Brasileira está prestes a ir para o corredor da morte nos EUA

(dr) Paul Hoerig

Cláudia Cristina Sobral e Karl Hoerig

Nunca nenhum brasileiro nato foi extraditado para cumprir pena nos Estados Unidos, muito menos para ser entregue ao ‘corredor da morte’. Mas isso pode mudar.

Cláudia Cristina Sobral, de 52 anos, pode estar prestes a se tornar a primeira da lista.

Mantida há cinco meses em uma penitenciária em Brasília (DF), por ser acusada de matar seu marido, um americano, Cláudia pode ser extraditada a qualquer momento.

É assim como o governo americano a vê: como uma norte-americana, embora ela tenha votado nas eleições presidenciais de 2010 e 2014.

Claúdia é acusada de matar o marido a tiros, o ex-piloto da Aeronáutica dos EUA, Karl Hoerig, em março de 2007, em Ohio, Estados Unidos.

Depois da execução ela teria fugido para o Brasil.

O assunto é polêmico. A Constituição Brasileira, em seu artigo 5º, inciso LI, proíbe que o governo federal extradite seus cidadãos natos. E no Código Penal (artigo 7º, inciso II, alínea “b”), há permissão de que um réu em processo em outros países responda ao processo no Brasil.

(dr)

Cláudia Cristina Sobral

Cláudia Cristina Sobral

O local de nascimento da acusada é o Rio de Janeiro e o ano, 1964. Mas a carioca naturalizou-se norte-americana em 1999, portanto, nos termos do artigo 12, parágrafo 4º, inciso II, da Constituição Federal, ela não seria mais cidadã brasileira, já que se declarou oficialmente cidadã norte-americana.

Vale lembrar que, apesar disso, o Brasil aceita múltiplas nacionalidades.

O acordo de extradição do Brasil com os Estados Unidos existe há mais de 50 anos e nunca foi alterado. Ele diz se a pessoa nasceu aqui, não deve nunca ser extraditada, seja lá qual #Crime tenha cometido em terras americanas.

Porém, em 2013, o Ministério da Justiça aqui no Brasil aceitou o argumento americano ao decidir que Cláudia havia renunciado à nacionalidade brasileira e, portanto, não tinha mais essa garantia.

Os advogados dela recorreram ao Superior Tribunal de Justiça, que cancelou a decisão. O caso foi parar na corte máxima do país. Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Cláudia não é mais brasileira.

Logo após essa decisão, ela foi presa na condição de estrangeira. Seus advogados ainda entraram com outros recursos, cujas decisões ainda não saíram.

Caso seja mesmo extraditada aos EUA, ela certamente enfrentará um julgamento com pedido de sentença de morte ou prisão perpétua. Ela viveu nos Estados Unidos por mais de 20 anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …