Bispo e padres compram fazenda de gado e lotérica com dinheiro desviado da igreja em Goiás

Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça apontam que Dom José Ronaldo, bispo de Formosa (GO), e quatro padres compraram uma fazenda para criação de gado e uma casa lotérica com dinheiro desviado de dízimos e doações. Os clérigos e funcionários administrativos foram detidos nesta segunda-feira (19), durante a Operação Caifás. Dinheiro também foi apreendido, encontrado em fundo falso do guarda-roupa do monsenhor.

De acordo com o Ministério Público, responsável pela denúncia, o prejuízo causado seria superior a R$ 2 milhões aos cofres da Igreja Católica. O promotor Douglas Chegury disse que já o tinha denunciado pelo mesmo motivo em Minas Gerais.

“O bispo enfrentou esse mesmo tipo de problema e resistência lá na Diocese de Janaúba (MG). Então ele veio transferido de lá para cá e aqui ele implementou um esquema semelhante ao que ele operava lá”, declarou ao G1.

Na decisão, que pediu a prisão temporária do grupo, o juiz Fernando Oliveira Samuel citou indícios de que o dinheiro era usado para pagar despesas pessoais e que carros da Diocese de Formosa (responsável por gerir as paróquias do nordeste de Goiás) eram usados com fins particulares.

“[A apuração aponta que as verbas arrecadadas] estão sendo sistematicamente desviados por ordem de José Ronaldo e igualmente aprovados em favor dos demais clérigos, chegando ao ponto na participação efetiva em atividades econômicas (pelo menos, atividade de pecuária e de exploração de casa lotérica). Além disso, é possível que veículos adquiridos pela diocese estejam sendo destinados para uso particular do Padre Moacyr na cidade de Posse”, declarou o juiz na decisão.

O magistrado afirmou ainda que os padres forjavam informações com o intuito de que as contas das igrejas de Posse, Formosa e Planaltina fossem ajustadas. À TV Anhanguera, filiada à Rede Globo, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse buscar conhecer melhor a denúncia.

(dr)

Dom José Ronaldo Ribeiro

As investigações foram iniciadas após denúncias de fiéis, que relataram desvios desde 2015. Em dezembro do ano passado, o bispo negou irregularidades nas contas da Diocese de Formosa. Mas, de acordo com o MP, o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos.

Segundo o promotor de Justiça Douglas Chegury, um dos responsáveis pela Operação Caifás, foram apreendidas caminhonetes da cúria em nome de terceiros, e ainda uma grande quantia de dinheiro em espécie, com valor ainda não divulgado.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Instituições religiosas, não importa a qual pertença, viraram máquinas de ganhar dinheiro e lesar o fiel, que insiste em ser enganado!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …