Uma incrível “bola de fogo” rasgou os céus da Austrália na terça-feira passada (26), e muitas pessoas tiveram a sorte de capturar o momento.
A “bola de fogo” era um meteoro com aproximadamente 50 centímetros, que entrou na atmosfera da Terra às 19h40 da hora local, apontou um porta-voz do Observatório Perth, na Austrália, em declarações ao Space.com.
O porta-voz disse que o observatório recebeu “dezenas de chamadas de pessoas frenéticas”, que viram a entrada do meteoro. Como várias pessoas conseguiram captar o momento em vídeo, os cientistas podem estudar as imagens para descrever a trajetória do objeto espacial.
Cientistas da equipe de pesquisa da Fireballs in the Sky, da Universidade de Curtin, na Austrália, acompanham as observações dos moradores locais, na expectativa de rastrear os remanescentes do meteoro.
Segundo o Observatório de Perth, os cientistas concentram a procura na cidade de York, localizada a 100 quilômetros a leste de Perth.
Os meteoritos podem ser difíceis de diferenciar das rochas terrestres, mas estes tendem a ter uma revestimento em tons de preto e ser ligeiramente mais pesados.
Estudar meteoritos pode ajudar os cientistas a compreender melhor os asteroides, corpos celestes de onde essas rochas caem. Por sua vez, esses estudos podem ajudar os pesquisadores a avaliar os riscos apresentados por meteoros de maiores dimensões – o tipo de rochas que não ilumina apenas o céu.
Recentemente, uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama, deixando um rastro 40 vezes mais brilhante do que a Lua cheia.
Também no Peru uma bola de fogo cruzou o céu na cidade amazônica de Pucallpa, no norte do país, deixando os habitantes a pensar que era um meteorito ameaçador ou até um objeto extraterrestre. No fim das contas, era apenas lixo espacial.
Ciberia // ZAP