Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Alpsdake / Wikimedia

O sapo Pelophylax nigromaculatus

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo.

Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito raro que saiam vivas. No entanto, um novo estudo descobriu que é assim que esse besouro aquático sai após ser devorado por um sapo: vivinho da Silva.

Em um novo estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology, o ecólogo Shinji Sugiura, da Universidade de Kobe, descobriu novos detalhes sobre como evoluiu o comportamento de fuga de presas.

Quando a rã Pelophylax nigromaculatus devora o inseto, ele consegue sobreviver ao atravessar todo o sistema digestivo do anfíbio para logo escapar vivo e sem danos. Até o momento a suspeita era que os sapos regurgitavam o animal, que se move tão irregularmente, pelo mesmo orifício que entrou.

O estudo mostrou que 93% dos besouros que foram devorados pelo sapo fugiram pelo ânus do animal em cerca de quatro horas, geralmente embolados em fezes. A fuga mais veloz foi em apenas seis minutos.

Este besouro aquático é um excelente nadador já que evoluiu para respirar debaixo d’água usando bolsas de ar que leva debaixo das asas. E pode ter se adaptado para sobreviver por tempo suficiente dentro do sapo para escapar pelo seu bumbum.

Para descobrir como os besouros fazem que os sapos os defequem tão rapidamente “mais experimentos são necessários”, afirma o pesquisador para Wired. Uma hipótese do cientista é que o besouro estimula a porção posterior do intestino do animal usando as pernas e o corpo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …