Falhas estruturais são descobertas em central nuclear na Bélgica

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

Os cidadãos que vivem perto da central nuclear de Tihange 3, na Bélgica, estão seriamente preocupados com a segurança da central, que sofreu várias paralisações nos últimos anos.

A operadora da central nuclear, Engie-Electrabel, confirmou na quinta-feira (5) anomalias no reforço de concreto armado, presentes desde a construção do edifício Tihange 3, na região de Valônia, na Bélgica.

A Electrabel lançou um programa de inspeção e reparo preventivo para todas as suas unidades. A descoberta das anomalias surgiu durante a revisão, planejada previamente e ainda em andamento, do reator – motivo pelo qual a operadora afirma que nenhuma conclusão pode ser tirada antes da conclusão dos trabalhos.

Segundo o jornal Le Soir, os especialistas da empresa detectaram anomalias no concreto armado, que estava lá desde a construção. Esse defeito na central nuclear pode enfraquecer a estrutura da unidade. Os reatores da central de Doel, no entanto, não são afetados pelo mesmo problema graças à sua arquitetura distinta.

A agência de segurança nuclear da Bélgica (AFCN) informou que a operação da central nuclear Tihange 3 não será reiniciada antes que o bunker blindado, que abriga serviços de emergência em que foram detectadas as anomalias, seja declarado seguro. De acordo com uma estimativa preliminar, a Tihange 3 pode só estar operacional em setembro.

A central de Tihange está localizada a apenas 60 quilômetros da fronteira com a Alemanha e a Holanda, enquanto que Doel fica próxima da cidade portuária belga de Antuérpia, junto à fronteira com a Holanda.

A proximidade das centrais com países europeus alarma a população. Em junho do ano passado, milhares de manifestantes se uniram para formar um cordão humano de 90 quilômetros para exigir o encerramento das centrais nucleares belgas de Thiange e Doel.

Em questão estão preocupações relacionadas com a segurança. Nesse mês, foram descobertas microfissuras na central nuclear Tihange 2, sendo que uma inspeção feita em 2015 tinha já registrado mais de 3 mil imperfeições. No reator nuclear 3 de Doel também foram encontrados novos elementos danificados.

Apesar de toda a preocupação em volta da segurança das centrais nucleares, as autoridades insistem que ambos são perfeitamente seguros.

Por sua vez, em setembro, a Alemanha começou a tomar iodo com receio de um vazamento radioativo da central nuclear belga. Mais tarde, em março deste ano, os belgas aderiram à iniciativa e começaram também a tomar pastilhas de iodo.

As farmácias belgas começaram a fornecer gratuitamente comprimidos de iodo às pessoas que as solicitem, como parte de um plano de segurança nuclear, iniciado pelo governo, que amplia a distribuição do mineral a todo o território do país como prevenção em caso de acidente nuclear.

E se um acidente nuclear vier mesmo a acontecer, os comprimidos de iodo poderão ser a salvação dos países que circundam esse vulcão nuclear que é a Bélgica.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As usinas nucleares são super seguras, iluminam, e energizam todo o mundo super desenvolvido. A energia nuclear é econômica, prática – porque as usinas podem ser instaladas em qualquer local. A propaganda enganosa deve em quando costuma espalhar uns boatos tentando apavorar os Estados possuidores dos minérios nucleares -urânio, tório, berilo, nióbio e outros – de modo que tais Estados não utilizem os minérios nucleares, deixando só para eles os minérios em questão.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …