Falhas estruturais são descobertas em central nuclear na Bélgica

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

Os cidadãos que vivem perto da central nuclear de Tihange 3, na Bélgica, estão seriamente preocupados com a segurança da central, que sofreu várias paralisações nos últimos anos.

A operadora da central nuclear, Engie-Electrabel, confirmou na quinta-feira (5) anomalias no reforço de concreto armado, presentes desde a construção do edifício Tihange 3, na região de Valônia, na Bélgica.

A Electrabel lançou um programa de inspeção e reparo preventivo para todas as suas unidades. A descoberta das anomalias surgiu durante a revisão, planejada previamente e ainda em andamento, do reator – motivo pelo qual a operadora afirma que nenhuma conclusão pode ser tirada antes da conclusão dos trabalhos.

Segundo o jornal Le Soir, os especialistas da empresa detectaram anomalias no concreto armado, que estava lá desde a construção. Esse defeito na central nuclear pode enfraquecer a estrutura da unidade. Os reatores da central de Doel, no entanto, não são afetados pelo mesmo problema graças à sua arquitetura distinta.

A agência de segurança nuclear da Bélgica (AFCN) informou que a operação da central nuclear Tihange 3 não será reiniciada antes que o bunker blindado, que abriga serviços de emergência em que foram detectadas as anomalias, seja declarado seguro. De acordo com uma estimativa preliminar, a Tihange 3 pode só estar operacional em setembro.

A central de Tihange está localizada a apenas 60 quilômetros da fronteira com a Alemanha e a Holanda, enquanto que Doel fica próxima da cidade portuária belga de Antuérpia, junto à fronteira com a Holanda.

A proximidade das centrais com países europeus alarma a população. Em junho do ano passado, milhares de manifestantes se uniram para formar um cordão humano de 90 quilômetros para exigir o encerramento das centrais nucleares belgas de Thiange e Doel.

Em questão estão preocupações relacionadas com a segurança. Nesse mês, foram descobertas microfissuras na central nuclear Tihange 2, sendo que uma inspeção feita em 2015 tinha já registrado mais de 3 mil imperfeições. No reator nuclear 3 de Doel também foram encontrados novos elementos danificados.

Apesar de toda a preocupação em volta da segurança das centrais nucleares, as autoridades insistem que ambos são perfeitamente seguros.

Por sua vez, em setembro, a Alemanha começou a tomar iodo com receio de um vazamento radioativo da central nuclear belga. Mais tarde, em março deste ano, os belgas aderiram à iniciativa e começaram também a tomar pastilhas de iodo.

As farmácias belgas começaram a fornecer gratuitamente comprimidos de iodo às pessoas que as solicitem, como parte de um plano de segurança nuclear, iniciado pelo governo, que amplia a distribuição do mineral a todo o território do país como prevenção em caso de acidente nuclear.

E se um acidente nuclear vier mesmo a acontecer, os comprimidos de iodo poderão ser a salvação dos países que circundam esse vulcão nuclear que é a Bélgica.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As usinas nucleares são super seguras, iluminam, e energizam todo o mundo super desenvolvido. A energia nuclear é econômica, prática – porque as usinas podem ser instaladas em qualquer local. A propaganda enganosa deve em quando costuma espalhar uns boatos tentando apavorar os Estados possuidores dos minérios nucleares -urânio, tório, berilo, nióbio e outros – de modo que tais Estados não utilizem os minérios nucleares, deixando só para eles os minérios em questão.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …