Igreja Universal é condenada a devolver dinheiro a fiéis por charlatanismo religioso

Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Templo Salomão, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus

A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais a um casal, que afirma ter sido coagido a doar seus bens. Além disso, a igreja também terá que devolver celulares, impressora, aparelho de fax, ar-condicionado ou pagar o valor equivalente desses bens.

Na ação, os ex-fiéis alegaram que passavam por problemas financeiros e procuraram a igreja. Disseram que os pastores recolhiam dinheiro e falavam que quanto mais dinheiro fosse doado, mais Jesus daria em troca. Afirmaram ainda que eram desafiados a fazerem donativos com o objetivo de provar a fé e sob ameaças.

A condenação inicialmente ocorreu Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A Igreja Universal recorreu então ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a sentença por unanimidade.

“Como ficou assentado no acórdão recorrido, as doações às instituições religiosas, de todos os matizes, são um componente essencial da liberdade de consciência e de crença garantida pelo artigo 5º, VI, da Constituição. No entanto, a hipótese dos autos narra uma situação excepcionalíssima em que as doações – conforme as provas colacionadas aos autos – foram resultado de coação moral irresistível, sob a ameaça de sofrimento e condenação espiritual”, afirmou a relatora do recurso especial da igreja, ministra Nancy Andrighi.

A Igreja Universal do Reino de Deus divulgou, em nota, que “o dízimo e todas as doações recebidas pela Universal seguem orientações bíblicas e legais, e são sempre totalmente voluntárias e espontâneas. Por fim, esclarecemos que, neste processo, ainda há um recurso que aguarda a análise do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente muitos usam o evangelho de Jesus Cristo de forma errônea. Quando Jesus comissionou seu discípulos a pregar o as boas novas de salvação,“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Não adquirais nem ouro, nem prata, nem cobre, para os bolsos dos vossos cintos, nem alforje para a viagem, nem duas peças de roupa interior, nem sandálias, nem bastão; pois o trabalhador merece o seu alimento.” – Mateus 10:8-10.
    Contexto Histórico:
    Muito antes do cristianismo, já no antigo Egito os faraós reservavam um boa quantia de recursos financeiros para os sacerdotes e manutenção dos templos para adoração de suas divindades.
    O cristianismo não iniciou dentro dos templos, o mestre era um peregrino, não possuía riqueza material algumas, se não, as suas vestes do corpo e a sandálias dos seus pés, e assim deveriam ser seus discípulos.
    A doutrina do evangelho de Jesus Cristo foi desvirtuada desde que o imperador romano Constantino, unificou as igrejas de Jesus Cristo e instituiu a Igreja Católica (universal) Apostólica Romana, e se intitulou o Papa da igreja de Cristo, Criando uma igreja estado, passou nomeou como cargo politico seus apadrinhados político, para dominar sobre a mente do povo e enriquecer a custa das ofertas e dízimos. Até pouco tempo no Brasil 50% de todos os impostos eram para a Santa Sé, que controlava o nascimento, casamento e mortalidade, não existia cartórios. Depois da Republica o Estado laico por força de acordo internacional teve que romper com a igreja, o que até hoje não aconteceu plenamente. As igrejas católicas enriqueceram ganhando terras, patrimônio e o dízimos que era cobrado compulsoriamente junto com o imposto ( 20%, o quinto) pelo Estado, hoje possui grandes redes hospitais, universidades, escolas que cobram o olho da cara, remetem bilhões para o vaticano, e ninguém fala nada?
    É verdade que alguns sacerdotes exploram a fé para se enriquecerem e tem mesmo que criticar e mostrar o enriquecimento ilícito ou que esteja com inconformidade com as escrituras que pregam.
    É fato que , surgiram nas ultimas décadas, certas denominações cristã protestante, procuram fazer do evangelho uma forma de evangelho motivacional, desafiando os fiéis a fazer propósitos com Deus, semelhante o que fazem empresa de marketing de redes no qual todos cumpre as metas e poucos ganham. Os crentes como são denominados pejorativamente, eram aqueles que se convertiam ao protestantismo e se reuniam em casas simples ou alugadas. Quando a comunidade crescia, compravam com muito sacrifício um terreno para fazer uma igrejinha de madeira em uma vila pobre. Pelo fato de seus membros serem trabalhadores na maioria operários, contribuíam muito pouco, mas apreenderam a contribuir para o trabalho evangelísticos no qual eles pertencem. Agora eles prosperaram e suas ofertas também, conseguiram construir grandes templos, isso incomoda tanta gente. Gente que nunca entrou dentro de uma igreja de crente, ou ajudou a construir nada, mas se acha do direito de caluniar, difamar…. Ninguém fala dos tempos que as igrejinhas dos crentes eram de madeiras, lá na vilinha pobre, muitas vezes apedrejadas ou incendiadas.
    Precisa ler mais sobre a historia da igreja, e ser honesto, saber entender os contexto da realidade. Veja o período das cruzadas, das inquisições, renascentistas, iluministas, pós guerra.
    Não existe igreja de crente ou dos evangélicos, isso não passa de forma pejorativa e preconceituosa para reduzir a fé de outras pessoas, que pensam diferente. Inadmissível que pessoas que se julgam inteligente, com elevado grau de conhecimento acadêmico, ser portador de ideias e conceitos tão desvirtuados e em razão disso ser disseminador de malicias e maldades contra aqueles que a tem por adversários. por Carlos Bahia

  2. Será que a tua família foi persuadida ou obrigada a fazer esta doação de terras? A igreja católica foi instituída através do apostolo Pedro (sobre esta pedra edificarei a minha igreja, disse Jesus Cristo) e desde então foram se sucedendo os papas, e ela predominou até o ano de 1.500 DC. Depois surgiram as evangélicas, que se proliferam diariamente pelo mundo, com as mais variadas denominações, dissidências, etc. A igreja católica cometeu muitas falhas durante todo este tempo. Deve existir alguma igreja e pastor evangélico que o valha. Quem é o sucessor do Edir Macedo, o seu cunhado Silas Malafaia que era da sua denominação e depois criou a sua própria? Quem será o sucessor do Edir Macedo, será o seu outro cunhado e também pastor RR Soares que fundou a sua própria igreja? Quem será o sucessor de Edir Macedo, será o verme Valdomiro, que era da sua igreja e também dissidiu e fundou também a sua própria igreja? Por fim, quem serão os sucessores nas igrejas do Silas Malafaia, do RR Soares e do Valdomiro? Serão os dissidentes das suas igrejas que fundaram outras denominações evangélicas?

  3. Uma confusão aí em cima:
    Igreja = Coletivo de seguidores de Jesus Cristo.
    Templo = a sede da instituição terrena, erroneamente intitulada de igreja que engana pela suntuosidade e beleza, onde muitos usurpam o lugar de Deus. O Deus que, na verdade, esta dentro de cada um dos seguidores do Senhor Jesus.

    Dica: Seja um crente sem igreja (denominação, templo) que todos os seus problemas se sucumbem.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …