Haddad ataca “fake news” e diz que Bolsonaro não se sustenta no 2º turno

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad em Curitiba

Fernando Haddad atacou Jair Bolsonaro por promover a divulgação de notícias falsas e por não comparecer ao debate realizado pela “Rede Globo” nesta quinta-feira, o último antes do pleito.

Provável adversário de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições presidenciais, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, o ex-prefeito de São Paulo e candidato pelo PT, Fernando Haddad, atacou o adversário por promover a divulgação de notícias falsas e por não comparecer ao debate realizado pela “Rede Globo”.

Estamos combatendo uma onda de notícias falsas na internet muito pesada. Só no dia de hoje, recebemos mais de 15 mil denúncias, para se ter uma ideia do tamanho do estrago do pessoal do Bolsonaro. Estrago de toda ordem: moral, comportamental, coisas graves. As pessoas de boa fé às vezes acreditam. Vamos trabalhar até sábado para combater isso, que é típico dele”, afirmou o petista.

Haddad afirmou que o “jogo sujo” de Bolsonaro é inédito em eleições brasileiras e atacou o candidato por não comparecer ao debate alegando motivos médicos relacionados ao atentado sofrido pelo capitão da reserva do Exército durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Para o também ex-ministro da Educação, o deputado federal não poderá se esconder em um segundo turno entre os dois.

Ele não tem condição de sustentar um segundo turno. Não vai poder se esconder atrás desse incidente. Ele precisa de uma solução que me parece improvável. É uma necessidade da candidatura dele, que me parece vazia. É um candidato vazio”, disse.

Haddad, que elevou o tom das críticas ao principal adversário nos últimos dias da campanha, devido ao crescimento de Bolsonaro nas pesquisas, prometeu adotar um tom propositivo em um eventual segundo turno.

“Fico indignado pelo tom da campanha na internet, no WhatsApp, e é claramente um perfil de mensagem de coisas que Bolsonaro fala. Os outros candidatos têm nível, já tentaram ser presidente, sabem fazer uma disputa civilizada. Ele parte para a ignorância. É uma má novidade na política”, criticou.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …