Bispo e padres compram fazenda de gado e lotérica com dinheiro desviado da igreja em Goiás

Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça apontam que Dom José Ronaldo, bispo de Formosa (GO), e quatro padres compraram uma fazenda para criação de gado e uma casa lotérica com dinheiro desviado de dízimos e doações. Os clérigos e funcionários administrativos foram detidos nesta segunda-feira (19), durante a Operação Caifás. Dinheiro também foi apreendido, encontrado em fundo falso do guarda-roupa do monsenhor.

De acordo com o Ministério Público, responsável pela denúncia, o prejuízo causado seria superior a R$ 2 milhões aos cofres da Igreja Católica. O promotor Douglas Chegury disse que já o tinha denunciado pelo mesmo motivo em Minas Gerais.

“O bispo enfrentou esse mesmo tipo de problema e resistência lá na Diocese de Janaúba (MG). Então ele veio transferido de lá para cá e aqui ele implementou um esquema semelhante ao que ele operava lá”, declarou ao G1.

Na decisão, que pediu a prisão temporária do grupo, o juiz Fernando Oliveira Samuel citou indícios de que o dinheiro era usado para pagar despesas pessoais e que carros da Diocese de Formosa (responsável por gerir as paróquias do nordeste de Goiás) eram usados com fins particulares.

“[A apuração aponta que as verbas arrecadadas] estão sendo sistematicamente desviados por ordem de José Ronaldo e igualmente aprovados em favor dos demais clérigos, chegando ao ponto na participação efetiva em atividades econômicas (pelo menos, atividade de pecuária e de exploração de casa lotérica). Além disso, é possível que veículos adquiridos pela diocese estejam sendo destinados para uso particular do Padre Moacyr na cidade de Posse”, declarou o juiz na decisão.

O magistrado afirmou ainda que os padres forjavam informações com o intuito de que as contas das igrejas de Posse, Formosa e Planaltina fossem ajustadas. À TV Anhanguera, filiada à Rede Globo, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse buscar conhecer melhor a denúncia.

(dr)

Dom José Ronaldo Ribeiro

As investigações foram iniciadas após denúncias de fiéis, que relataram desvios desde 2015. Em dezembro do ano passado, o bispo negou irregularidades nas contas da Diocese de Formosa. Mas, de acordo com o MP, o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos.

Segundo o promotor de Justiça Douglas Chegury, um dos responsáveis pela Operação Caifás, foram apreendidas caminhonetes da cúria em nome de terceiros, e ainda uma grande quantia de dinheiro em espécie, com valor ainda não divulgado.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Instituições religiosas, não importa a qual pertença, viraram máquinas de ganhar dinheiro e lesar o fiel, que insiste em ser enganado!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O Yellow Submarine da vida real está disponível para aluguel no Airbnb

O Submarino Amarelo nasceu em uma simpática canção de Paul McCartney de 1966, virou um longa de animação estrelado pelos Beatles em 1968, e agora, passadas mais de cinco décadas, se transformou em uma apartamento …

"O Iraque estará sempre comigo", diz papa ao fim de visita histórica ao Oriente Médio

O Papa Francisco concluiu sua histórica visita ao Iraque neste domingo (7) com uma missa diante de milhares de fiéis no norte do país devastado pelos jihadistas, conclamando os cristãos que ainda estão no …

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …