O ultradireitista Jair Bolsonaro, líder nas pesquisas, fez hoje um chamado ao voto “útil” para ganhar as eleições no primeiro turno neste domingo.
“Meus amigos, vamos evitar um segundo turno”, programado para o próximo dia 28 se nenhum dos candidatos conseguir mais do 50% dos votos, disse Bolsonaro numa live em sua conta do Facebook.
O capitão da reserva, que se recupera na sua casa do Rio de Janeiro da facada que recebeu em setembro, pediu o apoio daqueles brasileiros que têm pensado votar em candidatos sem aparentes opções de vitória.
“Com todo o respeito que tenho aos demais candidatos, sem citar nomes, há bons candidatos, tudo bem, mas votar neles é fazer com que tenhamos segundo turno“, expressou.
De acordo com uma última pesquisa divulgada ontem, Bolsonaro ganharia com cerca de 35%, seguido de Fernando Haddad, sucessor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba. Haddad conseguiria aproximadamente 22% dos apoios de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira.
Se as previsões se confirmarem, Bolsonaro e Haddad se enfrentariam em um segundo turno e polarizariam atenções e divisão entre brasileiros.
// EFE