Suíça realiza primeiras Olimpíadas Biônicas na história da… humanidade (?)

As primeiras Olimpíadas Biônicas na história (Cybathlon), começam este sábado (08) na cidade suíça de Zurique.

As Cybathlon são competições internacionais para atletas deficientes em cadeiras de rodas autopropulsionadas com uso de tecnologias biônicas e dispositivos hi-tech, como, por exemplo, exoesqueletos e neuro-controladores – os verdadeiros “ciborgues da vida real”.

Também serão realizadas competições virtuais de ciclistas usando estimulação elétrica neuromuscular e interfaces cérebro-computador (ICC).

O evento visa mostrar como os participantes enfrentam os desafios da vida cotidiana. As medalhas serão entregues aos esportistas vencedores e aos fabricantes das tecnologias.

O autor da ideia é Robert Riener, professor de Sistemas Motrizes Sensoriais da Escola Politécnica Federal de Zurique, a famosa ETH.

“A alguns anos atrás, eu li um artigo sobre um homem que subiu uma escada no prédio Willis Tower, em Chicago, usando uma perna prostética motorizada. Isso me inspirou a pensar sobre um evento similar que poderia acontecer aqui na Suíça”, diz Riener.

As primeiras Olimpíadas Biônicas juntaram 74 atletas de 25 países, incluindo uma delegação do Brasil, constituída por pesquisadores da Universidade de Brasília, e que é a única equipe latino-americana classificada para a primeira edição da Cybathlon.

O grupo brasileiro faz parte de um projeto da UnB, o Empowering Mobility and Autonomy (EMA), voltado para o desenvolvimento de tecnologias que auxiliam na mobilidade e autonomia de pessoas com dificuldades motoras.

Através de tecnologias de estímulo elétrico funcional, os pesquisadores desenvolveram a chamada EMA Trike, uma espécie de triciclo adaptado para que pessoas com lesões medulares possam pedalar com as próprias pernas.

(dr) EMA / UnB

Equipe do Empowering Mobility and Autonomy, da UnB, que participa na primeira Cybathlon

Equipe do Empowering Mobility and Autonomy, da UnB, que participa na primeira Cybathlon

A Trike é conduzida por Estevão Lopes, que ficou paraplégico após ser vítima de uma bala perdida. Lopes é praticante de vela adaptada, canoagem e halterofilismo, e foi escolhido para representar o Brasil na Suíça após uma série de testes realizados no Cetefe.

“Desde que comecei a treinar com a Trike, ganhei quase dez centímetros no diâmetro da coxa. A qualidade da minha circulação e o aspecto da pele estão melhores também”, diz o ciclista, em declaração publicada no site da UnB.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …