Bolsonaro não está com novo coronavírus: veja líderes mundiais em alerta com a Covid-19

Chris Kleponis / EPA

O presidente Jair Bolsonaro se manifesou pelas redes sociais dizendo que o teste para o novo coronavírus deu negativo. Sua esposa, Michele e as filhas, além do ministro Augusto Heleno, também estão livres da doença.

Nesta manhã, Bolsonaro foi visto circulando com uma máscara enquanto conversava com assessores. Lembrando que o uso da proteção é recomendado por especialistas para cenários suspeitos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que voltou de viagam da Espanha, se isolou por conta própria.

O alerta atingiu o Palácio do Planalto após a confirmação de que Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação Social, está com o coronavírus. O membro do governo federal esteve ao lado de Bolsonaro nos Estados Unidos, onde se encontrou com Donald Trump, na Flórida.

Fábio posou para uma foto acompanhado de Trump e do vice-presidente dos EUA, Mike Pence. O líder norte-americano disse aos repórteres que esteve com Wajngarten, mas que não está preocupado.

“O serviço médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto”, se manifestou o governo brasileiro em nota.

A administração brasileira ressaltou que já entrou em contato com a Casa Branca informando sobre o teste positivo de Fábio Wajngarten.

‘Muito mais fantasia’

Assim como Donald Trump, Bolsonaro insiste, ou pelo menos insistia, em minimizar o risco do coronavírus e culpou a imprensa em discurso na Conferência Internacional de Miami, nos EUA.

“Durante o ano que se passou, obviamente, temos um momento, uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”.

Suspeita entre líderes

Outros líderes mundiais convivem com a possibilidade de infecção. A CNN diz que Donald Trump está “muito preocupado” com a chance de testar positivo para a Covid-19. O presidente dos Estados Unidos jantou ao lado de Bolsonaro e Wajngarten no em Mar-a-Lago, resort de Trump na Flórida. Ainda não se sabe se o norte-americano passou por testes.

Ainda nos EUA, os senadores Rick Scott, da Flórida, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, estão isolados por contra própria. Os dois estiveram no jantar de Trump com a comitiva brasileira.

“Ouvi falar disso. Nós jantamos na Flórida, em Mar-a-Lago, com a delegação inteira, eu não sei se o assessor de imprensa estava lá. Se ele estava lá, ele estava lá. Mas não fizemos nada de muito fora do comum. Nós nos sentados um do lado do outro por um período de tempo”, disse Trump na Casa Branca.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, está atento, uma vez que a ministra Nadine Dorries, à frente da pasta de Saúde Pública, foi diagnosticada com o vírus. Boris, no entanto, não teve contato direto com ela nos últimos dias.

A esposa de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, testou positivo para o coronavírus. “Envio a todos toda minha coragem e meus pensamentos calorosos (mas apenas abraços de ‘melhoras’ à distância!)”, brinca Sophie Grégoire Trudeau, que está isolada. O premiê canadense também segue despachando em casa e sem contato com a mulher.

Peter Dutton, ministro de Interior da Austrália, informou que seu teste para o novo coronavírus deu positivo. Na semana passada, Dutton se reuniu com Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump.

“Esta manhã acordei com febre e dor de garganta”, afirmou Dutton, que também se encontrou com procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr. “A política das autoridades de Saúde é que quem dá resultado positivo deve ser hospitalizado e eu cumpri a instrução”, acrescentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …