“Brexit Day”: Reino Unido se desliga oficialmente da União Europeia

Depois de mais de três anos de reviravoltas e de dois adiamentos, o Reino Unido se desliga oficialmente da União Europeia às 23h local (20h em Brasília) desta sexta-feira. O “Brexit Day” põe fim a 47 anos de participação dos britânicos.

Para os europeus, a data também é histórica, já que esta é a primeira vez que eles perdem um país-membro desde nasceram como Comunidade Econômica Europeia, 1958. Os dois lados agora começam novas negociações para definir como vão se relacionar no futuro, em um período de transição previsto para durar até 31 de dezembro deste ano.

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi decidida por um referendo realizado em 2016, por uma pequena margem de votos – 52% contra 48%. O país chega ao “Brexit Day” ainda profundamente dividido. Uma pesquisa de opinião divulgada no último domingo mostra que 47% dos britânicos acreditam que o Brexit é uma decisão equivocada, enquanto 40% acham que sair da UE é uma escolha acertada.

Outra sondagem, divulgada na quinta-feira (30), indica que para a maioria dos entrevistados, 75%, o Brexit criou novas divergências ou aprofundou outras que já existiam entre os cidadãos do país.

Os jornais desta sexta-feira também sinalizam esse racha: os tabloides, que têm uma linha mais conservadora, comemoram o que eles dizem ser a “independência” do Reino Unido, enquanto publicações mais liberais falam em “salto no escuro”.

Festa do Brexit

Defensores do Brexit, incluindo um dos mais influentes, o líder de extrema-direita e ex-ministro do Parlamento Europeu Nigel Farage, estão planejando uma festa em frente ao Parlamento. Mas o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu manter um tom mais sóbrio nas comemorações. Ele vai passar a tarde em Sunderland, a cidade de onde saiu o primeiro voto a favor do Brexit no referendo de 2016.

Uma hora antes do desligamento da UE, a imagem de um relógio será projetada na fachada do número 10 de Downing Street, a sede do governo britânico.

A praça do Parlamento será decorada com a Union Jack, a bandeira do Reino Unido, e o governo também começa a colocar em circulação nesta sexta-feira milhões de moedas comemorativas.

Já aqueles que votaram para permanecer na UE, os chamados “remainers” devem realizar uma marcha “de despedida” esta tarde no centro de Londres. Muitos deles têm criticado o governo por investir recursos públicos nesta comemoração, e reclamam que ela vem apenas acentuar ainda mais as divisões provocadas pelo referendo.

Período de transição

O Brexit não muda tudo da noite para o dia. Durante o período de transição, o livre-trânsito de mercadorias e cidadãos continua valendo, assim como muitos dos termos do mercado comum. O Reino Unido agora vai negociar com a União Europeia o futuro das suas relações nas áreas de defesa, segurança, energia e pesca.

Mas, principalmente, os britânicos querem tentar chegar a um acordo comercial com os europeus, já que está se desligando do mercado comum. Os dois lados se reúnem em 3 de março para a primeira rodada de conversas.

O Brexit abalou a política e a economia britânicas nestes mais de três anos, e muitos se perguntam se o Reino Unido vai mesmo sobreviver à saída da União Europeia da maneira que se esperava. O país assistiu a duas trocas de primeiros-ministros e duas eleições gerais.

Nas últimas, em dezembro passado, Boris Johnson obteve uma vitória esmagadora, conquistando uma maioria histórica no Parlamento. Isso deu a ele o mandato que ele precisava para finalmente aprovar os termos do acordo de saída da União Europeia, algo que ficou quase um ano emperrado.

Desafios internos

O premiê está diante de alguns desafios internos: a Escócia, que em 2016 votou em peso para permanecer na UE, insiste em realizar um novo referendo por sua independência do resto do Reino Unido. A Irlanda do Norte pode pegar o mesmo caminho, caso veja o retorno de uma fronteira fechada com a República da Irlanda.

Na economia, o país tem agora a taxa de desemprego mais baixa desde os anos 1970 e a média de aumento salarial atingiu nível recorde de alta nos últimos dez anos. Apesar disso, a libra esterlina continua valendo cerca de 10% menos do que antes do referendo.

Na quinta-feira, o Bank of England (Banco Central do país) reduziu a previsão de crescimento para os próximos três anos para uma média de 1,1%, o pior nível desde a Segunda Guerra Mundial.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …