Bill Gates puxa orelha de Elon Musk por “espalhar desinformação” sobre COVID-19

Michael Buholzer / World Economic Forum

Bill Gates

É raro ver Bill Gates alfinetando alguém em público, então entenderemos se a seguinte notícia lhe causar espanto. De qualquer forma, foi exatamente isso o que aconteceu — o fundador da Microsoft deu um belo puxão de orelha no igualmente bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, durante uma entrevista concedida ao canal CNBC.

Batendo um papo a respeito de desinformação online, Gates soltou o verbo e afirmou que “a posição de Elon é a de manter um alto nível de comentários ultrajantes”. O filantropo se refere ao costume do empresário de disseminar informações falsas a respeito da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) usando suas redes sociais.

“Ele não está muito envolvido com as vacinas”, relembra Gates. “Ele faz um ótimo carro elétrico. E seus foguetes funcionam bem. Então ele estaria autorizado a dizer essas coisas. Eu espero que ele não se confunda em áreas nas quais ele não se envolve muito”, finaliza. Embora sutil, a mensagem parece ter sido bem clara: Musk, fique fora de áreas de atuação com as quais você não está profissionalmente familiarizado.

Desde o início da crise da COVID-19, Elon Musk tem constantemente tentando reduzir a gravidade da situação através de seu perfil no Twitter. O empresário já chegou a afirmar que os relatórios de mortes decorrentes da doença estavam sendo inflacionados, além de ter se posicionado contra o fechamento do comércio e comentado erroneamente que “crianças são praticamente imunes” ao vírus.

Enquanto isso, Gates se destaca por estar no rol dos ricaços da tecnologia que mais investem em pesquisas para encontrar uma cura para a enfermidade, já tendo gasto mais de US$ 275 milhões apenas para essa missão, segundo o site Billionaire Board.

Apesar da bronca épica, o fundador da Microsoft ressaltou, na mesma entrevista, que o problema não está só em Musk, mas sim na estruturação da internet como um todo. “Quando você deixa as pessoas se comunicarem, você precisa lidar com o fato de que determinadas coisas incorretas podem se disseminar muito rapidamente comparadas com a verdade. E isso é algo que sempre vimos sobre as vacinas”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …