Brinquedos com 2 mil anos são encontrados em túmulos de crianças na Turquia

Arqueólogos turcos encontraram, em uma cidade portuária, brinquedos com 2 mil anos que estavam enterrados em túmulos de crianças do período helenístico. Uma descoberta surpreendente que confirma que a mentalidade humana se manteve, mais ou menos, idêntica ao longo dos séculos.

Estes túmulos de crianças, com brinquedos de 2 mil anos, foram encontrados na antiga cidade portuária de Parion (ou Parium, como também era conhecida), na província de Çanakkale, na Turquia. Datam do período helenístico que se desenrolou entre 323 a.C., época da morte do imperador Alexandre, o Grande, e 30 a.C., quando os romanos conquistaram o Egito.

Segundo o Daily Sabah, o professor Hasan Kasaoglu, da Universidade turca Atatürk, que liderou as escavações, revela que os brinquedos teriam sido oferendas funerárias, como “presentes para os mortos”, para acompanharem as crianças na viagem para o além.

Os arqueólogos encontraram brinquedos com figuras femininas em túmulos ocupados por meninas e brinquedos com figuras masculinas em sepulturas pertencentes a meninos. Sinais de que não mudou muita coisa em termos da mentalidade humana nos últimos séculos.

“Assim como hoje em dia as crianças brincam com bonecas da Barbie ou da Cinderela, os brinquedos do passado eram semelhantes. Tudo é igual ao que era há 2 mil anos. Mesmo que haja diferenças na forma dos objetos, a mentalidade humana é a mesma“, destaca Hasan Kasaoglu, citado pelo site turco Hurriyetdailynews.com.

Os brinquedos que incluíam também figuras mitológicas e de animais, eram feitos de pedra ou ossos e nos ajudam a perceber “a estrutura sociocultural, as brincadeiras que as crianças tinham e os brinquedos da época”, sustenta Kasaoglu.

“Crianças e adultos eram enterrados na mesma necrópole na era romana. Havia pequenos caixões de madeira para os pequenos nessa época. Elas eram deitadas dentro destes caixões e, em torno dos seus corpos, eram colocados brinquedos ou ferramentas do dia a dia usadas pela família“, destaca o professor.

Parion, que foi fundada em 709 a.C., é considerada a mais importante cidade portuária do período helenístico, dada a relevância comercial que teve por ter dois portos, servindo como uma espécie de “alfândega” para os bens oriundos do mar Egeu com destino a Istambul, a capital da Turquia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …