Brasileiro inventa lousa que permite fazer música com tinta – e até mesmo massinha de modelar

Aprender a tocar um instrumento ou estudar teoria musical pode ser bastante difícil e complicado. Para superar essa barreira e criar o interesse em crianças, o arte-educador Vitor Moreira inventou a PiMu, uma lousa musical.

Com o aparelho, é possível usar tinta guache e os dedos para tocar trechos sonoros em loop e fazer suas próprias criações com eles. O projeto está captando recursos para produção na plataforma de financiamento coletivo Catarse.

A PiMu tem 24 pontos musicais. Ao serem ligados à borda por qualquer material condutivo — tinta guache, massinha de modelar ou até mesmo os dedos —, a lousa toca repetidamente o som daquele botão.

Há um conjunto de trechos predefinidos, parecidos com os ritmos que se encontraria num teclado, mas é possível colocar qualquer som nos botões por meio de uma porta USB.

A ideia do arte-educador é empoderar crianças e criar nelas o interesse pela música de uma maneira mais intuitiva, sem depender do ensino da teoria musical ou da prática com instrumentos.

Não estou excluindo a importância da teoria musical, mas somente não a colocando como necessária, e sim como uma ferramenta que possibilita compor com um maior detalhamento”, diz Moreira na página do seu projeto no Catarse.

Criada há mais de um ano, a PiMu já conseguiu reconhecimento: o projeto foi um dos 12 finalistas do Acelera Startup, da Fiesp, e esteve presente no Circuito Sesc de Artes de 2017.

Por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse, é possível encomendar sua PiMu por R$ 400, um desconto de 20% sobre o preço pelo qual ela será vendida quando a produção começar.

Escolas também podem comprar kits com cinco ou dez lousas mais um treinamento para seus professores. O objetivo é levantar R$ 50 mil até o dia 14 de setembro. 30% da meta foi atingida.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …