Bill Gates: perder emprego para a inteligência artificial será bom para a humanidade

Você gostaria de perder seu emprego para um robô? Para Bill Gates, o bilionário dono da Microsoft, isso pode ser uma coisa boa. Ele acredita que a inteligência artificial (IA) vai eliminar muitas posições de trabalho e que essa evolução será benéfica para o homem.

Gates deu essa declaração polêmica em uma entrevista para a Fox Business, citada pelo Business Insider. Segundo ele, a IA vai obrigar as pessoas a serem mais eficientes e, consequentemente, a terem mais tempo livre, inclusive com férias mais longas.

“Se podemos produzir duas vezes o que fazemos hoje com menos trabalho, o propósito da humanidade não é só sentar atrás de um balcão e vender coisas“, disse Gates.

Mas… com menos empregos e mais gente sem trabalho, como as pessoas vão sobreviver? Gates afirmou que esse é um desafio para os próximos 20 anos, pois as mudanças serão mais rápidas a partir de agora. Para o bilionário, parte da solução deverá vir dos governos.

Os programas de segurança social terão que ser repensados para esse novo contexto, com o objetivo de ajudar as pessoas que ficarem sem empregos por causa da aplicação da tecnologia. As propostas devem mirar o deslocamento para a nova economia. Segundo ele, se o projeto for feito corretamente, será bom para todos.

Revolução em andamento

Gates argumenta que a tecnologia já está tirando empregos das pessoas, principalmente de posições que pagam salários mais baixos. O exemplo mais recente é o lançamento de uma loja física da Amazon, uma mercearia chamada Amazon Go, que não tem caixa.

O cliente registra sua presença por meio do smartphone, escolhe o produto e vai embora. Um sistema de IA identifica as compras e envia a conta para o perfil do usuário na Amazon.

Pode-se supor que essa tecnologia, se funcionar bem e for aprovada, será disseminada para grandes cadeias de supermercado, por exemplo.

“Se a sociedade é capaz de produzir todos os alimentos, casas e bens de consumo que ela precisa, então os trabalhadores devem ter permissão para relaxar e se concentrar em outros interesses”, disse Gates na entrevista.

Se a ideia de Gates vai vingar ou dar certo, é algo que o mundo terá de esperar para ver. Mas a indústria da tecnologia concorda que a IA é um caminho sem volta e que ainda vai provocar muitas mudanças.

O CEO da Google, Sundar Pichai, por exemplo, já declarou que a inteligência artificial será mais importante para a humanidade do que o domínio do fogo ou a eletricidade.

Já para o escritor Yuval Noah Harari, a questão passa por descobrir novos empregos em que as pessoas possam ser melhores do que algoritmos. Em artigo, ele classifica a nova geração de pessoas que perderão seus empregos para a IA como “classes inúteis”, e questiona: “as pessoas devem se envolver em atividades com algum propósito, ou vão ficar loucas. Afinal, o que a classe inútil irá fazer o dia todo?

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …