Bolsonaro não está com novo coronavírus: veja líderes mundiais em alerta com a Covid-19

Chris Kleponis / EPA

O presidente Jair Bolsonaro se manifesou pelas redes sociais dizendo que o teste para o novo coronavírus deu negativo. Sua esposa, Michele e as filhas, além do ministro Augusto Heleno, também estão livres da doença.

Nesta manhã, Bolsonaro foi visto circulando com uma máscara enquanto conversava com assessores. Lembrando que o uso da proteção é recomendado por especialistas para cenários suspeitos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que voltou de viagam da Espanha, se isolou por conta própria.

O alerta atingiu o Palácio do Planalto após a confirmação de que Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação Social, está com o coronavírus. O membro do governo federal esteve ao lado de Bolsonaro nos Estados Unidos, onde se encontrou com Donald Trump, na Flórida.

Fábio posou para uma foto acompanhado de Trump e do vice-presidente dos EUA, Mike Pence. O líder norte-americano disse aos repórteres que esteve com Wajngarten, mas que não está preocupado.

“O serviço médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto”, se manifestou o governo brasileiro em nota.

A administração brasileira ressaltou que já entrou em contato com a Casa Branca informando sobre o teste positivo de Fábio Wajngarten.

‘Muito mais fantasia’

Assim como Donald Trump, Bolsonaro insiste, ou pelo menos insistia, em minimizar o risco do coronavírus e culpou a imprensa em discurso na Conferência Internacional de Miami, nos EUA.

“Durante o ano que se passou, obviamente, temos um momento, uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”.

Suspeita entre líderes

Outros líderes mundiais convivem com a possibilidade de infecção. A CNN diz que Donald Trump está “muito preocupado” com a chance de testar positivo para a Covid-19. O presidente dos Estados Unidos jantou ao lado de Bolsonaro e Wajngarten no em Mar-a-Lago, resort de Trump na Flórida. Ainda não se sabe se o norte-americano passou por testes.

Ainda nos EUA, os senadores Rick Scott, da Flórida, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, estão isolados por contra própria. Os dois estiveram no jantar de Trump com a comitiva brasileira.

“Ouvi falar disso. Nós jantamos na Flórida, em Mar-a-Lago, com a delegação inteira, eu não sei se o assessor de imprensa estava lá. Se ele estava lá, ele estava lá. Mas não fizemos nada de muito fora do comum. Nós nos sentados um do lado do outro por um período de tempo”, disse Trump na Casa Branca.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, está atento, uma vez que a ministra Nadine Dorries, à frente da pasta de Saúde Pública, foi diagnosticada com o vírus. Boris, no entanto, não teve contato direto com ela nos últimos dias.

A esposa de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, testou positivo para o coronavírus. “Envio a todos toda minha coragem e meus pensamentos calorosos (mas apenas abraços de ‘melhoras’ à distância!)”, brinca Sophie Grégoire Trudeau, que está isolada. O premiê canadense também segue despachando em casa e sem contato com a mulher.

Peter Dutton, ministro de Interior da Austrália, informou que seu teste para o novo coronavírus deu positivo. Na semana passada, Dutton se reuniu com Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump.

“Esta manhã acordei com febre e dor de garganta”, afirmou Dutton, que também se encontrou com procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr. “A política das autoridades de Saúde é que quem dá resultado positivo deve ser hospitalizado e eu cumpri a instrução”, acrescentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …