Igreja Universal é condenada a devolver dinheiro a fiéis por charlatanismo religioso

Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Templo Salomão, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus

A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais a um casal, que afirma ter sido coagido a doar seus bens. Além disso, a igreja também terá que devolver celulares, impressora, aparelho de fax, ar-condicionado ou pagar o valor equivalente desses bens.

Na ação, os ex-fiéis alegaram que passavam por problemas financeiros e procuraram a igreja. Disseram que os pastores recolhiam dinheiro e falavam que quanto mais dinheiro fosse doado, mais Jesus daria em troca. Afirmaram ainda que eram desafiados a fazerem donativos com o objetivo de provar a fé e sob ameaças.

A condenação inicialmente ocorreu Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A Igreja Universal recorreu então ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a sentença por unanimidade.

“Como ficou assentado no acórdão recorrido, as doações às instituições religiosas, de todos os matizes, são um componente essencial da liberdade de consciência e de crença garantida pelo artigo 5º, VI, da Constituição. No entanto, a hipótese dos autos narra uma situação excepcionalíssima em que as doações – conforme as provas colacionadas aos autos – foram resultado de coação moral irresistível, sob a ameaça de sofrimento e condenação espiritual”, afirmou a relatora do recurso especial da igreja, ministra Nancy Andrighi.

A Igreja Universal do Reino de Deus divulgou, em nota, que “o dízimo e todas as doações recebidas pela Universal seguem orientações bíblicas e legais, e são sempre totalmente voluntárias e espontâneas. Por fim, esclarecemos que, neste processo, ainda há um recurso que aguarda a análise do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente muitos usam o evangelho de Jesus Cristo de forma errônea. Quando Jesus comissionou seu discípulos a pregar o as boas novas de salvação,“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Não adquirais nem ouro, nem prata, nem cobre, para os bolsos dos vossos cintos, nem alforje para a viagem, nem duas peças de roupa interior, nem sandálias, nem bastão; pois o trabalhador merece o seu alimento.” – Mateus 10:8-10.
    Contexto Histórico:
    Muito antes do cristianismo, já no antigo Egito os faraós reservavam um boa quantia de recursos financeiros para os sacerdotes e manutenção dos templos para adoração de suas divindades.
    O cristianismo não iniciou dentro dos templos, o mestre era um peregrino, não possuía riqueza material algumas, se não, as suas vestes do corpo e a sandálias dos seus pés, e assim deveriam ser seus discípulos.
    A doutrina do evangelho de Jesus Cristo foi desvirtuada desde que o imperador romano Constantino, unificou as igrejas de Jesus Cristo e instituiu a Igreja Católica (universal) Apostólica Romana, e se intitulou o Papa da igreja de Cristo, Criando uma igreja estado, passou nomeou como cargo politico seus apadrinhados político, para dominar sobre a mente do povo e enriquecer a custa das ofertas e dízimos. Até pouco tempo no Brasil 50% de todos os impostos eram para a Santa Sé, que controlava o nascimento, casamento e mortalidade, não existia cartórios. Depois da Republica o Estado laico por força de acordo internacional teve que romper com a igreja, o que até hoje não aconteceu plenamente. As igrejas católicas enriqueceram ganhando terras, patrimônio e o dízimos que era cobrado compulsoriamente junto com o imposto ( 20%, o quinto) pelo Estado, hoje possui grandes redes hospitais, universidades, escolas que cobram o olho da cara, remetem bilhões para o vaticano, e ninguém fala nada?
    É verdade que alguns sacerdotes exploram a fé para se enriquecerem e tem mesmo que criticar e mostrar o enriquecimento ilícito ou que esteja com inconformidade com as escrituras que pregam.
    É fato que , surgiram nas ultimas décadas, certas denominações cristã protestante, procuram fazer do evangelho uma forma de evangelho motivacional, desafiando os fiéis a fazer propósitos com Deus, semelhante o que fazem empresa de marketing de redes no qual todos cumpre as metas e poucos ganham. Os crentes como são denominados pejorativamente, eram aqueles que se convertiam ao protestantismo e se reuniam em casas simples ou alugadas. Quando a comunidade crescia, compravam com muito sacrifício um terreno para fazer uma igrejinha de madeira em uma vila pobre. Pelo fato de seus membros serem trabalhadores na maioria operários, contribuíam muito pouco, mas apreenderam a contribuir para o trabalho evangelísticos no qual eles pertencem. Agora eles prosperaram e suas ofertas também, conseguiram construir grandes templos, isso incomoda tanta gente. Gente que nunca entrou dentro de uma igreja de crente, ou ajudou a construir nada, mas se acha do direito de caluniar, difamar…. Ninguém fala dos tempos que as igrejinhas dos crentes eram de madeiras, lá na vilinha pobre, muitas vezes apedrejadas ou incendiadas.
    Precisa ler mais sobre a historia da igreja, e ser honesto, saber entender os contexto da realidade. Veja o período das cruzadas, das inquisições, renascentistas, iluministas, pós guerra.
    Não existe igreja de crente ou dos evangélicos, isso não passa de forma pejorativa e preconceituosa para reduzir a fé de outras pessoas, que pensam diferente. Inadmissível que pessoas que se julgam inteligente, com elevado grau de conhecimento acadêmico, ser portador de ideias e conceitos tão desvirtuados e em razão disso ser disseminador de malicias e maldades contra aqueles que a tem por adversários. por Carlos Bahia

    • Mesmo dentro de uma crença, acredito ser uma irresponsabilidade ímpar colocar a fé das pessoas em moedas… Deveria ser passível de punição mais severa.

    • Va auras vc mesma Ana. Nao espere que pessoas outras tomem ações para suprir suas necessidades. Se vc pensa q a igreja católica exerceu pressão moral em sua família para q ela classe estas propriedades cabe a vc ir atrás do prejuízo. Coragem!

    • Doou por que tinha interesse em ajudar uma obra, ou tentavam comprar um favor divino? Não acho que a igreja tinha que indenizar nada. Talvez punida de outra forma, tipo fechando aquela unidade, para servir de exemplo. Mas o casal estava tentando comprar algo de Deus, também agia de má fé.

  2. Será que a tua família foi persuadida ou obrigada a fazer esta doação de terras? A igreja católica foi instituída através do apostolo Pedro (sobre esta pedra edificarei a minha igreja, disse Jesus Cristo) e desde então foram se sucedendo os papas, e ela predominou até o ano de 1.500 DC. Depois surgiram as evangélicas, que se proliferam diariamente pelo mundo, com as mais variadas denominações, dissidências, etc. A igreja católica cometeu muitas falhas durante todo este tempo. Deve existir alguma igreja e pastor evangélico que o valha. Quem é o sucessor do Edir Macedo, o seu cunhado Silas Malafaia que era da sua denominação e depois criou a sua própria? Quem será o sucessor do Edir Macedo, será o seu outro cunhado e também pastor RR Soares que fundou a sua própria igreja? Quem será o sucessor de Edir Macedo, será o verme Valdomiro, que era da sua igreja e também dissidiu e fundou também a sua própria igreja? Por fim, quem serão os sucessores nas igrejas do Silas Malafaia, do RR Soares e do Valdomiro? Serão os dissidentes das suas igrejas que fundaram outras denominações evangélicas?

  3. Uma confusão aí em cima:
    Igreja = Coletivo de seguidores de Jesus Cristo.
    Templo = a sede da instituição terrena, erroneamente intitulada de igreja que engana pela suntuosidade e beleza, onde muitos usurpam o lugar de Deus. O Deus que, na verdade, esta dentro de cada um dos seguidores do Senhor Jesus.

    Dica: Seja um crente sem igreja (denominação, templo) que todos os seus problemas se sucumbem.

  4. Igreja sempre foi a oportunista mais vil da história juntamente com os políticos de todos os tempos existentes, seja monarquia ou republica.Deus não quer nada de ninguém!

  5. Temos que buscar nossa salvação.amar nosso próximo ajudar a quem precisa,ter fé sabedoria, paciência amor bondade.olhar para o alvo que é jesus.esquecer o passado não olhar para trás.viver o hoje pq amanhã não sabemos.amem mais perdoe mais .deixa Deus fazer a vontade dele em sua vida.e ele fará.nunca te esqueças… Jesus te ama…

  6. A igreja universal e outras igrejas oportunistas tem q acabar, fechar as portas msm aí eu qro ver esse povo imundo ficar tirando dinheiro dos fiéis.

  7. O primeiro dízimo começou com Abraão, que tinha partido com sua mulher, Sarai, para o Egito, fugindo da fome que havia na região da Palestina. Como recebeu do faraó (Ramsés I) apoio, e até mesmo a cessão de um terreno, para criar seu gado e fazer suas plantações, Abraão passou a doar, voluntariamente, um décimo de todas as benesses (gado, plantações, frutos, etc.) ao faraó, como gratidão. Após a segunda migração dos descendentes de Abrão, agora, com os descendentes de Jacó, para o Egito, eles foram tratados como escravos, e trabalharam por várias gerações no Egito. Quando partiram do Egito, e chegaram à Palestina, dividiram sua grande família em tribos, que passaram a plantar e criar gado. À tribo de Levi foi negado esse direito. Os levitas não podiam ter propriedades, nem plantar ou criar. Sua função passou a ser sacerdotal. Viviam nas dependências do tempo, fazendo os cultos religiosos. Os sacerdotes levavam as queixas do povo ao Criador. Os profetas traziam os mandamentos do Criador para o povo. Os demais levitas faziam os rituais, com música e a distribuição dos alimentos ao povo. O dízimo era doado pelos descendentes dos demais filhos de Abraão, para sustento dos levitas. Israel sustentou-se assim por séculos. Hoje, não há mais nenhuma razão para que alguém seja obrigado ou constrangido a doar nada, a nenhuma instituição religiosa. A coação, feita pelos “pastores” e alguns líderes de outras organizações místicas, deveriam, a meu ver, ser consideradas crime. Doação sob coação. Os líderes religiosos, pastores, padres, etc., deveriam prestar serviços, para merecerem pagamento. Serviços como a visitação aos doentes, distribuição de donativos aos mais pobres, aconselhamento nas crises, ministração dos ritos fúnebres, dentro de cada sistema litúrgico. Os membros assistidos, SE QUISESSEM, poderiam contribuir financeiramente. Isso deveria ser determinado por LEI. Para qualquer agremiação mística.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Carro voador da NASA levanta voo pela primeira vez; veja como foi

A NASA anunciou que os testes com o eVTOL (veículo elétrico voador com decolagem vertical) mais promissor do mercado foram bem-sucedidos. Desenvolvido pela Joby Aviation, o carro voador experimental realizou uma série de procedimentos para coleta …

Mudanças climáticas: cientistas treinam vacas para usar banheiro contra aquecimento global

Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia. No estudo, os cientistas treinaram os …

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …