Brasileira é eleita melhor atleta universitária do mundo em 2016

Superando concorrentes de 17 países, a desportista brasileira Valéria Schmidt foi eleita a melhor atleta universitária do mundo em 2016 pela Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu).

Valéria Schmidt é pentacampeã do Mundial Universitário de Futsal e também já ganhou o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta universitária, em 2010. Concorriam com Valéria desportistas de nações como Argentina, Irã, Canadá, China, Mongólia, Portugal, Uganda e Suécia.

A principal concorrente era a nadadora canadense Kylie Masse, medalhista de bronze na Olimpíada do Rio e ouro na Universíade de Verão 2015, disputada em Gwangju, na Coreia do Sul.  A Universíade é a olimpíada dos esportes universitários.

“Já era uma conquista estar entre os três melhores. Já tinha pensado que estava ótimo, não precisava de mais nada. Fiquei muito feliz em ser a vencedora com uma concorrência desse tamanho, desse peso”, disse Valéria.

Ela receberá o prêmio em Taipei, capital de Taiwan, cidade-sede da Universíade que será disputada este ano. A cerimônia será em 18 de agosto, e os jogos começam um dia depois. Uma curiosidade sobre o prêmio é que o futsal, esporte de Valéria, não faz parte das modalidades da Universíade.

Valéria vai viajar para o evento pela primeira vez, para receber a honraria.

“Como o futsal tem um mundial independente, eu nunca tinha participado. Será minha maior alegria receber a premiação e vivenciar esse momento”, declarou.

Carreira brilhante

Hoje com 29 anos, a atleta venceu seu primeiro mundial em 2008, quando tinha 21. Os outros títulos foram consecutivos, nas competições bienais de 2010, 2012, 2014 e 2016. Durante esse período, ela se formou em educação física, fez um ano a mais para obter a licenciatura, cursou pós-graduação e ainda iniciou um ano de administração.

Já pensando em se despedir do futsal, uma vez que sua idade não permite mais a participação em competições internacionais universitárias, ela joga no time da Associação Desportiva Telemaco Borba, no Paraná, e dá aulas de circuito em uma academia de Chapecó, em Santa Catarina.

“Acredito que a minha marca ficará para a história, porque a idade mínima agora foi reduzida [para 24 anos]. Creio que ninguém mais vai conseguir [o pentacampeonato]”, diz ela, que tem planos de abrir um negócio no ramo esportivo.

O início da trajetória esportiva da pentacampeã foi nos gramados, fazendo aula de futebol com os meninos. Quando descobriu o caminho do futsal universitário, decidiu aproveitar a possibilidade de se formar e praticar esporte ao mesmo tempo.

“O campo de futebol era muito bom durante as competições, mas o futsal me permitiu dar uma sequência aos estudos. Mudei pensando no futuro, porque um dia a gente para de jogar. Sempre fui cuidadosa quanto a isso”, comentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …