Bolsonaro não está com novo coronavírus: veja líderes mundiais em alerta com a Covid-19

Chris Kleponis / EPA

O presidente Jair Bolsonaro se manifesou pelas redes sociais dizendo que o teste para o novo coronavírus deu negativo. Sua esposa, Michele e as filhas, além do ministro Augusto Heleno, também estão livres da doença.

Nesta manhã, Bolsonaro foi visto circulando com uma máscara enquanto conversava com assessores. Lembrando que o uso da proteção é recomendado por especialistas para cenários suspeitos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que voltou de viagam da Espanha, se isolou por conta própria.

O alerta atingiu o Palácio do Planalto após a confirmação de que Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação Social, está com o coronavírus. O membro do governo federal esteve ao lado de Bolsonaro nos Estados Unidos, onde se encontrou com Donald Trump, na Flórida.

Fábio posou para uma foto acompanhado de Trump e do vice-presidente dos EUA, Mike Pence. O líder norte-americano disse aos repórteres que esteve com Wajngarten, mas que não está preocupado.

“O serviço médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto”, se manifestou o governo brasileiro em nota.

A administração brasileira ressaltou que já entrou em contato com a Casa Branca informando sobre o teste positivo de Fábio Wajngarten.

‘Muito mais fantasia’

Assim como Donald Trump, Bolsonaro insiste, ou pelo menos insistia, em minimizar o risco do coronavírus e culpou a imprensa em discurso na Conferência Internacional de Miami, nos EUA.

“Durante o ano que se passou, obviamente, temos um momento, uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”.

Suspeita entre líderes

Outros líderes mundiais convivem com a possibilidade de infecção. A CNN diz que Donald Trump está “muito preocupado” com a chance de testar positivo para a Covid-19. O presidente dos Estados Unidos jantou ao lado de Bolsonaro e Wajngarten no em Mar-a-Lago, resort de Trump na Flórida. Ainda não se sabe se o norte-americano passou por testes.

Ainda nos EUA, os senadores Rick Scott, da Flórida, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, estão isolados por contra própria. Os dois estiveram no jantar de Trump com a comitiva brasileira.

“Ouvi falar disso. Nós jantamos na Flórida, em Mar-a-Lago, com a delegação inteira, eu não sei se o assessor de imprensa estava lá. Se ele estava lá, ele estava lá. Mas não fizemos nada de muito fora do comum. Nós nos sentados um do lado do outro por um período de tempo”, disse Trump na Casa Branca.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, está atento, uma vez que a ministra Nadine Dorries, à frente da pasta de Saúde Pública, foi diagnosticada com o vírus. Boris, no entanto, não teve contato direto com ela nos últimos dias.

A esposa de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, testou positivo para o coronavírus. “Envio a todos toda minha coragem e meus pensamentos calorosos (mas apenas abraços de ‘melhoras’ à distância!)”, brinca Sophie Grégoire Trudeau, que está isolada. O premiê canadense também segue despachando em casa e sem contato com a mulher.

Peter Dutton, ministro de Interior da Austrália, informou que seu teste para o novo coronavírus deu positivo. Na semana passada, Dutton se reuniu com Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump.

“Esta manhã acordei com febre e dor de garganta”, afirmou Dutton, que também se encontrou com procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr. “A política das autoridades de Saúde é que quem dá resultado positivo deve ser hospitalizado e eu cumpri a instrução”, acrescentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …