Em encontro com Bolsonaro, Trump diz que “não faz promessas” sobre tarifas

Chris Kleponis / EPA

Presidente americano elogia seu homólogo brasileiro durante jantar na Flórida, mas evita responder se pretende impor novas taxas a produtos do Brasil.

Em um encontro neste sábado com Jair Bolsonaro na Flórida, o presidente dos EUA, Donald Trump, fez elogios ao seu homólogo brasileiro, mas evitou fazer promessas sobre um eventual aumento de tarifas a produtos brasileiros.

“Ele [Bolsonaro] está fazendo um ótimo trabalho. O Brasil o ama e os EUA o amam. Nós temos uma ótima relação e sempre ajudamos o Brasil, provavelmente a relação está muito mais forte do que nunca”, disse Trump ao lado do brasileiro.

Quando questionado por jornalistas sobre uma eventual imposição de novas tarifas a produtos do Brasil como aço e alumínio diante da desvalorização acentuada do real, Trump afirmou: “Eu não faço promessas.”

Em dezembro, os EUA chegaram a anunciar a imposição de tarifas sobre aço e alumínio produzidos pelo Brasil. Na ocasião, Trump acusou os brasileiros de desvalorizarem propositalmente sua moeda. As medidas, no entanto, acabaram sendo revogadas pouco depois, mas inicialmente provocaram um abalo na aproximação com os americanos promovida incondicionalmente por Bolsonaro.

Bolsonaro, que não fala inglês e estava sem um intérprete ao lado, não reagiu à declaração. A fala de Trump ocorreu em uma rápida aparição para a imprensa pouco antes de um jantar em Mar-a-Lago, resort que pertence ao presidente americano perto de Miami.

Durante o jantar, Trump voltou a elogiar Bolsonaro. “Ele é um homem sensacional, está fazendo um ótimo trabalho. Nossa relação nunca foi mais próxima”, disse. Na mesma mesa estavam o filho mais novo de Bolsonaro, o deputado Eduardo, e os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.

Bolsonaro aproveitou o momento para apontar o que considera um dos trunfos no relacionamento com Trump: o fato de os dois serem presidentes de direita. “Estou muito feliz de estar aqui. É uma honra pra mim e para o meu país. Eu tenho certeza de que num futuro próximo é muito bom contar com um relacionamento de direita“, disse.

O jantar foi aberto para jornalistas, mas Bolsonaro determinou a exclusão do jornal Folha de S.Paulo do evento. No Twitter, ele chegou a publicar, aparentemente de forma irônica, a reprodução de uma notícia do jornal que apontava a exclusão.

Essa é a quarta viagem oficial de Bolsonaro aos EUA. Na pauta estão temas como medidas relativas à crise na Venezuela e discussões sobre um acordo militar com os americanos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …