Bolsonaro afirma que está com covid-19

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo.

Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da covid-19. Na ocasião, ele foi levado ao Hospital das Forças Armadas em Brasília para fazer uma ressonância magnética nos pulmões, antes de fazer um novo teste para o coronavírus.

Ao anunciar o resultado, em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro aproveitou a ocasião para mais uma vez reclamar das medidas de isolamento impostas por prefeitos e governadores. “Levou um certo pânico à sociedade no tocante ao vírus. Todo mundo sabia que mais cedo ele iria atingir uma parte considerável da população. Eu, por exemplo, se não tivesse feito o exame, não saberia o resultado. E ele acabou de dar positivo.” “O fato de eu ter sido contaminado mostra que eu sou um ser humano como outro qualquer”, disse.

Bolsonaro também disse que está se tratando com hidroxicloroquina, o medicamente que ele tem propagandeado como uma “cura”, apesar de sua eficácia contra a covid-19 não ter sido comprovada e de agências sanitárias de vários países já terem descartado seu uso no tratamento da doença.

Estou perfeitamente bem“, disse o presidente. “Obviamente, as medidas que estou tomando, protocolares, são para evitar a contaminação a terceiros.”

Bolsonaro afirmou ainda que não ficou surpreso com o resultado. “Confesso que achava que já tinha pego lá atrás, tendo em vista a minha atividade muito dinâmica perante a população”, disse.

Nos últimos meses, em diversas ocasiões, o presidente contrariou recomendações e desafiou medidas impostas para evitar aglomerações ao realizar passeios pelo comércio, participando de atos com apoiadores e abraçando e cumprimentando pessoas.

O presidente, que faz parte do grupo de risco por causa da idade, também voltou a minimizar em parte o coronavírus, que já provocou 65 mil mortes no país. “O cuidado mais importante é com mais idosos, que têm problema de saúde. Com os demais você toma cuidado, mas não precisa entrar em pânico. A vida continua.”

Temos que voltar a trabalhar, caso contrário a economia pode se colocar em uma situação bastante complexa. Como eu já disse no passado, não se pode combater o vírus onde o efeito colateral desse combate é pior do que os danos causados pelo próprio vírus”, completou.

Ele também aproveitou para distorcer mais uma vez as implicações de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu que os estados e municípios têm autonomia para tomar medidas que tenham como objetivo tentar conter a propagação da doença, como o fechamento do comércio e igrejas. Para Bolsonaro, a decisão reduziu o governo federal a um mero “repassador de recursos”.

No entanto, a decisão não impede que o governo federal realize suas próprias ações contra o vírus e trace estratégias de âmbito nacional. A decisão foi tomada em abril, quando o presidente vinha ameaçando editar decretos para forçar a reabertura. O governo federal também segue sem um ministro da Saúde desde maio.

Bolsonaro passou a maior parte da entrevista de máscara, mas, ao final, tirou o acessório em frente aos jornalistas. “Para vocês verem minha cara, eu estou tranquilo, estou bem, tudo na paz”, disse.

Bolsonaro não é o primeiro líder mundial a contrair a covid-19.

Em 27 de março, o premiê britânico Boris Johnson revelou que seu teste havia detectado o coronavírus. Na ocasião, Johnson disse em um vídeo que tinha “sintomas leves” e que pretendia continuar a liderar o governo à distância. Dez dias depois, teve que ser internado numa UTI quando seu estado piorou. Ele se recuperou em 12 de abril.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …