Arqueólogos reconstroem rosto de antiga matriarca pré-inca que viveu há 1.700 anos

(dr) Ernesto Arias / EPA

-

Um grupo de especialistas do Peru reconstruiu o rosto de uma antiga matriarca pré-inca que teria governado o norte do Vale de Chicama, há cerca de 1.700 anos e que morreu entre os 25 e 30 anos, depois de um parto.

Os arqueólogos recriaram em 3D as características faciais a partir de restos mumificados e bem preservados da “Señora de Cao”. Os restos analisados mostraram vestígios de tatuagens de aranha e cobra e, por isso, os cientistas apelidaram a matriarca de “A Senhora Tatuada”.

“A tecnologia nos permite observar o rosto da governante político-religioso-cultural do passado”, disse o ministro da Cultura peruano Salvador del Solar.

Para estabelecer as características da matriarca, os especialistas se basearam na múmia bem preservada – que incluía o crânio, a linha da testa, as maçãs do rosto e os dentes – e também em fotografias dos habitantes de El Brujo, em Chicama, onde a múmia foi encontrada.

A “Señora de Cao” foi descoberta em 2005, pelo arqueólogo Régulo Franco, juntamente com 100 quilos de relíquias funerárias e objetos valiosos – o que indica que a mulher foi governante ou membro de uma família importante.

A réplica pode ser vista até 16 de julho, no Ministério da Cultura do Peru, em Lima, e depois será exposta no Museu de El Brujo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …