Bolsonaro finalmente reconhece Joe Biden como presidente eleito dos EUA

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Aliado e fã declarado de Donald Trump, brasileiro foi um dos últimos líderes mundiais a reconhecer vitória do democrata na eleição de início de novembro.

Mais de um mês após a vitória de Joe Biden, Jair Bolsonaro finalmente reconheceu nesta terça-feira (15/12) o democrata como presidente eleito dos Estados Unidos.

Aliado e fã declarado do republicano Donald Trump, o brasileiro foi um dos últimos líderes mundiais a reconhecer o resultado das eleições americanas, que apontou a vitória de Biden em 7 de novembro.

“Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo ‘a terra dos livres e o lar dos corajosos'”, escreveu Bolsonaro no Twitter, fazendo uma referência a um trecho do hino nacional dos Estados Unidos.

“Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos”, completou o brasileiro, reproduzindo o conteúdo de uma nota divulgada pelo Itamaraty.

Em entrevista à TV Bandeirantes no mesmo dia, Bolsonaro afirmou que estava esperando os delegados do Colégio Eleitoral dos EUA confirmarem a vitória de Biden, o que ocorreu na segunda-feira. A decisão contrastou com a maioria dos líderes mundiais, entre eles a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, que cumprimentaram Biden pela vitória pouco depois de o resultado ter sido projetado.

Além de Bolsonaro, apenas um punhado de líderes mundiais, como o russo Vladimir Putin e o mexicano Manuel López Obrador, vinha evitando reconhecer o democrata como presidente eleito. López e Putin acabaram por enviar seus cumprimentos mais cedo, deixando Bolsonaro apenas em companhia do ditador norte-coreano Kim Jong-un.

Diferentemente de Bolsonaro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ,  se manifestou sobre a vitória de Biden já no dia em que o resultado foi projetado.

Na entrevista à Band, Bolsonaro, que instruiu seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a dar prosseguimento a uma comunicação oficial do reconhecimento do governo brasileiro ao democrata.  “Da minha parte, e da parte dele com toda certeza, o americano é pragmático, nós vamos fazer um trabalho de cada vez mais aproximação”, disse Bolsonaro.

Um reconhecimento a contragosto

Nas semanas que antecederam a eleição americana, no início de novembro, Bolsonaro – que implementou uma política externa personalista que alinhou seu governo fortemente a Donald Trump – disse em diversas oportunidades que estava torcendo pela vitória do republicano. A atitude contrastou com seus antecessores, que evitaram se posicionar sobre assuntos internos dos EUA.

Ele ainda endossou a narrativa de Trump de que o pleito que marcou a derrota republicana foi marcado por fraudes, uma acusação que não encontrou nenhum respaldo jurídico. Trump continua evitando reconhecer a derrota e lançou uma ofensiva jurídica para tentar reverter o resultado, até agora sem sucesso.

“A imprensa não divulga, mas eu tenho minhas fontes de informações, não adianta falar para vocês, não vão divulgar. Mas realmente teve muita fraude lá, isso ninguém discute”, disse Bolsonaro, no final de novembro.

Dias após o anúncio da vitória de Biden, Bolsonaro ainda insinuou que poderia recorrer à força militar para driblar eventuais sanções econômicas impostas pelo futuro governo Joe Biden em resposta ao desmatamento desenfreado da Amazônia.

No fim de setembro, o então candidato Biden, durante um debate com o republicano Donald Trump, citou a questão ambiental no Brasil e disse que contemplava organizar um fundo internacional de 20 bilhões de dólares para ajudar o país sul-americano a proteger a Amazônia.

No entanto, Biden advertiu que, se mesmo assim os brasileiros persistirem com o desmatamento, o Brasil poderá vir a sofrer consequências econômicas, sinalizando possíveis retaliações ou sanções. “Parem de destruir a floresta. E, se vocês não pararem, irão enfrentar consequências econômicas significativas”, disse Biden.

O antagonismo com Biden se refletiu em redes ligadas à família Bolsonaro, que espalharam uma versão “exportação” da narrativa de Trump sobre supostas fraudes. Várias dessas contas espalharam versões fantasiosas sobre Trump ter truques guardados para reverter o resultado nos tribunais, como forma de mobilizar a base bolsonarista.

O ministro das Relações Exteriores de Bolsonaro, Ernesto Araújo, outro fã declarado de Trump, também passou semanas evitando fazer qualquer comentário sobre a derrota do republicano. Em 2017, Araújo escreveu um artigo intitulado “Trump e o Ocidente”, no qual teceu loas ao mandatário americano, apontando que o via como uma espécie de cruzado que poderia resgatar o Ocidente.

“Os Estados Unidos iam entrando no barco da decadência ocidental, entregando-se ao niilismo, pela desidentificação de si mesmo, pela desaculturação, pela substituição da história viva pelos valores abstratos, absolutos, inquestionáveis. Iam entrando, até Trump”, escreveu Araújo.

Ciberia // Deutsche Welle

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …