardas privados, policiais locais e federais e militares.

A Bélgica deve abandonar a energia nuclear em 2025 e assim consta no pacto energético e no acordo do Governo de coalizão do país.

Este objetivo foi posto em interdição nos últimos meses por alguns partidos, organizações patronais e acadêmicas, que colocam questões sobre seu custo e potencial impacto sobre o cumprimento dos objetivos climáticos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …