Haddad ataca “fake news” e diz que Bolsonaro não se sustenta no 2º turno

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad em Curitiba

Fernando Haddad atacou Jair Bolsonaro por promover a divulgação de notícias falsas e por não comparecer ao debate realizado pela “Rede Globo” nesta quinta-feira, o último antes do pleito.

Provável adversário de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições presidenciais, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, o ex-prefeito de São Paulo e candidato pelo PT, Fernando Haddad, atacou o adversário por promover a divulgação de notícias falsas e por não comparecer ao debate realizado pela “Rede Globo”.

Estamos combatendo uma onda de notícias falsas na internet muito pesada. Só no dia de hoje, recebemos mais de 15 mil denúncias, para se ter uma ideia do tamanho do estrago do pessoal do Bolsonaro. Estrago de toda ordem: moral, comportamental, coisas graves. As pessoas de boa fé às vezes acreditam. Vamos trabalhar até sábado para combater isso, que é típico dele”, afirmou o petista.

Haddad afirmou que o “jogo sujo” de Bolsonaro é inédito em eleições brasileiras e atacou o candidato por não comparecer ao debate alegando motivos médicos relacionados ao atentado sofrido pelo capitão da reserva do Exército durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Para o também ex-ministro da Educação, o deputado federal não poderá se esconder em um segundo turno entre os dois.

Ele não tem condição de sustentar um segundo turno. Não vai poder se esconder atrás desse incidente. Ele precisa de uma solução que me parece improvável. É uma necessidade da candidatura dele, que me parece vazia. É um candidato vazio”, disse.

Haddad, que elevou o tom das críticas ao principal adversário nos últimos dias da campanha, devido ao crescimento de Bolsonaro nas pesquisas, prometeu adotar um tom propositivo em um eventual segundo turno.

“Fico indignado pelo tom da campanha na internet, no WhatsApp, e é claramente um perfil de mensagem de coisas que Bolsonaro fala. Os outros candidatos têm nível, já tentaram ser presidente, sabem fazer uma disputa civilizada. Ele parte para a ignorância. É uma má novidade na política”, criticou.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …