Bolsonaro amplia vantagem na liderança e chega a 26% das intenções de voto

O deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL à presidência, ampliou sua vantagem na liderança das intenções de voto no primeiro turno em pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) pelo Ibope.

O levantamento coloca Bolsonaro, ainda hospitalizado depois do ataque a faca sofrido na última quinta-feira, em Juiz de Fora (MG), com 26% dos votos, uma alta de quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa realizada pelo instituto, no último dia 5 de setembro.

Além disso, a rejeição ao capitão da reserva caiu entre os eleitores ouvidos do Ibope, passando de 44% para 41%. Ainda assim, Bolsonaro lidera o índice entre os candidatos à presidência.

A briga pela segunda posição segue acirrada. Ciro Gomes (PDT) passou de 12% para 11%, tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede), que perdeu três pontos percentuais entre os dois levantamentos e agora tem 9%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) se manteve com os mesmos 9%.

Confirmado hoje como candidato do PT à presidência, Fernando Haddad subiu de 6% para 8% na pesquisa realizada pelo Ibope.

Em um eventual segundo turno, Bolsonaro só venceria Haddad nos cenários testados por 40% a 36%. Contra Marina Silva (38% a 38%), Geraldo Alckmin (38% a 37% para o ex-governador) e Ciro Gomes (40% a 37% para o candidato do PDT), a situação é de empate técnico.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre 8 e 10 de setembro para elaboração da pesquisa. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …