Boato no WhatsApp quase termina em linchamento no Rio de Janeiro

Na era das fake news e dos compartilhamentos indiscriminados de informação, todo cuidado é pouco. Afinal, divulgar uma mentira nas redes sociais pode ter uma consequência gigantesca no mundo real.

Foi o que aconteceu com um casal no Rio de Janeiro, que quase foi linchado por uma multidão nesta quarta-feira (5) após um boato espalhado via WhatsApp tratá-los como dois sequestradores que se escondiam na região.

O caso aconteceu em Araruama, a pouco mais de 100 km da capital fluminense, no bairro Mutirão. De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, um rumor começou a ser divulgado por usuários do aplicativo informando que o casal havia sequestrado uma criança.

As mensagens compartilhadas envolviam fotos de um carro branco semelhante ao do casal e alguns áudios com mensagens de alerta ao “cidadão de bem”. Em um desses áudios, um homem contava que seu filho havia sido vítima do casal e detalhava como eles operavam, abordando os menores e levando-os para dentro do veículo.

Como tudo o que é compartilhado em grupos, as pessoas tomaram o relato como verdade e foram para a briga. A história viralizou a ponto de centenas de pessoas se reunirem para fazer justiça com as próprias mãos.

Elas cercaram o veículo em que o homem e a mulher se encontraram e tentaram retirá-los à força de lá. Segundo a Polícia Militar, foram mais de 200 pessoas que participaram da agressão. Tudo foi registrado em vídeos.

Segundo Luiz Aurélio de Paula, o homem que dirigia o automóvel na hora do ataque, ele até tentou explicar a situação à massa que o atacou, mas não teve êxito. Ele conta que pensou inicialmente que fosse um assalto e que tentou dizer que ele não era culpado dos crimes que o acusavam.

Ainda assim, um grupo conseguiu entrar no carro e deu início a mais agressões. Ambos foram jogados na rua, onde apanharam com socos e pontapés, além de pedras e pedaços de pau.

A loucura não acabou nem mesmo quando a PM e a Guarda Municipal chegaram e resgataram o casal. Tão logo eles retiraram as vítimas do local, as viaturas começaram a ser apedrejadas e um policial foi ferido.

Além disso, a polícia também prendeu uma mulher após ela ter incendiado o automóvel durante a confusão. Segundo os oficiais que atenderam ao chamado, a situação só não acabou em morte porque eles conseguiram chegar a tempo de evitar uma tragédia.

Para a PM, a tentativa de linchamento é considerada crime, assim como a produção e distribuição de conteúdo criminoso. O delegado Luiz Henrique Marques, responsável pelas investigações, disse estudar a possibilidade de acionar a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para fazer esse rastreio.

Os vídeos serão usados para identificar quem começou a agressão. No caso do crime cibernético, o condenado pode ser preso por até dois anos e ainda ter de pagar multa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …