Bill Gates puxa orelha de Elon Musk por “espalhar desinformação” sobre COVID-19

Michael Buholzer / World Economic Forum

Bill Gates

É raro ver Bill Gates alfinetando alguém em público, então entenderemos se a seguinte notícia lhe causar espanto. De qualquer forma, foi exatamente isso o que aconteceu — o fundador da Microsoft deu um belo puxão de orelha no igualmente bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, durante uma entrevista concedida ao canal CNBC.

Batendo um papo a respeito de desinformação online, Gates soltou o verbo e afirmou que “a posição de Elon é a de manter um alto nível de comentários ultrajantes”. O filantropo se refere ao costume do empresário de disseminar informações falsas a respeito da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) usando suas redes sociais.

“Ele não está muito envolvido com as vacinas”, relembra Gates. “Ele faz um ótimo carro elétrico. E seus foguetes funcionam bem. Então ele estaria autorizado a dizer essas coisas. Eu espero que ele não se confunda em áreas nas quais ele não se envolve muito”, finaliza. Embora sutil, a mensagem parece ter sido bem clara: Musk, fique fora de áreas de atuação com as quais você não está profissionalmente familiarizado.

Desde o início da crise da COVID-19, Elon Musk tem constantemente tentando reduzir a gravidade da situação através de seu perfil no Twitter. O empresário já chegou a afirmar que os relatórios de mortes decorrentes da doença estavam sendo inflacionados, além de ter se posicionado contra o fechamento do comércio e comentado erroneamente que “crianças são praticamente imunes” ao vírus.

Enquanto isso, Gates se destaca por estar no rol dos ricaços da tecnologia que mais investem em pesquisas para encontrar uma cura para a enfermidade, já tendo gasto mais de US$ 275 milhões apenas para essa missão, segundo o site Billionaire Board.

Apesar da bronca épica, o fundador da Microsoft ressaltou, na mesma entrevista, que o problema não está só em Musk, mas sim na estruturação da internet como um todo. “Quando você deixa as pessoas se comunicarem, você precisa lidar com o fato de que determinadas coisas incorretas podem se disseminar muito rapidamente comparadas com a verdade. E isso é algo que sempre vimos sobre as vacinas”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …