Terremoto e tsunami deixam centenas de mortos na Indonésia

Mais de 380 pessoas morreram depois que um tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude 7,5 atingiu uma cidade da Indonésia, nesta sexta-feira (28). Ondas de três metros de altura varreram Palu, na ilha de Sulawesi.

O número de mortes é de 384, confirmado pelo órgão de resgate da Indonésia, mas deve aumentar. Pelo menos 540 pessoas ficaram feridas. Centenas de pessoas estavam se preparando para um festival na praia em Palu, previsto para começar na noite de sexta.

Muitos corpos foram encontrados na costa, devido ao tsunami, mas os números ainda não são conhecidos”, afirmou o porta-voz do órgão, Sutopo Purwo Nugroho, em entrevista para a Reuters.

“Quando a ameaça surgiu, as pessoas ainda estavam fazendo suas atividades na praia e não correram imediatamente, e se tornaram vítimas“, relatou. Algumas pessoas sobreviveram ao subir em árvores de seis metros de altura, para fugir das ondas, disse o porta-voz.

Fortes tremores secundários continuam a ser sentidos na cidade. Casas, hotéis, comércios desmoronaram.

Terremoto danificou hospital, aeroporto e estradas

O resgate está em andamento, mas é prejudicado por um grande corte de energia. Além disso, a principal estrada que leva a Palu está bloqueada por um deslizamento de terra. Uma ponte chave para o deslocamento desmoronou.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, afirmou neste sábado (29) que tropas estavam a caminho de Palu para reforçar o resgate e ajudar na remoção de corpos.

O aeroporto de Palu foi fechado. Um ministro afirmou que a pista foi danificada, mas esperava-se que helicópteros ainda pudessem aterrissar.

O principal hospital da cidade também foi danificado pelo terremoto. Uma filmagem de TV mostra dezenas de pessoas feridas sendo socorridas em tendas médicas improvisadas a céu aberto.

“A situação é caótica, as pessoas estão correndo pelas ruas e prédios estão ruindo. Há um navio encalhado em terra firme”, afirmou Dwikorita Karnawati, chefe da agência de meteorologia e geofísica da Indonésia.

Cerca de 600 mil pessoas vivem em Palu.

Indonésia fica em área propensa a ter terremotos

O terremoto foi registrado pouco antes das 18h no horário local, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi a área central de Sulawesi, a cerca de 80 quilômetros de Palu. Um alerta de tsunami foi disparado.

Também nesta sexta-feira, um terremoto mais fraco matou pelo menos uma pessoa e feriu outras dez perto de Palu, no povoado de Donggala.

Em 2004, um tsunami gerado por um terremoto na ilha de Sumatra, na Indonésia, matou 226 mil pessoas em diversos pontos do Oceano Índico, incluindo mais de 120 mil na própria Indonésia.

A Indonésia é propensa a ter terremotos porque está em uma área chamada de Círculo de Fogo do Pacífico – uma linha de tremores frequentes e erupções vulcânicas, que circunda a orla do Pacífico.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

No mês passado, uma série de terremotos atingiu a ilha de Lombok, na Indonésia. O maior deles, em 5 de agosto, matou mais de 460 pessoas.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …

Nova onda de covid-19 atinge o Leste Europeu

Uma nova onda de covid-19 se alastra pela Europa, sobretudo em países do Centro e do Leste, onde as taxas de imunização se mantêm mais baixas. A alta nos casos em vários países faz com …

Ator Alec Baldwin mata acidentalmente cineasta e fere diretor em set de filmagem nos EUA

O ator Alec Baldwin disparou uma arma que não devia estar carregada, utilizada nas filmagens no Novo México (EUA), matando a cineasta Halyna Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza, segundo as autoridades. O incidente se …